}); 3 dicas fundamentais para qualquer home office – Atelier Clássico
Decoração da Casa

3 dicas fundamentais para qualquer home office

posted by Andre Mengatto 0 comments

O trabalho remoto ganhou bastante força nos últimos anos. Hoje, é muito comum vermos matérias sobre como os freelancers e nômades digitais estão fazendo a diferença mundo a fora. Com isso, ter um escritório em casa ou um home office já não é algo tão incomum.

Porém, montar um escritório em casa nem sempre é tão óbvio. Empresas tradicionais contam com técnicos em segurança do trabalho para pensar na qualidade funcional dos ambientes. Profissionais autônomos também precisam disso. Tenha isto em mente ao pensar em seu ambiente. O design é muito importante, mas usabilidade, ergonomia e segurança também o são.

“E praticidade ao trabalhar em casa importa bastante! Organize os papéis em alguma caixa de sapatos decorada. Lápis, canetas e outros materiais podem ser inseridos em latas pintadas ou decoradas. Entenda o conceito e adapte-o às suas necessidades. Você pode adquirir tudo isto pronto se desejar. Conte com uma boa fonte de produtos para decoração para ajudá-lo neste processo.

Manter o espaço divertido e interessante

Apesar de ser um local voltado para o trabalho, seu home office não deve ser um local chato e sem graça. Sendo um espaço de sua casa, ele deve ser divertido, interessante e estimular a sua criatividade.

Pense em um tema e trabalhe em cima dele. É comum em algumas startups o uso de pôsteres contendo imagens de suas séries, filmes ou super-heróis favoritos.

Para aqueles não tão geeks, a busca em um banco de imagens gratuito por paisagens ou fotografias pode ser um boa pedida. Quem gosta de frases pode utilizar uma ferramenta como o Canva para facilitar o processo.

Caso você tenha acesso a uma janela, use a paisagem ao seu favor. Se mosquitos forem um problema, insira uma tela, mas não perca a paisagem. Se a sua janela der de frente para um muro, decore-o com jarros de plantas e flores ou pinte-o. Ter um lugar alternativo ao computador para passar os olhos ajuda a descansar a visão.

Tudo vale, mas não esqueça-se de deixar o ambiente agradável e sem muitos ruídos visuais.

 

Fonte: VivaDecora

 

Fonte: VivaDecora

Esconda a fiação e organize os materiais

Mesmo que você não seja alguém organizado, fios desordenados são sempre desagradáveis. Além de causar uma inconsciente confusão mental, eles não são nada práticos.

E praticidade ao trabalhar em casa importa bastante! Organize os papéis em alguma caixa de sapatos decorada. Lápis, canetas e outros materiais podem ser inseridos em latas pintadas ou decoradas. Entenda o conceito e adapte-o às suas necessidades. Você pode adquirir tudo isto pronto se desejar.

Esconda e organize a fiação. Tanto pela estética quanto pela praticidade. Eis algumas formas:

  1. Use adesivos próximos aos plugs para identificá-los;
  2. Use ganchos para prender a fiação debaixo da mesa;
  3. Use canaletas para esconder fiações importantes;
  4. Use extensores USB e HDMI para facilitar o acesso a estas portas;
  5. Prenda fones de ouvido ou outros acessórios nas paredes.
  6. Aqui, ponha tudo o que foi mais importante próximo de você.

 

Foto: ShakenTogetherLife

 

Foto: Pinterest

 

Fonte: Baixaki TechMundo

Tenha uma arquitetura para as distrações

Não é nada difícil distrair-se ao trabalhar em casa. Isso é ainda mais complicado quando se tem crianças pequenas. Ter uma família é maravilhoso, mas as distrações podem roubar de você foco e energia. Com frequência, elas podem deixar você cansado e irritado. Daí, os benefícios de interagir com a família em casa acabam indo por água abaixo.

Para contornar isso, observe a arquitetura do lugar que será seu home office. Use o espaço ao seu favor e crie uma estrutura que “isole” você mental e espacialmente do restante da casa. Nós sabemos que até os escritórios tradicionais podem ser lugares confusos e distrativos. Mas ao trabalhar em casa, ter um espaço de trabalho separado dos outros ambientes faz toda a diferença.

 

  1. Sempre que possível, fique de costas para os outros ambientes. Ajudará bastante você manter o foco em seu trabalho se não puder olhar para o que está acontecendo ao redor;
  2. Fique um pouco afastado das portas e insira alguma trava para evitar que elas fiquem batendo;
  3. Converse com seus familiares e delimite um horário de trabalho específico;
  4. Caso seja realmente necessário, insira algum tipo de brinquedo que possa distrair as crianças. Normalmente elas escolhem mexer primeiro em seu material de trabalho.

 

Na dúvida, busque o auxílio de um design de interiores. Um profissional poderá auxiliar você na tomada das melhores decisões.

Fonte: EngineerYourSpace

 

 

 

 

 

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.