}); Saiba tudo sobre cadeira vintage colorida –
Decoração da CasaDicas de DecoraçãoMóveis para sua Casa

Saiba tudo sobre cadeira vintage colorida

posted by Adriele Amaral 0 comments
cadeira vintage colorida

Descubra os truques de decoração e dicas para usar a cadeira vintage colorida. Veja muitas fotos e se inspire!

A cadeira vintage colorida já é uma das ‘queridinhas’ de arquitetos, decoradores e amante da área. Isso porque ela confere leveza, alegria e descontração aos ambientes.

Soberana na sala de jantar, a cadeira vintage colorida pode ser usada em qualquer ambiente, desde os quartos até o hall de entrada, mas pedem alguns cuidados em relação ao restante da decoração.

Apesar de ser um móvel super charmoso, colocar cor na sua decoração precisa de um pouco de bom senso e conhecimento estético, para evitar deixar o seu espaço muito sobrecarregado ou menor do que ele realmente é.

Por isso, a primeira dica que já lhe damos logo de cara é começar aos poucos. Use uma cadeira vintage colorida na sala de estar ou no hall de entrada e veja como se acostuma com a decoração. Com o tempo, vá salpicando mais cores na sala de jantar e nos outros cômodos.

Mas, o que é uma cadeira vintage colorida?

cadeira vintage colorida 2

Antes de mais nada é preciso compreender que há diferenças entre vintage e retro. Embora, na prática, elas sejam usadas juntas nos ambientes, é legal saber a diferença entre cada uma e entender um pouco melhor dos móveis que se está comprando, não é mesmo?

Pode-se dizer que uma cadeira é vintage – ou qualquer outro móvel- quando ela tem mais de 20 anos e está em perfeito estado de conservação. Além disso, as suas características originais não devem ser modificadas. Por exemplo, é possível fazer pequenos reparos na peça, mas não se pode modificar a sua cor ou estrutura básica.

Já uma cadeira retro – ou outro móvel- é aquele fabricado recentemente, mas que é inspirado em design de décadas passadas. Nesse caso, não é necessário ter todas as características originais da época.

Dessa forma, muitas cadeiras coloridas que vemos sendo usadas na decoração são, na verdade, retro e não vintage. Já que para ser vintage ela deveria estar na sua cor original. Ou então um móvel antigo reformado.

De qualquer forma, independente da nomenclatura, vamos usar para esse texto cadeira vintage colorida, como qualquer peça (antiga ou nova) que siga o design de décadas passadas e que seja colorida (em tons mais atuais ou que fizeram época). Ok?

Qual o modelo ideal de cadeira vintage colorida?

 

Muitas pessoas procuram dicas de decoração em busca da cadeira vintage colorida ideal. Na verdade, o móvel mais adequado irá depender do local da sua casa onde irá usá-lo, da sua personalidade e do restante da sua decoração.

Existem alguns modelos de cadeira vintage colorida e você pode optar por aquele que mais lhe agrade e que melhor se adapte aos móveis que você já possui. Existem versões desde as cadeiras clássicas até as de pé palito, ou seja, sempre existe um modelo adequado para cada uso e espaço.

Algumas cadeiras vintage combinam bastante com cores mais vibrantes, como é o caso da cadeira Thonet – criada por Michael Thonet- que é feita em madeira e possui um estilo mais colonial, a cadeira Panton, de Verner Panton, em plástico e a cadeira Eiffel, de Charles Earnes, que possui o assento plástico e os pés de madeira.

Como você viu a cadeira vintage colorida pode ser de qualquer época e de muitos materiais. O importante é que ela fique integrada a sua decoração, tendo alguma ligação com os outros elementos, como um material semelhante, uma palheta de cores que se aproxime ou algum elemento que tenha relação com o restante do cômodo. Caso contrário, você poderá ter a sensação de que a sua cadeira vintage colorida está ‘jogada’ no espaço e de que ela não faz parte daquele ambiente.

Cadeira vintage colorida na sala de jantar

cadeira vintage colorida 10

Esse é um dos ambientes mais bacanas para usar a cadeira vintage colorida. Você poderá brincar com uma mesa de jantar branca ou neutra e usar várias cadeiras coloridas – cada uma de cor-, ou então com ‘blocos de cores’.

Os materiais também podem ser diversos, é possível usar uma mesa de madeira e cadeiras coloridas com assento de plástico e pés de madeira, ou no estilo clássico com os estofados coloridos. Outra ideia é usar uma mesa em madeira neutra e cadeiras em madeira totalmente coloridas.

O importante para não sobrecarregar o espaço é deixar todos os outros móveis mais neutros. Portanto, não use uma mesa muito colorida ou um aparador super chamativo. O ideal é que a cadeira vintage colorida seja o ponto principal de atenção do ambiente. O restante das cores da sala de jantar podem vir nos objetos de decoração ou em uma parede especial, com papel de parede ou outra aplicação.

Note que essa é uma decoração bem descolada, por isso pede um pouco mais de leveza.

Dicas importantes para usar a cadeira vintage colorida

cadeira vintage colorida 7

Como dissemos anteriormente, usar a cadeira vintage colorida na decoração é muito bacana, mas também merece alguns cuidados. Se a sua intenção é usar várias cadeiras coloridas – cada uma de cor-, veja algumas dicas que devem ser consideradas:

  • opte por cadeiras da mesma altura, as que forem um pouco mais altas, deixe-as na cabeceira da mesa

  • escolha por modelos de cadeiras que tenham alguma ligação, como forma, época ou material de produção

  • escolha cadeiras com escala semelhante, ou seja, não deixe as que possui assentos estreitos ao lado de cadeiras com assentos largos e assim por diante

  • evite usar cadeiras diferentes, mas que sejam muito semelhantes umas às outras. Pois isso irá evidenciar as suas diferenças e não as suas similaridades, deixando o ambiente estranho e assimétrico

  • em uma mesa retangular opte por usar três estilos de cadeiras ao invés de dois

  • coloque as cadeiras com braços na cabeceira

  • brinque com as texturas, misture madeira, acrílico, vime, metal e estofados

  • cadeiras multi coloridas ao redor de uma mesa neutra ficam muito bom

  • se você não está conseguindo dar unidade a sua decoração, use um tapete neutro debaixo da mesa, ele ajudará a formar uma moldura para o olhar e também trará unidade à decoração

  • outra forma de trazer essa unidade é com os itens de decoração. Adicione um belo centro de mesa em uma cor que tenha relação com as tonalidades da sala de jantar

  • repita as cores e texturas das cadeiras em outros pontos do cômodo, seja nos acessórios ou tecidos

Cadeira vintage colorida: misturando estilos

cadeira vintage colorida 6

Outra possibilidade muito bacana é brincar com vários estilos em uma mesma mesa de jantar. Você poderá optar por uma mesa mais neutra em um estilo provençal, por exemplo, e colocar um conjunto de cadeira vintage colorida em estilos diferentes: rústico, colonial, entre outros.

Para deixar a sua sala de jantar mais descolada, aposte em uma mesa moderna, com vidro ou em outro material mais neutro, que tenha linhas retas e suavidade e mescle os estilos de várias décadas com as cadeiras coloridas.

As mesas em mármore, com linhas e cortes mais modernos, combinam muito bem com cadeiras coloridas no estilo clássico ou colonial. Você poderá usar uma cadeira colorida vintage com braço na cabeceira, que tenha uma estampa diferenciada das demais, mas que esteja na mesma faixa de cores, por exemplo.

Mesas de madeira ainda são as mais usadas para formar uma ‘base neutra’ para a sua decoração. Com uma mesa de madeira você poderá usar cadeiras coloridas: estilo anos 50 e 70 com pés palitos, com pés de ferro, feitas em plástico ou acrílico com madeiras nos pés (estilo palito), no estilo clássico ou provençal, com uma pegada mais rústica com vime, entre muitos outros.

Outra ideia muito em voga é o chamado ‘rústico cottage’, que na verdade é formado por uma mesa provençal branca e cadeiras provençais em tons pastéis, ou uma mesa rústica e cadeiras vintage em tons pasteis.

Cadeira vintage colorida: como pintar?

cadeira vintage colorida 1

Se você está animado para começar a usar a cadeira vintage na sua decoração, que tal transformar a sua cadeira ‘velhinha’ em uma bela peça para a sala de jantar?

Comece lixando a cadeira antiga para retirar os restos de tinta e verniz e preparar o móvel para receber a nova cor. Caso note algumas imperfeições na madeira, use um preenchimento próprio para isso. Depois, passe uma boa camada de primer e deixe secar. Se for preciso, lixe novamente para retirar todas as imperfeições.  A aplicação do primer é extremamente importante, pois ele quem irá permitir que a tinta se fixe melhor no móvel e dure por mais tempo.

Quando o primer estiver seco é hora de aplicar a tinta. Opte por um esmalte acrílico, que pode ser fosco ou brilhante, dependendo do seu gosto. O ideal é usar um pincel mais grosso, para as áreas maiores, e outro pequeno para dar o acabamento. Porém, existem pessoas que usam o rolo para pintar cadeiras. Veja com qual se adapta melhor. Espere secar e se notar que é necessário aplique mais uma demão.

Você também poderá modificar o assento, com novas estampas e tecidos.

Veja algumas inspirações:

cadeira vintage colorida 3 cadeira vintage colorida 4 cadeira vintage colorida 5 cadeira vintage colorida 7 cadeira vintage colorida 8 cadeira vintage colorida 9

Viu, como é simples ter uma cadeira vintage colorida? Já pensa em usá-la na decoração da sua casa? Conte pra gente!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.