Decoração da Casa

Como Decorar uma Cozinha Pequena Facilmente

posted by Andre Mengatto 0 comments

Ainda que se não temos espaço suficiente em nossa cozinha dos sonhos, isso não é motivo para não deixá-la linda e funcional. Neste guia, você vai conferir dicas simples e eficientes para a decoração de uma cozinha pequena visando o aumento do espaço.

 

É interessante pensar que nem sempre mais espaço significa um ambiente melhor. Geralmente, cozinhas menores costumam ser ambientes muito mais eficientes para cozinhar do que as cozinhas grandes. E também é muito mais fácil de decorar. Você só precisa de algumas ideias certas e tudo ficará impecável.

 

O nosso objetivo no planejamento de decoração de uma cozinha pequena são três. O primeiro é tornar o espaço funcional. Ou seja, facilitar com que você execute as suas tarefas alimentares do dia a dia. Um segundo objetivo é torná-la organizada, o que também reduz o tempo empregado nas tarefas diárias. Por fim, nosso objetivo é deixá-la bonita, agradável, confortável, enfim, bem apresentável.

 

Layout de Parede Única

 

Em um mundo em que boa parte das cozinhas são agregadas a salas de jantar e barzinhos, parece uma boa ideia fazer uma cozinha cujo layout obedeça a uma única parede. Isso é: todos os móveis e eletrodomésticos ocupando uma só linha, agregados a uma só parede.

 

Isso poupa muito espaço e torna os seus hábitos de cozinhar mais rápidos, organizados e eficientes. 

 

Para fazer o layout de parede única, você deve planejar minuciosamente a localização de cada objeto, móvel e eletrodoméstico. O ideal é ter um grande armário para incorporar os seus aparelhos e condimentos alimentares.

 

Maximize os Espaços de Comer

 

Você dificilmente vai conseguir encaixar uma gigantesca mesa de jantar com capacidade para duas dúzias de pessoas. Mas isso não é motivo para não ter espaço para muitas pessoas e dar um jantar para os seus amigos. Você deve apenas ser criativo na disposição dos assentos. Você pode ter algumas banquetas compactas, que costumam ocupar menos espaço. Também existem mesas que estendem, aumentando de acordo com a demanda de convidados.

Armazene Verticalmente

 

Guardar alimentos, condimentos e eletrodomésticos pode ser uma tarefa um bocado difícil em ambientes de pouco espaço. Esse desafio pode ser superado se você focar em ambientes esquecidos na hora da decoração, que são, por exemplo, as partes superiores de armários da cozinha. Opte por móveis que se estendem até o teto, ocupando todo o espaço vertical do ambiente.

 

Ilha sobre Rodas

 

Outro item interessante que pode te fornecer uma bancada para trabalho modular são as ilhas sob rodas. Ela é modular pelo fato de que você pode movê-la e compactá-la onde bem entender, maximizando os espaços funcionais existentes em sua cozinha.

 

Você pode usá-la tanto para servir de suporte na hora de cozinhar, como para montar um buffet para um grupo maior de convidados.

 

Garantimos que uma ilha sobre rodas é uma das maiores aquisições que você pode fazer para a sua pequena cozinha. E elas não costumam custar caro. Veja como cozinhas com ilhas ficam incríveis.

Detalhes, detalhes e mais detalhes

 

O toque final, os acabamentos, são tudo. Os revestimos escolhidos, uma bela laje de mármore, uma pintura bem feita em seus armários de madeiras, uma luminária, alguns quadros, um bom papel de parede, os azulejos, enfim, são os detalhes que fazem um ambiente mais bonito. E eles não costumam ocupar espaço, apenas atribuem mais charme ao ambiente.

 

Organização é Tudo

 

A limpeza e a organização fazem o ambiente ficar mais compacto. É fato que a desorganização pode preencher o ambiente com mais volume, causando um carnaval visual nada agradável. Portanto, pense minuciosamente onde é o lugar de cada objeto e mantenha tudo o mais organizado possível para uma cozinha mais bonita. Existem alguns itens que auxiliam na hora da organização e você os encontra nas melhores lojas do Brasil. Louis Parrish tem uma frase muito interessante: “se você pode organizar a sua cozinha, você pode organizar a sua vida”.

 

Ilumine para Aumentar o Espaço

 

Uma cozinha escura é sempre uma péssima ideia, ainda mais se ela for pequena. Isso porque o escuro deixa os ambientes menores. Uma boa iluminação vai fazer com que a sua cozinha pareça, de fato, maior do que ela é. Você pode fazer isso com boas lâmpadas, luzes de LED, iluminação em faixas, luminárias, lustres, enfim, as possibilidades são as mais diversas.

 

Compre Móveis e Eletrodomésticos Compactos

 

Se você tem uma cozinha pequena, não pode querer ter um fogão de doze bocas. Precisa comprar eletrodomésticos e móveis compatíveis com as dimensões do seu cômodo. Para isso, meça todo o cômodo com uma fita métrica para saber as dimensões corretas dos itens que você vai comprar.

 

Uma boa pedida é comprar eletrodomésticos que são multifuncionais, que servem para diversos propósitos poupando tanto dinheiro quanto espaço.

 

Inspire-se

 

A internet é farta em material inspiracional. Você encontra cozinhas pequenas bem decoradas presentes no mundo todo a distância de poucos cliques. Inspirar-se antes de decorar é a melhor forma de coletar as melhores ideias e reproduzir na sua casa. Existem alguns sites que contam com um acervo generoso de belas fotos de cozinhas pequenas decoradas. Podemos sugerir alguns: Tumblr, Pinterest e Instagram. Todos os três são redes sociais e você consegue encontrar tanto imagens de cozinhas amadoras até imagens de cozinhas decoradas pelos maiores profissionais em design de interiores do mundo.

 

Mais Ideias

 

Você pode unir o útil ao agradável e pendurar alguns utensílios como forma de decorar e também poupar espaço. Panelas penduradas, por exemplo, criam um clima rústico e muito interessante para o ambiente.

 

Não ache que por sua cozinha ser pequena as possibilidades são limitadas. É possível criar um cenário encantador tanto como em cozinhas grandes. Mantenha apenas as coisas simples. Lembre-se que a grande tendência moderna de decoração é o minimalismo, que preza pelo “menos é mais”. É a união do simples com o sofisticado.

 

Tente sempre aproveitar todos os espaços não utilizados. Agrupe os itens semelhantes para criar uma harmonia visual e criar uma noção de continuidade visual. São pequenos detalhes que fazem todas as diferenças.

 

As cores escolhidas na sua paleta de cores também é algo a se pensar muito. Existem tons que preenchem o ambiente e o tornam menor ainda. E existem tons de cores que ampliam o ambiente. Considere, por exemplo, pintar apenas uma das paredes com uma cor bem vibrante, que vai chamar atenção e dar profundidade ao ambiente.

 

Esperamos que essas dicas façam com que você deixe a sua cozinha mais bonita economizando espaço.

 

Você tem alguma ideia legal para decoração de cozinhas pequenas? Deixe um comentário!

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.