Decoração da CasaDicas de Decoração

Decoração de Apartamento Pequeno – Como fazer?

posted by Diego Garcia 0 comments
Decoração de Apartamento Pequeno – Como fazer

Deseja aprender como decorar seu apartamento de pequenas dimensões? Separamos as melhores dicas de decoração de apartamento pequeno para você aprender. Confira!

Com o crescimento do mercado imobiliário nacional e a busca por opções mais interessantes, visual e financeiramente, dentro do mercado de imóveis, é cada vez mais comum encontrar edifícios de apartamentos que oferecem unidades de dimensões menores do que os chamados apartamentos de luxo, onde o espaço físico é mais reduzido, visando diminuir custos e também permitir que os moradores contem com maior praticidade.

Decoração de Apartamento Pequeno – Como fazer 1

Ao oferecer apartamentos menores, as construtoras conseguem suprir uma demanda cada vez maior por residências em bairros de grande procura, como nos grandes centros urbanos, proximidades de hospitais, faculdades ou parques, além de permitir que os compradores consigam melhores condições de pagamento, já que os valores praticados neste tipo de imóvel costumam ser menores do que nos apartamentos de grandes dimensões.

 

Isso faz com que a busca por projetos de decoração de apartamento pequeno cresça cada vez mais, já que mais pessoas passam a residir neste tipo de imóvel a cada dia, procurando por maneiras de personalizar seu espaço e torna-lo mais confortável, aconchegante e íntimo, visando fazer com que ele se torne um verdadeiro lar, o que nos motivou a elaborar esse completo artigo para lhe auxiliar na decoração de apartamento pequeno. Confira!

Decoração de Apartamento Pequeno – Como fazer 2

Decoração de apartamento pequeno – É possível fazer?

Muitas pessoas acreditam que realizar a decoração de apartamento pequeno pode ser um desafio, já que este tipo de residência conta com diversas limitações físicas e de espaço, sendo que muitas consideram uma tarefa quase impossível decorar este tipo de apartamento, mas os especialistas ressaltam que é possível realizar a decoração deste tipo de imóvel utilizando criatividade, cuidado e estilo, tornando um apartamento pequeno em um espaço bonito, confortável e elegante, prezando também pela usabilidade e pela praticidade inerentes a esse tipo de imóvel.

 

Além de ser interessante criar um espaço de elegância e de conforto, o projeto de decoração para esse tipo de apartamento também deve levar em consideração questões de usabilidade, utilidade e praticidade, já que o apartamento deverá ser prático e funcional, permitindo aos seus moradores um uso eficiente e funcional, mas que também seja interessante visualmente e lhes faça sentir conforto e felicidade.

Decoração de Apartamento Pequeno – Como fazer 5

É interessante salientar que, apesar de se acreditar que esse tipo de apartamento é mais restrito nas opções de decoração, por conta de suas limitações físicas e também a constante impossibilidade de alteração de paredes e colunas, é possível utilizar a peculiaridade do imóvel para reimaginar espaços e criar projetos decorativos interessantes e criativos, usando as limitações aparentes para transformar seu apartamento em um verdadeiro lar de conforto, praticidade e beleza.

 

Aproveitando o espaço físico de seu apartamento

Ao tratar de projetos de decoração de apartamentos pequenos, é essencial que se tenha em mente que o principal fator de sucesso para seu projeto é saber como utilizar o espaço físico disponível em seu imóvel, fazendo com que objetos de mobília, peças de decoração e objetos artísticos sejam dispostos de maneira a privilegiar o espaço existente, tornando esse tipo de imóvel mais confortável e aconchegante, além de ser especialmente importante para aqueles que desejam não somente decorar, mas transformar seu imóvel.

 

Por ser uma residência de menores dimensões do que as casa tradicionais ou apartamento de luxo, os apartamentos pequenos exigem que você aproveite de maneira eficiente todo o espaço físico disponível, privilegiando a organização dos cômodos, que deve ser feita de maneira otimizada a utilizar de maneira eficiente sua área útil, fazendo com que o espaço físico seja utilizado de maneira mais eficiente e interessante, o que irá tornar o espaço mais bonito e mais atraente, além de apresentar melhor eficiência, conforto e praticidade para seus moradores.

Decoração de Apartamento Pequeno – Como fazer 6

Também é interessante ter em mente alguns métodos de organização de móveis e de objetos decorativos, que permitirão fazer com que a decoração de apartamento pequeno seja realizada com mais facilidade e que os ambientes apresentem uma melhor fluidez e praticidade de uso, além de privilegiar o espaço, o que dará maior sensação de amplitude e de espaço nos cômodos.

Decoração de Apartamento Pequeno – Como fazer 7

Conceitos interessantes, como o uso de peças de mobília embutidas ou que se encaixam são ótimas opções para esse tipo de apartamento, pois permitem uma melhor organização dentro dos cômodos e ocupam menos espaço do que opções tradicionais, sendo uma ótima opção para cômodos como a cozinha, a sala de estar, o quarto ou mesmo na lavanderia ou área de serviço.

 

Uso das cores na decoração de apartamento pequeno

Uma das dicas mais eficientes e mais interessantes para seu projeto de decoração de apartamento pequeno é o uso eficiente das cores, sendo de especial interessante utilizar contraste entre as cores dos ambientes, já que isso permitirá criar cômodos mais confortáveis e amplos, além de fazer com que sua residência fique mais bonita, elegante e colorida, trazendo mais conforto e aconchego para seus moradores, convidados ou visitantes.

Decoração de Apartamento Pequeno – Como fazer 8

O contraste de cores fortes e cores claras, se bem empregado, é uma das maneiras mais eficientes para que seu apartamento ofereça conforto e beleza, sem que ele fique apertado ou transmita uma sensação de limitação física, que pode ser especialmente ruim caso o teto seja mais baixo. Utilize cores claras nas paredes, já que elas fazem com que o ambiente transmita uma sensação de espaço, enquanto as cores mais intensas devem ser utilizadas com cuidado, em paredes únicas em cada cômodo ou como detalhe dentro do projeto de decoração.

Decoração de Apartamento Pequeno – Como fazer4

Também pode ser interessante optar pelo uso de pisos de porcelanato em seu apartamento pequeno, ao invés do uso dos tradicionais carpetes de feltro, já que esse tipo de material permite uma utilização mais confortável e mais fresca, além de otimizar a utilização do espaço e permitir que a limpeza seja feita de maneira mais prática. Também é possível encontrar pisos de porcelanato em diversas cores, texturas e acabamentos, o que pode auxiliar na decoração de seu projeto.

 

O que você achou de saber mais sobre a decoração de apartamentos pequenos? Não deixe de conferir todo o conteúdo exclusivo que o Atelier Clássico preparou para você!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.