Decoração de QuartoDicas de Decoração

Decoração de quarto de casal: ideias incríveis para você se inspirar!

posted by Adriele Amaral 0 comments
decoracao de quarto de casal

Veja dicas incríveis sobre decoração de quarto de casal e imagens lindas para você se inspirar e começar a mudar a sua casa hoje mesmo!

Depois daquele dia puxado de trabalho, ter um quarto bonito e confortável para descansar é tudo o que mais queremos, não é mesmo? Justamente por isso a decoração de quarto de casal é tão importante, já que ajuda a trazer mais aconchego e também personalidade.

Existem muitos tipos de décor que você pode se inspirar, mas, para conseguir um efeito único é importante que você mescle os gostos decorativos do marido e da esposa e consiga transformar aquele espaço em um verdadeiro refúgio – com muito romantismo, conforto e praticidade.

Se você quer começar a modificar o décor do quarto de casal da sua casa, veja as dicas importantes que separamos.

Decoração de quarto de casal: qual o estilo predominante?

decoracao de quarto de casal

Na hora de começar a projetar a decoração de quarto de casal, tente pensar qual será o estilo dominante do ambiente. Veja algumas fotos de quartos e tente encontrar um equilíbrio entre os gostos do casal.

Existem muitos estilos que estão em alta ultimamente, e ainda é possível mesclar duas ou mais tendências em um mesmo cômodo, porém é sempre necessário pensar em uma base que vá dar unidade a todo esse projeto.

Alguns estilos usados são o moderno, o vintage, o rústico, o shabby chic, o provençal, o contemporâneo e muitos outros.

Decoração de quarto de casal: qual o espaço do ambiente?

decoracao de quarto de casal

O quarto de vocês é grande ou pequeno? O pé direito é alto ou baixo? O quarto é quadrado ou retangular?

Parece pequenos itens, mas saber essas informações é muito importante na hora de decidir por quais móveis e cores usar. Se o quarto de casal for pequeno, opte por móveis planejados e com dupla função – que costumam ocupar menos espaço.

Além disso, para quartos de casais pequenos, outras dicas são:

  • Use guarda roupas com portas de correr
  • Se possível, use apenas um criado mudo
  • Dê preferência à prateleiras, que ajudam a organizar o quarto e ainda dão a sensação de que o ambiente é maior (por serem abertas)
  • Use espelhos nas portas do guarda roupa, que também ampliam o espaço
  • Opte por guarda roupas que já tenham um espaço reservado para a televisão, por exemplo
  • Tanto os móveis, quanto as paredes devem estar em tons mais claros
  • Evite guarda roupas com muitas gavetas aparentes ou detalhes, opte por móveis com portas inteiras – que ajudam a fazer com que o cômodo pareça maior

É importante que você pense nas medidas dos móveis, prezando sempre pela circulação do ambiente. Nesse caso, tente deixar – no mínimo- 70 centímetros livre entre um móvel e outro, de modo a conseguir uma boa circulação.

Se, além de pequeno, o quarto do casal ainda possui o pé direito baixo, uma dica é usar papel de parede com listras verticais, pelo menos em uma parede do quarto, o que ajuda a ampliar visualmente o ambiente.

Decoração de quarto de casal: a importância da cama

A cama de casal sempre ocupa posição de destaque em qualquer quarto, não é mesmo? Por isso é fundamental ficar atento ao tipo de móvel e também se ele se adequa ao projeto de décor que você está montando.

decoracao de quarto de casal

Na hora de escolher a cama ideal existem algumas dicas que você precisa considerar, como:

1) Distâncias adequadas

Na hora de escolher a parede onde a sua cama ficará encostada, meça o ambiente e considere que a distância lateral entre a cama e a parede deverá ser de, no mínimo, 70 centímetros. Além disso, se ela estiver localizada ao lado do guarda roupa (e ele não tiver portas de correr), certifique-se que é possível abrir todas as portas e gavetas.

Caso você tenha muito problema de espaço, o tamanho limite para uma boa circulação é de 60 centímetros, pois menor que essa medida o ambiente ficará desconfortável. Lembre-se, ainda, que a roupa de cama também costuma ocupar espaço.

Outra dica é sempre evitar colocar a cama na parede da janela. Mas, caso você só tenha esse espaço disponível, tenha em mente que o seu acesso à janela ficará restrito.

2) Tamanho da cama

Na hora de escolher o tamanho da cama, além de considerar as necessidades do casal, tente também facilitar a compra dos jogos de cama, optando por tamanhos padrões. Sendo as opções disponíveis no mercado:

Cama de casal padrão com medidas de 138 cm x 188 cm e lençol tamanho full;

Cama Queen com medidas de 158 cm x 198 cm  é o modelo mais usado na maioria dos quartos de casal. O lençol é específico com o mesmo nome da cama;

Cama King Nacional com medidas de 186 cm x 198 cm. Um inconveniente é que esse modelo não possui lençol específico. Nesse caso, é preciso usar o lençol “king”;

Cama King Size com medidas de 193 cm x 203 cm. É a King Americana e o lençol deve ser o modelo “king”.

3) O colchão certo

Um bom colchão é fundamental para se evitar problemas na coluna e outros inconvenientes, além de nos promover uma boa noite de sono. Em relação à maciez, não existem regras, sendo que cada casal pode optar pela sua necessidade de conforto.

Tenha em mente que no colchão ideal, a sua coluna irá permanecer reta durante todo o sono, sem ceder ao peso do corpo ou forçar a sua musculatura e os seus ossos. Outro item para considerar na hora da compra é a durabilidade, que irá variar de acordo com a marca e o material. Os de espuma costumam durar de 2 a 3 anos, já os de molas de 5 a 10 anos (dependendo do modelo).

4) Cama com cabeceira ou cama box

A cama box está muito em evidência atualmente, sendo o modelo escolhido pela maioria dos casais e, por isso, com muito mais variedade no mercado. Mas, lembre-se que esse modelo é basicamente só o colchão e por isso você terá de investir em uma cabeceira, que poderá ser fixada na parede ou em outras opções, como acolchoada ou até mesmo com uma parede adesivada.

decoracao de quarto de casal

Se você gosta de uma decoração mais rústica, vintage ou clássica poderá optar por uma cama pronta, como as camas com cabeceiras, que podem ser em madeira com acabamento natural ou em pintura em laca. Existem inúmeros modelos capazes de combinar com vários estilos decorativos e que deixam o seu quarto bastante diferenciado, seja em camas com linhas mais retas e modernas, até em modelos mais trabalhados.

Mas, se o seu quarto é pequeno, cuidado com esses tipos de camas, pois alguns modelos podem aumentar de 10 a 20 cm no comprimento ou na largura. Se você é amante das camas com cabeceira e não quer abrir mão desse móvel, opte pelos modelos que possuem gavetões na parte debaixo, o que ajuda a “economizar” espaço com outros móveis como cômodas ou gavetas extras no guarda roupa.

Decoração de quarto de casal: jogos de cama

decoracao de quarto de casal

Muitas pessoas não se atentam para esse item, mas os jogos de cama são fundamentais para qualquer decoração de quarto de casal, sobretudo se o seu ambiente é bastante neutro, com paredes e móveis claros.

Nesse caso, opte por jogos de cama mais coloridos e estampados e também invista em capas de almofadas com tons mais vibrantes. Eles irão ajudar a criar contraste na sua decoração e a deixar o seu quarto ainda mais confortável e aconchegante.

Além disso, ter mais do que um bom jogo de cama é muito importante, pois nos ajuda a realizarmos uma mudança rápida no décor, sem gastar quase nada.

Decoração de quarto de casal: a iluminação

Não existe decoração de interiores sem falarmos da iluminação, já que ela é extremamente importante para deixar o ambiente confortável e aconchegante. No quarto de casal, é possível que cada um tenha hábitos diferentes e isso deve ser levado em consideração.

Por isso, dispor de abajures ou luminárias independentes é muito importante, assim você estará mantendo a individualidade de cada um, fazendo com que a esposa possa ler, por exemplo, sem atrapalhar o sono do marido – ou vice versa.

Além disso, pense no seu quarto como um todo. Será que a iluminação natural é suficiente ou é preciso instalar mais luminárias? Ou ainda, será que a iluminação natural pode atrapalhar o sono? Nesse último caso, vale a pena investir em cortinas que impeçam a claridade, como blackouts.

decoracao de quarto de casal

Já para deixar o seu quarto ainda mais romântico, pense em incluir algumas luzes indiretas no cômodo, já que o jogo de luz e sombra fica super charmoso e convidativo, além de ser uma ótima estratégia de decoração para ser usada em cima de quadros, fotografias e espelhos – ajudando a realçar esses itens.

Além dessas dicas, você pode pensar em deixar o seu quarto ainda mais confortável incluindo um tapete completo que tome toda a cama de casal, poltronas ou cadeiras para leitura (caso haja espaço) e até mesmo um pufe baú nos pés da cama (que além de proporcionarem mais conforto, ainda ajudam a organizar vários itens).

Veja mais algumas ideias inspiradoras:

decoracao de quarto de casal decoracao de quarto de casal decoracao de quarto de casal

decoracao de quarto de casal

Detalhe para o criado mudo super charmoso.

decoracao de quarto de casal decoracao de quarto de casal decoracao de quarto de casal decoracao de quarto de casal

E, então, gostou das nossas dicas de decoração de quarto de casal? Deixe-nos um comentário!

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.