}); Decoração provençal para apartamento - Como fazer?
Decoração da Casa

Decoração provençal para apartamento – Como fazer?

posted by Diego Garcia 0 comments
Como fazer decoração provençal para apartamento

Deseja trazer mais beleza e estilo para seu apartamento? Que tal conhecer mais sobre a decoração provençal para apartamento e tornar tudo mais bonito? Confira!

 Inspirado no uso criativo de móveis pelos habitantes da região de Provença, na França, o estilo provençal de decoração traz a proposta de fazer com que móveis antigos e usados se tornem peças de extrema beleza e de estilo dignos da nobreza, utilizando acabamentos e cores criativas para fazer com que as peças se tornassem referência em beleza.

Como fazer decoração provençal para apartamento 9

O estilo, que se tornou muito utilizado na época em que foi criado, é um dos mais criativos e presentes nos projetos de decoração ao redor do mundo, não somente pelo seu apelo visual e estético, mas também por permitir o uso de peças de grande beleza e conforto, o que não significa necessariamente ter de utilizar peças muito caras, já que é possível utilizar os móveis que você já possui ou mesmo peças compradas em lojas de móveis usados ou em bazares.

 

Apesar de ser um estilo de decoração geralmente adotado em casas tradicionais, a decoração provençal para apartamento vem se tornando cada vez mais comum e utilizada no mundo todo, sendo adaptada de maneira bastante eficiente e bem sucedida para esse tipo de residência, fazendo com que mais e mais projetos decorativos interessantes sejam desenvolvidos seguindo esses critérios.

Como fazer decoração provençal para apartamento 1

Como a decoração provençal é rica em cores, formatos e acabamentos, ela passou a ser uma ótima opção para aqueles que visam tornar seus apartamentos espaços de conforto, aconchego e estilo, utilizando móveis antigos, reformados ou reaproveitados, o que faz com que a decoração como um todo se torne ainda mais rica e interessante.

 

Como fazer decoração provençal para apartamento

Uma das perguntas mais comuns quando tratamos de decoração provençal para apartamento em cursos e workshops diz respeito aos locais onde esse tipo de mobília pode ser utilizada com sucesso, já que alguns estilos de decoração podem não dialogar de maneira positiva com outros, mas somos favoráveis ao uso da decoração provençal em maneiras criativas e, por isso, costumamos ressaltar que este é um estilo democrático e que pode ser utilizado em várias situações.

Como fazer decoração provençal para apartamento 6

É possível construir diversos projetos de decoração provençal para apartamento, sendo que os cômodos como um todo podem ser agraciados com esse estilo que tem por característica o uso de móveis coloridos e de estilo próprio, fazendo com que os ambientes decorados desta maneira sejam uma ótima opção para aqueles que desejam sair do comum.

 

Dentre os ambientes que melhor aproveitam a decoração provençal está a sala de estar ou de jantar, ambientes estes que permitem resultados incríveis ao se combinar móveis de estilo provençal com paredes de tonalidades mais suaves ou mesmo com cores que criem um contraste positivo com as peças.

Como fazer decoração provençal para apartamento 5

Além disso, também é possível conseguir ótimos resultados de decoração ao se utilizar o estilo provençal nos quartos de casal, já que o estilo envolve romantismo e beleza e pode ser um ótimo adicional à decoração deste ambiente. Você também pode utilizar a decoração provençal na cozinha do apartamento, fazendo com que as cores alegres e mais intensas criem uma ótima construção visual e estética.

 

Preparando móveis na decoração provençal para apartamento

Como um dos elementos mais interessantes da decoração provençal é permitir que você utilize as peças de mobília que já possui ou que adquiriu especificamente para serem reformados, fazendo com que você dê seu toque pessoal ao seu imóvel, buscamos elaborar uma lista de dicas que permitirão que você reforme os móveis no estilo provençal.

Decoração provençal para apartamento - Como fazer?

Isso permitirá que você torne os projetos de decoração provençal para apartamento ainda mais interessantes e pessoais, além de garantir que você utilize peças de cor e beleza que combinem com o ambiente onde serão utilizadas, o que se torna ainda mais interessante para aqueles que estão buscando economizar ou fazer com que seu apartamento tenha seu estilo e seus gostos.

 

Apesar de ser uma tarefa simples e fácil de fazer, reformar os móveis para utilização em um estilo provençal pode exigir alguns cuidados e técnicas e, por isso, pode ser mais difícil de realizar esse processo em seu apartamento, já que ele gera bastante poeira e sujeira. Caso você possua um espaço que possa ser lavado ou mesmo possa utilizar a área comum do condomínio para projetos pessoais, você poderá realizar esse tutorial sem maiores problemas. Senão, recomendamos que você procure a casa de um amigo ou familiar para colocar em prática sua criatividade, já que você deverá estar disposto a lidar com poeira e tintas.

 

Confira nosso passo a passo e saiba reformar móveis que serão utilizados na decoração provençal para apartamento:

Decoração provençal para apartamento - Como fazer?

  • Lixe a peça completamente, utilizando uma lixa de madeira de alta granulação, fazendo com que toda a tinta anterior seja removida de maneira mais prática e eficiente e que você evite esforço físico desnecessário. Após remover completamente a tinga antiga, é interessante que você utilize lixas mais finas, fazendo uma progressão dos materiais até a lixa mais fina que você conseguir encontrar, já que isso lhe permitirá obter resultados melhores e mais profissionais, além de fazer com que a peça fique melhor acabada e pronta para ser pintada.

 

  • Limpe a peça completamente com um tecido seco e macio, tomando cuidado de remover toda a poeira e restos de tinta que por ventura tenham ficado em seu móvel. É essencial que você tome bastante cuidado nesse passo, já que a pintura só terá resultados realmente bonitos se você conseguir remover completamente os resíduos antes de pintar.

 

  • Pintar a peça é um dos processos mais simples ao elaborar um móvel que será utilizado na decoração provençal para apartamento, já que existe uma grande variedade de cores, acabamentos e texturas para serem utilizados, garantindo resultados bonitos, elegantes e que combinarão com seus gostos e seu estilo pessoal.

Decoração provençal para apartamento - Como fazer?

  • Você pode utilizar verniz para madeira ou mesmo deixar a peça sem envernizamento, já que um dos charmes do estilo provençal é o desgaste natural da pintura, que se dá de maneira mais real e interessante caso não seja utilizado verniz de brilho.

 

  • É recomendado aguardar a secagem da tinta ou do verniz, em especial para evitar manchar suas paredes e também para não ocorrerem alergias ou reações adversas à tinta ou outros produtos utilizados.

 Decoração provençal para apartamento - Como fazer?

Gostou de aprender mais sobre a decoração provençal para apartamento? Confira todo o conteúdo exclusivo que preparamos para você no Atelier Clássico!

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.