Decoração da CasaDicas de Decoração

Lareiras decorativas – Como usar na decoração

posted by Diego Garcia 0 comments
Lareiras decorativas Como usar na decoração

Deseja dar ainda mais charme e beleza para sua residência, mas não sabe como? Confira nossas dicas e aprenda como usar lareiras decorativas e inspire-se!

A decoração de ambientes é uma área de conhecimento mutável e em constante evolução, onde tendências, conceitos e usos se atualizam e se modificam ao longo dos anos, sendo que elementos se tornam populares em uma estação, mas podem não sê-lo na próxima, o que faz com que muitas pessoas tenham dúvidas sobre a adoção deste ou daquele acessório decorativo, como é o caso das lareiras decorativas, que se tornou tendência nos últimos tempos e que nossos leitores tem nos questionado bastante a respeito.

Lareiras decorativas - Como usar na decoração 9

Assim como outros elementos decorativos característicos de climas mais frios, o uso de lareiras decorativas no Brasil pode parecer um uso deslocado ou mesmo estranho, mas os especialistas ressaltam que seu uso é cada vez mais popular, em especial pelo seu efeito visual, sendo que muitas vezes as lareiras utilizadas em projetos de decoração não possuem uso prático, ou seja, não funcionam realmente para o aquecimento dos ambientes em que estão inseridas.

Lareiras decorativas - Como usar na decoração 8

Se você está buscando uma maneira elegante e charmosa de complementar a decoração de sua casa ou de seu apartamento ou mesmo se deseja saber se o uso de lareiras decorativas é apenas uma tendência passageira ou se é algo que deve perdurar para os próximos anos, esse artigo foi feito para você. Confira agora nossas melhores dicas e aprenda como usar lareiras decorativas em seu projeto de decoração!Lareiras decorativas - Como usar na decoração 6

Como usar lareiras decorativas

Os especialistas ressaltam que saber como usar de maneira correta as lareiras decorativas em seus projetos de decoração é essencial para que esses elementos decorativos não pareçam deslocados dentro do ambiente, sendo importante também levar em consideração fatores como disposição da lareira dentro do ambiente, escolha do acabamento visual e estético da lareira e até mesmo a possibilidade de usar uma lareira funcional, seja de carvão ou a álcool, visando garantir resultados ainda mais interessantes.

Lareiras decorativas - Como usar na decoração 5

Confira agora alguns dos elementos essenciais para que você utilize as lareiras decorativas de forma bonita e elegante:

 

 

  • Disposição da lareira decorativa no ambiente: Um dos elementos mais importantes para que você consiga efeitos e resultados atraentes com o uso das lareiras decorativas é a disposição correta destes elementos dentro de seu projeto decorativo, já que a disposição deve ser natural e permitir a ilusão de que a lareira é realmente funcional, já que a disposição indesejada ou incorreta pode fazer com que seu uso fique artificial e sem graça.

 

Lareiras decorativas - Como usar na decoração 4

Os especialistas ressaltam que ambientes como a sala de estar, a sala de televisão ou mesmo o quarto são ótimos ambientes para que você utilize as lareiras decorativas, já que em projetos decorativos onde são utilizadas lareiras reais, esses são os principais pontos de utilização original.

 

Também pode ser interessante utilizar a lareira decorativa como complemento para uma biblioteca ou sala de leitura, dando um ar ainda mais atraente e elegante para o espaço físico e o tornando ainda mais especial e encantador.

Lareiras decorativas - Como usar na decoração 3

 

  • Estilo de lareira e acabamento visual: Outra questão importante para que o uso das lareiras decorativas seja elegante e interessante dentro do projeto decorativo de sua casa ou de seu apartamento é saber escolher modelos que tenham um bom resultado visual e estético dentro do cômodo onde será utilizada.

 

 

É recomendado pelos especialistas que o estilo escolhido para a lareira decorativa seja o mesmo adotado no restante do cômodo ou mesmo que os estilos se complementem, já que dificilmente você obterá bons resultados em uma decoração moderna utilizando lareiras decorativas de estilo retrô, como as de tijolos aparentes, enquanto projetos de decoração vintage, retrô ou mesmo rústica não terão o efeito visual desejado caso você utilize lareiras feitas de materiais modernos como as pedras em tons neutros ou em acabamento metalizado.

 

Lareiras decorativas - Como usar na decoração 2

  • Lareira decorativa ou lareira funcional: Outra questão interessante que você deve analisar é a possibilidade de utilizar uma lareira funcional em sua residência, já que muitas vezes aqueles que optam por lareiras decorativas acabam por querer utilizá-las no dia a dia, em especial para cidades mais frias.

 

 

Como existem opções variadas de lareiras funcionais e de lareiras decorativas para os mais variados ambientes de uma residência, pode ser interessante considerar se você deseja apenas a estética da lareira para sua casa ou seu apartamento ou se você está em busca de uma opção funcional, em especial se você residir em cidades onde existem épocas de temperaturas mais frias, como São Paulo ou mesmo no Sul do país.

 

Uso de lareiras decorativas e funcionais em casas e apartamentos

 

 

  • Lareiras decorativas e funcionais: Também existem opções mais modernas para a decoração com lareiras, que unificam a praticidade e a beleza estética das lareiras decorativas com a usabilidade e o conforto das lareiras funcionais, permitindo que você utilize a peça tanto para complementar a decoração quanto para se aquecer em dias mais quentes.

 

 

Geralmente as opções mais modernas e voltadas para a decoração de ambientes consistem no uso de sistemas de aquecimento por gás ou mesmo por combustível líquido (em geral etanol), que gera uma combustão livre de resíduos e de fumaça, permitindo que você tenha uma lareira funcional mesmo em uma casa de menores dimensões ou em um apartamento, sem que seja necessário o uso de chaminés

Lareiras decorativas - Como usar na decoração 1

 

  • Lareiras por combustão de etanol: A opção mais popular em lareiras que apresentam função funcional além da função decorativa se utilizam do sistema de combustão de etanol, que é um combustível seguro, controlável e que gera apenas vapor de água em sua combustão.

 

 

A decomposição do etanol em água por sua combustão faz com que ele não seja tóxico, o tornando seguro para utilização tanto em casas quanto em apartamentos, sendo necessário apenas que você possua ventilação suficiente no ambiente, já que a queima de combustível em ambientes fechados pode ser danosa a saúde.

Lareiras decorativas - Como usar na decoração 9

O que você achou de nossas dicas e de aprender mais sobre o uso de lareiras para casa na decoração de sua residência com nosso artigo exclusivo? Não deixe de conferir o conteúdo exclusivo que o Atelier Clássico preparou para você e de deixar seu comentário abaixo!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.