}); Mesa de centro e lateral para a sala: como usar? –
Decoração de Sala de Estar

Mesa de centro e lateral para a sala: como usar?

posted by Adriele Amaral 1 Comment
mesa de centro e lateral para a sala

Aprenda a escolher a mesa de centro e lateral para a sala, veja as principais dicas e muitas fotos inspiradoras para você modificar a decoração desse espaço!

A decoração moderna preza pelo uso de móveis e objetos que ajudem a deixar o local mais equilibrado e funcional. A mesa de centro e lateral para a sala já foram muito usadas há alguns anos e agora estão de volta, trazendo muito mais charme para esse ambiente.

Hoje é possível encontrar muitos modelos variados e capazes de combinarem com todos os estilos. O mais indicado, contudo, é que você busque por móveis que tenham relação com a decoração do seu ambiente e também com o tamanho.

Se você possui uma sala de estar pequena também poderá usar mesa de centro e mesa lateral, desde que se atente às medidas de todos os outros itens – e evite deixar o ambiente sobrecarregado e sem espaço para a passagem, por exemplo.

Quer outras dicas de como usar e escolher a mesa de centro e lateral para a sala, continue a leitura desse texto.

Mesa de centro e lateral para a sala: como escolher?

mesa de centro e lateral para a sala 8

Na hora de escolher a mesa de centro e lateral para a sala é importante ter bastante cuidado, para que esses móveis não destoem muito da decoração escolhida para o ambiente – e acabem ficando estranhos.

A mesa de centro deverá variar de acordo com a sua sala. Salas de estar com formato quadrado ficam muito bem com mesas de centro quadradas ou redondas. Já as salas retangulares podem ter uma mesa de centro igualmente retangular ou ovalada – o que permite que o móvel dê continuidade ao ambiente.

O tamanho desse móvel também deve ser considerado, principalmente pela proximidade com o sofá. É indicado que ela consiga ter um tamanho adequado para que você coloque algum objeto de decoração e ainda consiga deixar espaço livre para a circulação.

Também considere, sempre, o uso que você fará do ambiente. Salas em que as crianças pequenas costumam brincar, por exemplo, pedem por móveis sem quinas perigosas ou objetos que possam ser quebrados (e machucar os pequenos) em cima das mesinhas.

Outra dica importante é lembrar-se que a mesa de centro e a mesa lateral não precisam combinar. Na verdade, é muito interessante que você varie e use móveis de cores diferentes e até modelos mais inusitados, deixando a sua sala de estar bem mais moderna.

Dicas para escolher a mesa lateral

mesa de centro e lateral para a sala 12

  • Pense na utilidade: o que você irá colocar sobre esse móvel? Existem muitas opções, já que a mesa lateral é considerada um móvel de suporte, assim você poderá dispor de um modelo para o telefone, para blocos de anotações ou apenas para pequenos itens decorativos.
  • Saiba o tamanho disponível: geralmente as mesinhas laterais ficam dispostas ao lado do sofá, mas tudo irá depender da configuração da sua sala. De qualquer forma é importante medir bem o espaço, para ter certeza que o modelo não irá atravancar o caminho.
  • O que você pretende trazer a sua decoração: a mesa lateral não é a base da sua decoração, por isso sua escolha pode ser mais livre e ajudar a trazer alguns elementos que estão faltando no seu décor. Se a sua sala de estar é muito neutra, que tal usar a mesa lateral mais colorida para criar um contraste?
  • Misture estilos: além da cor, você também pode usar a mesa lateral como um detalhe de estilo diferente. Se a sua sala de estar é toda moderna, a mesinha lateral pode aparecer com uma pegada mais retro, ou vintage, deixando o ambiente mais divertido e aconchegante.

Dicas para escolher a mesa de centro

mesa de centro e lateral para a sala 2

  • Distância correta: não adianta escolher um modelo lindo, mas que dificulte sentar e levantar do sofá. Por isso, saiba qual é o espaço máximo que esse móvel pode ocupar e também atente-se a disposição dos móveis no entorno. O ideal é que a distância mínima da mesa para o sofá seja de 40 centímetros, sendo 60 centímetros o recomendado para uma boa circulação.
  • Altura: a altura poderá variar de acordo com o modelo escolhido, mas pode ser interessante optar por mesas com altura mínima de 30 cm e máxima de 40 cm, o que a torna mais confortável para alcançar os objetos.
  • Materiais: hoje em dia existe uma infinidade de materiais para a mesa de centro que variam de madeira e vidro até mármore. O importante é se atentar às características da sua sala. Mesas de vidro podem ser pouco perceptíveis e não recomendadas para ambientes com crianças, já a madeira pode ser inconveniente para casas com animais de estimação.
  • Estilo: não é preciso que a sua mesa de centro combine com o restante dos móveis da sua sala, por isso ela pode aparecer em materiais, estilos e cores diferentes (inclusive destoante da mesa lateral). Mas, é claro, que você deverá harmonizar todos os móveis.

Como decorar a mesa de centro e lateral para a sala?

Agora que você já se decidiu pelo tamanho, modelo e cor da mesa de centro e lateral, está na hora de deixa-las mais vivas, com a decoração correta, não é mesmo?

Dicas para decorar a mesa de centro

mesa de centro e lateral para a sala 6

  • Objeto decorativo: ele poderá reinar sozinho ou ter companhia de outros itens. Escolha por uma peça bonita e que tenha relação com a sua personalidade ou com a história das pessoas que vivem na casa. Pode ser uma escultura, uma peça de coleção, um instrumento musical, algum item vintage e muitas outras ideias.
  • Use uma bandeja: escolha um modelo bem bonito e mais requintado para organizar os itens no tampo da mesa. O bacana da bandeja é que ela é bastante prática e pode ser retirada facilmente quando você precisar abrir espaço para os copos e petiscos dos convidados, por exemplo. Sobre a bandeja, você poderá colocar vários itens como copos, objetos decorativos, balde de gelo e outros itens.
  • Cestas e caixas: em tamanhos variados, elas são opções excelentes para “esconder” a bagunça, como controles remotos, controles de vídeo games e outros itens que podem atrapalhar a sua decoração.
  • Flores e arranjos: trazer um pouco mais de vida a sua sala de estar também é interessante, por isso você poderá usar um vaso de flores naturais ou artificiais e mesclá-las com outros itens naturais, como pedras de rio, conchas e sementes.
  • Livros e revistas: com capas bonitas e coloridas, eles ajudam a criar um desnível para a mesa – o que é bastante interessante na hora de compor a sua decoração.
  • Velas: de qualquer tamanho ou disposta em castiçais, as velas são ótimas opções para decorar a mesa de centro (e ainda podem deixar um cheirinho agradável no ambiente).
  • Não exagere: depois de escolher como decorar a sua mesa de centro, tente não exagerar na escolha e mistura de itens. O ideal é que sobre algum espaço no tampo da mesa para apoiar aperitivos, copos ou uma bandeja com café para quando receber as visitas. Se você está inseguro para decorar a sua mesa de centro, vá testando alguns itens e mude a disposição deles até encontrar a forma que mais lhe agrade.

Dicas para decorar a mesa lateral

mesa de centro e lateral para a sala 9

  • Use objetos diferentes: misture algumas ideias como um quadro apoiado, um abajur e um vaso de flores. Itens de tamanho e altura diferentes ajudam a deixar o seu espaço visualmente mais bacana e moderno.
  • Plantas pequenas e objetos maiores: se a sua ideia é misturar um vaso de flor com um abajur, por exemplo, busque plantas que sejam menores, como as suculentas, assim você irá manter essa diferença de altura.
  • Misture estilos e épocas: se a sua sala é toda moderna ou tem um estilo mais clean, você pode apostar numa mistura de épocas, com o uso de algum objeto vintage (como um telefone antigo) e castiçais clássicos, por exemplo.
  • Equilibre volumes, alturas, formatos e cores: não tenha medo de mesclar ideias, apenas tente deixar tudo em equilíbrio, para conseguir uma boa harmonia visual.
  • Alinhe a mesinha lateral com o braço do sofá: assim você conseguirá uma harmonia maior na sua sala de estar.
  • Dependendo da função, evite muitos objetos: se a sua mesinha terá alguma função específica dentro da rotina da casa, então é importante que você não coloque muitos objetos que podem dificultar esse uso.
  • Forneça uma iluminação secundária ao ambiente: a mesa lateral do sofá pode ser ótima para trazer mais conforto, com o uso de luminárias e abajures, que permitem a leitura e outros usos.
  • Para salas pequenas: se o seu espaço é reduzido e a sua mesa lateral ficará ao lado do sofá, então é importante que ela seja decorada de acordo com o estilo do seu sofá, assim você terá uma sensação de amplitude do espaço.

Veja algumas inspirações de mesa de centro e lateral para a sala:

mesa de centro e lateral para a sala 1 mesa de centro e lateral para a sala 3 mesa de centro e lateral para a sala 4 mesa de centro e lateral para a sala 7 mesa de centro e lateral para a sala 10 mesa de centro e lateral para a sala 11

Lembre-se que, caso você não tenha um móvel específico, poderá soltar a sua criatividade e usar puffs, cadeiras, malas e vários outros itens como mesa de centro e lateral “improvisadas”, mas cheias de charme.

Gostou das nossas dicas de mesa de centro e lateral para a sala? Deixe-nos um comentário!

5/5 - (1 vote)

você pode gostar

1 Comment

Caminho de mesa de crochê: Simples, com Flores, Passo a Passo 3 de abril de 2019 at 09:30

[…] mesas de centro; […]

Reply

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.