Móveis para sua Casa

Móveis planejados: tire todas as suas dúvidas!

posted by Adriele Amaral 3 Comments

Os móveis planejados estão cada vez mais comum, mas também geram bastante dúvidas sobre a escolha e a decoração. Saiba tudo aqui!

Sendo a escolha preferida por quem vive em espaços pequenos ou precisa de funcionalidades específicas, os móveis planejados têm caído nas graças dos brasileiros.

Mas, apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como montar os ambientes da sua casa, como escolher os móveis planejados e de que forma aproveitar melhor o espaço dos ambientes.

Se você está pensando em encomendar um mobiliário planejado para a sua casa, continue a leitura e veja as dicas e informações importantes que separamos!

Móveis planejados ou modulados: qual o melhor?

Antes de qualquer coisa, é importante que você escolha o melhor para a sua necessidade.

Tanto os móveis planejados, como os modulados buscam aproveitar da melhor maneira possível o espaço disponível no ambiente.

Porém, as duas principais diferenças (e que devem ser formas de balizar a sua escolha) é o valor investido em cada uma dessas opções e também o tempo de espera.

Móveis planejados ou modulados: qual o melhor?

Em geral, os móveis modulados são mais baratos e rápidos na entrega, porém, não oferecem um alto grau de personalização e podem não ser o mais indicado para quem deseja móveis exclusivos ou possui um espaço com muitas peculiaridades (como tamanhos reduzidos ou presença de pilares, pé direito com valores fora do padrão e outros).

Já os móveis modulados são indicados para ambientes com medidas mais usuais e para pessoas que não se importar em ter um mobiliário um pouco menos exclusivo – e que nem sempre se encaixará perfeitamente no seu ambiente.

Assim, a melhor escolha dependerá da sua realidade financeira, do tempo disponível para a fabricação dos móveis e, claro, das características que o ambiente oferece, de forma a encontrar a opção mais funcional possível.

Móveis planejados: como escolher?

Se você está seguro de que os móveis planejados são as escolhas certas para a sua casa, veja algumas informações importantes para encontrar o projeto ideal.

Faça uma lista das empresas e das especificações dos móveis

Na hora de começar a buscar pelas empresas de móveis planejados é normal que elas apresentem projetos e propostas diferentes.

Para não ficar perdido nesse momento tão importante – e conseguir comparar as propostas de forma adequada, coloque tudo no papel.

Móveis planejados: como escolher?

Faça uma lista com todas as empresas que você visitou, o valor do projeto e os materiais usados. Especifique tudo o que puder lhe ajudar a decidir melhor, como:

  • espessura das madeiras usadas;
  • tipo dos materiais;
  • acabamentos (como puxadores, dobradiças e outros);
  • cor e textura;
  • marca dos trincos e das fechaduras;
  • tamanho dos móveis e tipo do projeto.

Saiba quem são as empresas

Não tem nada pior do que fechar um contrato para os móveis dos sonhos e a empresa acabar não entregando nada do combinado, demorar na montagem ou ainda ter de enfrentar outros problemas, não é mesmo?

Móveis planejados: como escolher?

Para evitar todas essas questões, o melhor é sempre procurar saber a reputação da empresa antes da contratação.

Você pode pesquisar na internet, através de sites como o Reclame Aqui e também monitorando as redes sociais do negócio, buscando por comentários negativos ou possíveis problemas.

Aproveite e converse com amigos e familiares que já encomendaram móveis planejados na sua cidade, busque saber como foi o projeto, se estão satisfeitos com o mobiliário, a durabilidade, a montagem e outras informações.

Cuidado no recebimento e na montagem

Fechado o negócio, nada mais de preocupação, certo? Não é bem assim. Durante o recebimento, é muito importante vistoriar todas as peças e comparar se elas estão de acordo com o que foi estipulado no projeto (e deve estar contido no contrato).

Se qualquer item estiver em desacordo, se recuse a fazer o recebimento e registre no verso do documento o motivo da recusa.

Móveis planejados: como escolher?

Você também poderá tirar fotos do local da montagem e também dos itens que vieram diferentes. E, sempre guarde uma cópia dessa notificação com você.

Durante a montagem, acompanhe a equipe de modo a se assegurar que não ocorrerão danos a outros itens da sua casa, como paredes, pisos e até outros móveis.

Caso, mesmo assim esses problemas aconteçam, entre em contato com a empresa e solicite o reparo das ocorrências.

Evite pagamentos antecipados

Essa é uma regra de ouro que vale para vários itens de reformas e construções.

O ideal é sempre fazer o pagamento parcelado e, de preferência, vincular a última parcela à entrega dos móveis (já montados e com os acabamentos finalizados).

Móveis planejados: como escolher?

Assim, caso algum problema aconteça, você poderá suspender o pagamento até que as pendências sejam resolvidas.

Mas, se mesmo tomando todos esses cuidados, você ainda tiver problemas, existem algumas medidas, como:

  • fazer uma reclamação formal no SAC da empresa ou na ouvidoria;
  • registrar uma reclamação no PROCON;
  • ir à Justiça (nesse último caso, quanto mais provas tiver, melhor. Por isso, fotografias, contrato e todas as especificações são tão importantes).

Móveis planejados: cozinha

A cozinha é um dos ambientes em que os móveis planejados são os mais indicados, principalmente com as plantas cada vez mais enxutas das construções atuais.

Móveis planejados: cozinha

A principal vantagem que esse mobiliário oferece é a possibilidade de aproveitar melhor o espaço e ainda deixar a sua cozinha muito mais funcional e prática para o dia a dia.

O projeto ideal dependerá, é claro, do tamanho e do formato da sua cozinha, das suas necessidades e das preferências pessoais quanto à decoração.

Em geral, os móveis planejados para a cozinha são costumeiramente feitos em MDF – uma madeira de ótima qualidade e que deixam esse ambiente muito bonito.

Móveis planejados: cozinha

O único cuidado é em relação à espessura, sendo que o mais indicado são os móveis com 18 mm ou mais, capazes de tornar o MDF ainda mais resistente.

Também é importante evitar o uso do MDF nos locais em que haverá um contato direto com a água, preferindo, nesses casos, as pedras naturais ou industriais.

Independente do tamanho e do formato da sua cozinha, é muito importante que o projeto seja pensado de modo a facilitar o acesso a três pontos: fogão, pia e geladeira (o que os arquitetos chamam de “triângulo de trabalho”).

Móveis planejados: cozinha

De todos os formatos da cozinha, o único que não permite o triângulo é a cozinha linear (ou em linha) – um modelo muito comum nas cozinhas pequenas.

Se esse é o seu caso, o melhor posicionamento é manter a pia entre a geladeira e o fogão, sempre separados por uma bancada.

Móveis planejados: cozinha

Em uma cozinha pequena, tente evitar usar armários até o teto. Embora eles permitam mais espaço de armazenamento, podem deixar o ambiente pesado e ainda menor.

Nesse caso, invista em móveis de cores claras e use nichos e prateleiras que dão uma sensação mais aberta e leve e ainda permitem guardar tudo o que precisamos.

Móveis planejados: quarto

Os quartos também se aproveitam muito das vantagens dos móveis planejados, principalmente os menores.

Contudo, diferentemente da cozinha em que a praticidade é a “norma”, no quarto também é preciso pensar no conforto e no aconchego.

Móveis planejados: quarto

Por isso, além de móveis que ajudem você a guardar tudo o que precisa, é essencial que eles estejam integrados à atmosfera da sua decoração, ajudando a passar uma sensação de relaxamento.

Isso significa que você deve ficar atento às cores, às texturas e até ao formato e a distribuição dos móveis planejados para o quarto, de modo a deixar o ambiente agradável.

Móveis planejados: quarto

Em quartos pequenos, o excesso de armários (e que vão até o teto), também passam uma sensação de sufocamento e podem retirar totalmente o conforto desse ambiente.

Móveis planejados: quarto

Evite esse excesso, optando por móveis com tonalidades mais neutras e deixando espaços livres nas paredes. Novamente, caso seja muito necessário criar mais espaço para armazenamento, invista nos nichos e prateleiras.

Móveis planejados: quarto

Não se esqueça, na hora de planejar os móveis do quarto, de incluir um local especial para guardar os sapatos e também pensar na integração dos eletrônicos, como a televisão, o computador, o DVD e outros.

Móveis planejados: quarto

Veja mais inspirações e ideias de móveis planejados:

móveis planejados móveis planejados móveis planejados sala móveis planejados sala móveis planejados sala móveis planejados sala móveis planejados sala móveis planejados sala móveis planejados sala móveis planejados cozinha móveis planejados cozinha móveis planejados: cozinha móveis planejados: cozinha móveis planejados: cozinha móveis planejados: cozinha

Gostou das nossas dicas de móveis planejados? Ainda tem alguma dúvida?

você pode gostar

3 Comments

Jeison 5 de março de 2019 at 13:34

Muito legal, boas dicas!

Reply
Cimento Queimado: Decoração, Parede e Móveis - 25 de março de 2019 at 12:20

[…] todos os móveis do […]

Reply
Croquis: Para Que Serve, Modelos e Opções 18 de maio de 2019 at 08:40

[…] se do primeiro esboço de quaisquer projetos, sejam arquitetônicos ou modernos. O croqui, palavra que pode ser traduzida como rascunho ou […]

Reply

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.