Decoração da CasaDicas de Decoração

Caminho de mesa de crochê: Simples, com Flores, Passo a Passo

posted by Michele Azevedo 0 comments

Quer descobrir como fazer aquele caminho de mesa de crochê lindíssimo? Desde os modelos mais simples até os mais sofisticados, confira as principais opções!

O caminho de mesa de crochê é um artesanato muito comum e apresentam técnicas artesanais de transagens de linhas e barbantes. Trata-se de uma técnica que conta com o auxílio de agulha tipo gancho, que faz a produção da malha em renda, nos diversos modelos padronizados, bem como cores, espessuras e formatos diversificados.

Este caminho de mesa de crochê, runner ou trilho de mesa, é uma peça artesanal clássica de decorações de mesas, bem como:

  • mesas de jantar;
  • cômodas;
  • mesas de centro;
  • qualquer categoria de móvel que apresente superfície e necessite de decoração.

Estes caminhos em crochê conseguem dar ao ambiente um toque charmoso e aconchegante, de forma especial aos que são feitos em casa, pelos próprios familiares. Isto porque carregam, indiretamente, o carinho e apreço de quem se deu ao trabalho de costurar para que pudéssemos vestir tal modelo criativo.

Caminho de mesa de crochê Simples

Não são apenas as mesas que podem ser valorizadas com um modelo de crochê como este, é possível fazer a aplicação de todo o tipo de superfícies, de forma especial aqueles que apresentam decoração simples como porta-retrato e vasos. Esta arte em crochê é capaz de criar proteções para tais superfícies, além de fazer a decoração do padrão e das cores.

Porém, para estas mesas, o costume é fazer a inserção de artigos em crochê para a proteção de demais superfícies, como a área superior dos microondas, em prateleiras, nichos e bancos. A forração da superfície é capaz de deixar o local agradável.

O caminho de mesa de crochê é um clássico no formato retangular. Eles se estendem de modo a cortar a mesa por inteiro. Porém há diversos outros modos de caminhos que tornam-se comuns como os seguintes:

  • quadrados;
  • circulares;
  • oval;
  • em losangos.

Estes caminhos em crochê são charmosos, principalmente para fazer a cobertura de todas as mesas. A valorização em seus acabamentos e materiais são os destaques principais desta arte.

Como decorar o caminho de mesa de crochê?

Não há um certo ou errado para que se faça a decoração destes caminhos. É possível utilizar o padrão que desejar, com as cores e espessuras de linhas preferidas e ainda fazer a aplicação de elementos de decoração. Deixar a imaginação voando e abusar da criatividade é imprescindível.

Caminho de mesa de crochê Passo a Passo

O caminho de mesa de crochê participa das decorações de diversas residências do país, há muito tempo. De mesmo modo, tapetes em crochê e os famosos “puxa saco” são artes que não faltam nas cozinhas brasileiras. Estes itens são presentes desde o teor mais simples até o mais luxuoso.

Trata-se de um objeto que atua para que o local fique aconchegante, esbanjando charme. Mesas de jantar sempre foram ponto importante das decorações de salas e, de forma consequente, da sala inteira.

A arte de mesa de crochê é uma forma decorativa que qualquer um pode elaborar. É só dar seguimento ao passo a passo específico. Se não quiser realizar este tipo de trabalho, há profissionais que atuam neste tipo de ramo. É possível fazer a encomenda dos modelos que achar mais interessante.

Este elemento decorativo pode estar em demais ambientes, como num armário num quarto de casal, de modo a deixar este local mais delicado e romântico. Pode, também, fazer parte da sala de estar ou de corredores em entradas de aparadores, de modo a deixar o local mais receptivo e aconchegante.

O modelo da imagem apresenta bicos e círculos arredondados, de modo a fazer com que a toalha se caracterize diferente das convencionais – que são retangulares. 

A forma circular deste caminho de mesa é extremamente autêntica e dá um ar diferente ao ambiente. Nesta arte, há flores e folhas que cooperam para uma beleza diferenciada. Isto torna o crochê totalmente único.

Caminho de mesa de crochê com Flores

As flores, como já mencionadas anteriormente, fazem com que este caminho de mesa seja diferenciado. As flores se ligam umas às outras e favorecem uma decoração lindíssima para a mesa de qualquer lugar de casa. Neste caso, um pequeno balcão é favorecido com a beleza desta arte.

Os caminhos de mesas que trazem as flores são passíveis de uma beleza singela, delicada, capaz de ganhar a atenção e os olhares das visitas. Este ambiente também se torna mais sofisticado e representa um aconchego mais destacado para todos os que ali residem.

Caminho de mesa de crochê de Barbante

Há, ainda, diversos caminhos industriais que podem ser vendidos em ambientes de artigos decorativos. As peças de artesanato, porém, apresentam um toque de cuidado e delicadeza. É muito difícil de imitar uma arte em crochê. Contudo, os caminhos em barbantes são artefatos que podem apresentar passo a passos mais simples. Isto porque, geralmente, são artigos que se destacam e permitem designs incríveis para o crochê.

Este design, bem como os demais realizados em barbante são peculiares e compactuam com figuras lindíssimas em flores, bicos, pequenos pontos específicos que tornam o crochê uma arte original. Isto porque colaboram para que a autenticidade dos modelos seja uma característica comum.

Caminho de mesa Natalino

Para o Natal, época de reunir a família e celebrar as festividades, um caminho de mesa natalino é capaz de tornar a mesa muito criativa e autêntica. Dentre as possibilidades deste trabalho, há a mescla de vermelhos e verdes, bem como flores e folhas que remetem ao clima do Natal.

Diversos pontos em fios específicos para estes caminhos de mesas compactuam para que o móvel se destaque. O lugar onde se fará a ceia ou demais refeições ganha um ar ainda maior de sofisticação. Neste caso, a mesa natalina passa a se destacar pela arte belíssima do crochê. E como não mencionar todas as delícias que esta época traz, não é mesmo?

A arte do crochê está presente em diversos momentos decorativos de nossas vidas. Não importa qual seja a razão. O crochê é capaz de criar oportunidades – como um trabalho que gera grandes rendas. Isto porque, ainda, destaca-se por enaltecer os ambientes, tanto residenciais quanto quaisquer outros. Que tal tornar a sua casa ainda mais bonita com os caminhos de mesas que você viu por aqui?

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.