Decoração da CasaDicas de Decoração

Folhas de crochê: Simples, Aplicação, Passo a Passo

posted by Michele Azevedo 0 comments

Conheça as técnicas para fazer folhas de crochê, desde as peças mais simples até aplicações. Confira o passo a passo e descubra esta arte sofisticada!

As folhas de crochê fazem parte de artesanatos lindíssimos. Para muitos, trata-se de uma terapia, um modo de desestressar, relaxar. Para outros, é um modo de fazer dinheiro. Em ambas as situações, o crochê é um tipo de técnica muito buscada por várias pessoas, e querida no país. Ainda que exista também em demais lugares. As flores do crochê são as preferidas do crochê. São fáceis e muito simples de serem feitas.

As folhas, bem como flores em crochê são famosas nas aplicações em peças de crochê. Fazem parte de toalhas, caminhos de mesa, e demais panos que embelezam e personalizam os ambientes.

Folhas de crochê Simples

As folhas de crochê simples podem ter aplicação em guirlandas, toalhas e panos específicos. Além disso, é possível que sejam utilizadas para decorar vasos com flores artificiais. As opções são diversas, confira:

  • aplicação em porta-copos;
  • aplicação em cortinas;
  • aplicação em capas para diversos utensílios.

Os quadros pequenos que são elaborados em crochê também levam folhas, em grandes opções de decoração. Há várias categorias de flores em crochê, desde os mais simples até aqueles que têm maior elaboração, para aqueles que demonstram experiências com as agulhas pequenas.

As flores e folhas em crochê são perfeitas para fazer a renovação e dar cores extras para vários objetos da casa. É possível fazer folhas de crochê para o destaque ainda maior do trabalho.

As flores de crochê podem ser delicadas e próximas de flores de teor natural. Os pontos que são realizados nas flores de crochê são dados pela agulha e seu tamanho. Além disso, o tipo do material selecionado também é importante para o resultado.

As flores de crochê são passíveis de serem elaboradas em barbante, para efeitos uniformes e definidos. No caso da lã, as flores ganham aspectos almofadados, a partir de pontos com menor definição.

Tipo da Agulha

Já aqueles buquês em crochê, apresentam flores e folhas que podem ser as opções interessantes para casamentos ou eventos mais formais.  A seleção da agulha pode ser realizada conforme a indicação da linha. De modo geral, há a sugestão de 2 tamanhos, sendo que os pontinhos menores se caracterizam apertados. Isto porque, tudo depende da intenção para a elaboração do seu projeto.

Tipo de Linha

Linhas, geralmente, podem ser selecionadas com mesclas ou lisas. Isto depende da impressão que se deseja provocar. As lisas apresentam ser comuns e possibilitam a realização em camadas diferenciadas ou degradês. Em relação as que têm mesclas, não há a possibilidade de criar o degradê, porém são capazes de elaborar efeitos lindíssimos, tanto quanto!

De acordo com as receitas disponíveis em diversas revistas e meios virtuais, estas folhas são as mais simples de serem elaboradas. Elas conseguem democratizar a aplicação de inúmeras artes.

Que tal estas folhas? Elas prezam pela aproximação daquelas que são naturais. Este tipo de aplicação consegue compor caminhos de mesas, toalhas, panos de prato, e uma diversidade de alternativas para casa.

Folhas de crochê para Aplicação

Folhas em crochê conseguem dar aquele toque final aos artigos realizados em crochê. As folhas podem ser realizadas em diversos modelos, tamanhos e categorias. Elas, geralmente, se aplicam a:
  • tapetes;
  • toalhas;
  • panos;
  • bolsas;
  • etc.

Aplicação em Bolsas e Tapetes

É um jeito simples de incrementar as bolsas, em sua diversidade de opções. A aplicação em bolsas conta com o auxílio de pedrinhas que podem ser coladas ou feitas em conjunto com os fios.

Para tapetes, itens que estão presentes na maioria das residências, é mais simples ainda. É possível trabalhar a linha em conjunto com as flores em cores para que depois haja a aplicação no tapete. Traz um charme incrível e gera o toque colorido para o tapete.

Na aplicação dos tapetes, é possível fazer da forma como na imagem. É simples e, portanto, faz com que as peças ganhem mais beleza e sofisticação.

Para as épocas natalinas, o interessante são as guirlandas. Isto porque elas podem apresentar as aplicações das folhas coloridas e em diversos tipos de design. Aqui, o que importa mesmo é a criatividade.

Folhas de crochê Passo a Passo

É possível observar, com detalhes, que as folhas feitas em crochê apresentam variações. Portanto, alguns passos podem ajudar você a decidir que tipo de folha você deseja para as suas aplicações.

Para efeitos degradê ou lisos, escolha uma linha mais lisa. A linha mesclada pode te ajudar a criar folhas e flores diferenciadas. Uma agulha menor, no entanto, traz a garantia de folhas que são firmes. As agulhas maiores conseguem trabalhar folhas que sejam mais largas.

  • folhas em crochê com barbante – têm maior definição;
  • folhas em crochê com lã – têm menor definição, mas são mais fofas;

Folhas de crochê para Tapete

Folhas em crochê são passíveis de ganhos em cores e formas diferenciadas. Isto depende de qual material, agulho e pontos serão utilizados para realizar a folha de crochê.

De mesma forma que os materiais selecionados, a agulha também influencia no resultado final das folhas feitas em crochê. Elas são realizadas a partir de agulhas grandes e, consequentemente, dispõem de pontos largos. Já as de menor tamanho, apresentam pontinhos mais rentes uns aos outros. Há, portanto, a necessidade de fazer a análise sobre o resultado final que se deseja.

Este é um exemplo de folha em forma de tapete. É uma opção interessantíssima, portanto, para aqueles que desejam fazer a decoração de banheiros ou áreas de lazer como varandas.

Folhas de crochê para Rosas

Além de folhas de crochê, que podem apresentar uma tonalidade única, como na imagem, outro modo de fazê-la é usando mesclas. A linha mesclada diferencia-se das demais artes convencionais. A partir da linha lisa, as folhas conseguem obter tonalidades únicas ou, ainda, usam mais de 1 linha para tornar o tão bonito efeito degradê.

Folhas de crochê em Barbante

O barbante é um fio muito comum, em diversas residências, e é o preferido do crochê. Isto porque tem um custo baixo e pode ser utilizado para a decoração das casas de forma muito bonita. É usada para o ganho de uma renda extra ou como uma atividade de lazer.

A folha de crochê é muito usada para dar toques finais em peças como:

  • tapetes;
  • toalhas;
  • almofadas;
  • puxa saco.

Demais itens realizados com a técnica podem auxiliar a embelezar ainda mais os artefatos em crochê. Isto porque a criatividade é o ponto forte desta arte!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.