Decoração de Sala de JantarDicas de Decoração

Como escolher as cadeiras para a sala de jantar – Guia absolutamente Completo!

posted by Adriele Amaral 0 comments
cadeiras para a sala de jantar

Veja as dicas mais importantes e fotos inspiradoras para escolher as cadeiras para a sala de jantar e conseguir um efeito único!

A sala de jantar é um ambiente fundamental em qualquer planejamento de decoração, já que ela é um espaço de socialização e também o local mais adequado para recebermos as visitas, a família e os amigos.

Justamente por isso, esse ambiente possui um destaque enorme diante dos nossos convidados, não é mesmo? E para deixar tudo bonito, elegante e harmônico é fundamental que você saiba escolher as cadeiras para a sala de jantar que mais estejam em sintonia com o que a sua decoração deseja transmitir.

Muitas pessoas pensam que as cadeiras para a sala de jantar são itens simples e acabam não depreendendo tempo ou atenção suficiente para isso. Pois, saiba que um jogo de cadeiras inadequadas pode atrapalhar a circulação, deixar o ambiente sobrecarregado e até mesmo tornar a sua decoração desagradável.

E não é nada disso que queremos, não é? Se você tem dúvidas sobre como escolher as cadeiras para a sala de jantar veja esse guia absolutamente completo que preparamos com todas as informações para tornar a sua decoração única e incrível!

Informações essenciais para escolher as cadeiras para a sala de jantar

cadeiras para a sala de jantar 01

Antes de sair por aí comprando o primeiro jogo de cadeiras que aparecer é muito importante que você considere o seu ambiente como um todo – de modo a encontrar os modelos que mais tenham harmonia com o seu espaço. Veja as dicas essenciais para definir os tipos de cadeiras:

Estilo decorativo predominante

Qual o estilo decorativo da sua sala de jantar? Você tem mais móveis rústicos, clássicos, vintage, moderno? Saber qual a linha decorativa do ambiente é fundamental para que você escolha cadeiras que estejam em sintonia com os demais mobiliários.

Não existe problema nenhum em mesclar alguns estilos, como uma mesa clássica e cadeiras modernas, mas é preciso buscar uma sintonia entre eles. Na hora de fazer essa junção de estilos, busque por peças que tenham ao menos algum item que se repete: pode ser um mesmo material na mesa e no acabamento das cadeiras, uma cor ou uma tonalidade no estofado ou algum acabamento (como pés em cabriolet, por exemplo).

Lembre-se que essa união é fundamental para que você consiga dar mais harmonia ao ambiente – mesmo que ele tenha móveis de estilos diferentes. Atente-se também para mesclar, no máximo, 2 estilos em um mesmo espaço, assim fica mais fácil de manter a coesão no seu décor.

Tamanho e formato da sua mesa

A mesa é o móvel principal na hora de escolher a melhor composição de cadeiras. Por isso considere o formato, o estilo, o tamanho e o material de que a sua mesa é feita.

Em geral, mesas redondas pedem por menos cadeiras, enquanto as retangulares necessitam de um número maior. As mesas de madeira ficam ótimas com vários tipos de cadeira, e normalmente podem ter um tampo diferenciado – o que dá mais charme ao móvel.

Atente-se também às medidas da sala de jantar. O ideal é que a sua mesa fique a uma distância mínima de 90 centímetros dos outros móveis, para conseguir criar uma área de passagem. O mais indicado, no entanto, é que essa medida seja em torno de 120 a 150 centímetros.

O tamanho da mesa é fundamental para pensar no modelo das cadeiras, sendo que as mesas maiores e mais espaçosas permitem cadeiras com braços e até poltronas mais confortáveis, já as mesas menores também precisam de cadeiras que ocupem menos espaço (de preferência sem braços e com espaldar mais baixo).

cadeiras para a sala de jantar 11

Conforto da cadeira

Esse é um item indispensável, mas muitas pessoas acabam desconsiderando no momento da compra. Por isso, antes de levar para casa determinado modelo, experimente e veja se ele é realmente confortável.

Afinal, imagina que desagradável receber visitas em casa e vê-las reclamando de dor nas costas por causa das suas cadeiras da sala de jantar?

Material das cadeiras para a sala de jantar

Além do modelo e do tamanho é fundamental que você considere do que as cadeiras são feitas e se esse material está em sintonia com o restante da sua decoração.

Salas de jantar muito pequenas, por exemplo, pedem por cadeiras feitas de materiais mais leves e que ajudem a deixar o espaço mais amplo. Uma ideia pode ser usar as cadeiras de acrílico transparente, que ajudam a passar a luz e tornam o ambiente visualmente maior.

Tente harmonizar o material das cadeiras com a sua mesa. Não é necessário que elas sejam do mesmo material, mas pelo menos algum item é preciso estar em consonância. Por exemplo, você pode ter uma mesa com tampo de vidro e pés de madeira e cadeiras de madeira com estofado em tecido branco ou estampado.

Em relação às cadeiras estofadas, uma dica importante é que você busque por opções que possam ser limpos com mais facilidade – já que sempre há a possibilidade de se derramar bebidas ou comidas. Outra ideia é passar o tecido por um processo de impermeabilização. Mas, fique atento, pois essa técnica não é indicada para o veludo, a camurça e alguns tipos de seda.

Cadeiras para a sala de jantar: como usar modelos diferentes?

Uma tendência super em alta na decoração de interiores é usar cadeiras diferentes na hora de compor a sala de jantar, isso dá ao ambiente mais modernidade e criatividade. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para continuar mantendo a harmonia e deixar a sua sala de janta aconchegante.

Veja as dicas principais:

Se está com receio, opte pelas cadeiras diferentes apenas na cabeceira da mesa

cadeiras para a sala de jantar 10

Essa é a opção mais segura para quem quer entrar nesse hit, mas sem ousar demais. Na cabeceira da mesa você poderá colocar as cadeiras maiores e com braços, estampadas, ou com espaldar maior.

Não há a necessidade de essas cadeiras seguirem o mesmo estilo e cor das demais, mas lembre-se sempre de buscar alguma sintonia. Por exemplo, caso as suas cadeiras sejam com estofado branco e você queira usar uma cadeira estampada na cabeceira, busque por uma estampa com fundo branco – assim você mantém a harmonia, mesmo com cadeiras diferentes.

Cadeiras de modelos diferentes, mas com cores iguais

cadeiras para a sala de jantar 09

Também é uma opção mais segura, para quem ainda tem medo de ousar demais na decoração e acabar “errando a mão”.

Você poderá mesclar cadeiras de estilos, materiais e modelos diferentes, mas todas com a mesma cor, assim você terá uma harmonia maior.

E também poderá usar a ideia acima, de colocar as cadeiras com braços ou de tamanhos maiores na cabeceira da mesa. Assim, além de manter a harmonia com as cores, você ainda melhora a circulação no ambiente.

Cadeiras de modelos iguais e de cores diferentes

cadeiras para a sala de jantar 05

Ambientes modernos e despojados ficam muito bacana com esse tipo de decoração. Você poderá escolher entre dispor as cadeiras em alguma sequência lógica (como todas as verdes de um lado e as vermelhas do outro, por exemplo) ou ir mesclando-as entre si.

Apesar das cores diferentes, sempre tente manter a harmonia com os demais móveis do ambiente e evite o excesso.

Como as suas cadeiras já serão coloridas, opte por mesas neutras e também fique atento ao excesso de cor no ambiente, como paredes em tons muito vibrantes ou outros móveis igualmente coloridos e destoantes.

Cadeiras de cores e modelos diferentes

cadeiras para a sala de jantar 12

Se você não tem medo de ousar e quer deixar a sua sala de jantar completamente diferente e única, então essa é a escolha certeira.

Mas, é preciso tomar cuidado, pois dependendo da escolha você poderá ter como resultado um ambiente poluído e com excesso de informação – o que deixa a decoração deselegante e pouco atraente.

Também é preciso considerar o restante da decoração da sua sala de jantar e da sua casa. Se você faz mais o estilo clássico, por exemplo, usar cadeiras de cores e modelos diferentes pode ficar esquisito.

Esse tipo de combinação é mais indicado para ambientes com uma decoração mais moderna e despojada, em que a mistura de cores, texturas e materiais acontece de forma constante – assim a sua sala de jantar não parecerá um cômodo completamente alheio a sua casa.

A dica principal, nesse caso, é sempre optar por uma mesa neutra – já que as cadeiras irão chamar toda a atenção para si.

Por isso, vale a pena pensar em mesas de madeira ou mesas brancas, com o tampo e os pés no mesmo material e cor. Se a sua mesa for colorida, opte por cadeiras de modelos diferentes, mas em tonalidades neutras (e vice versa).

Essas são algumas dicas importantes que você deve considerar na hora de escolher as cadeiras para a sala de jantar e conseguir um resultado incrível.

É claro que, além da mesa e do seu estilo decorativo, é importante que você também considere os demais móveis do ambiente, como o buffet, o aparador e até objetos como espelhos e tapetes.

Lembrando que tudo sempre deve estar em harmonia, assim se o destaque maior for para as cadeiras, tente deixar o restante da sala mais neutra.

Veja algumas fotos de cadeiras para a sala de jantar e se inspire:

cadeiras para a sala de jantar 02 cadeiras para a sala de jantar 03 cadeiras para a sala de jantar 04 cadeiras para a sala de jantar 06 cadeiras para a sala de jantar 07 cadeiras para a sala de jantar 08

E, então, gostou das nossas dicas para escolher as cadeiras para a sala de jantar? Deixe-nos um comentário.

 

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.