}); Dicas importantes para escolher a cortina para a sala –
Decoração de Sala de EstarDicas de Decoração

Dicas importantes para escolher a cortina para a sala

posted by Adriele Amaral 11 Comments
cortina para a sala

Veja dicas incríveis e aprenda a escolher a cortina para a sala de estar, deixando seu ambiente muito mais bonito e sofisticado!

O mercado de cortinas é bastante amplo, com uma variedade enorme de tecidos, estampas e modelagens que pode deixar qualquer pessoa em dúvida. Além disso, saber escolher a cortina para a sala também pode ajudar você a conseguir efeitos decorativos mais interessantes, como promover uma sensação de que o ambiente é maior e mais amplo, ou fazer contrastes interessantes e deixar o seu décor mais vivo e alegre.

Justamente por isso, é bastante comum encontrarmos muitas pessoas com dúvidas sobre as formas de se escolher a cortina para a sala de estar. Então montamos um guia bastante completo para que você acerte na sua escolha e consiga um ambiente bem mais agradável, bonito e diferenciado.

Qual a importância da cortina certa para a decoração da sala?

cortina para a sala 02

A cortina funciona como uma verdadeira moldura do décor de qualquer ambiente, e na sala de estar ela ganha ainda mais destaque. Além disso, também é importante pensar em modelo que satisfaça as suas necessidades em relação à iluminação (não deixando a sala muito escura, e nem muito clara).

O modelo ideal é aquele que combine com a sua decoração, de modo a valorizá-la, e ainda seja capaz de barrar a luminosidade, o vento e até mesmo a poeira de entrar no ambiente, deixando-o mais aconchegante.

Se a cortina já era muito importante na decoração de antigamente, hoje, com as mudanças trazidas pela arquitetura moderna, ela se tornou quase indispensável – principalmente nas residências com grandes paredes de vidros, que ajudam a deixar o ambiente moderno, mas também extremamente iluminado.

Com essa demanda cada vez maior, o mercado tem se modificado e novas tecnologias foram lançadas, assim, dependendo do efeito que você deseja no seu ambiente, pode ser que determinados modelos e estilos sejam mais indicados que outros.

Tipos de cortinas para a sala

Como dissemos existem muitos modelos e tecnologias diferentes usadas nas cortinas atualmente. Separamos os mais usados na maioria das residências:

Cortinas persianas

cortina para a sala 03

A principal vantagem desse modelo é que ele consegue vedar totalmente ou parcialmente a passagem de luz, se adequando as diferentes necessidades ao longo do dia. Alguns modelos ainda contam com a função térmica, sendo capazes de bloquear também a entrada do frio ou do calor.

Houve um tempo em que as persianas eram pouco estilosas, confeccionadas apenas em lâminas plásticas e horizontais. Hoje, esse mercado evoluiu e é possível encontra-las numa grande variedade de tecidos (como os acetinados, a juta e o linho), além de muitas opções de cores e padronagens, sendo algumas delas:

  1. Persiana Painel: é formada por painéis de pano que correm sobre um trilho. Na hora de escolher esse modelo é preciso ficar atento, pois ela deve ter o tamanho exato da janela, acrescido de 5 a 10 cm nas laterais e na bainha;
  2. Persiana Rolô: é o mais indicado quando precisamos escurecer de maneira total um ambiente, nesse caso, geralmente, é usado o tecido blecaute. A rolô garante maior versatilidade, já que pode ser usada como forro de cortina tradicional e quando é enrolada fica escondida sob o varão ou a sanca.
  3. Persiana Romana: nesse modelo a abertura é para cima, mas com o uso de varetas e cordinhas que permitem fechá-la em camadas e tornando o ambiente mais aconchegante.
  4. Persiana Silhouette: possui lâminas horizontais em tecidos translúcidos;
  5. Persiana Paramete: ela é cortina e também divisória, feita em poliéster, pode ser usada tanto em janelas, como em divisórias de ambientes e a sua função principal é prover mais privacidade (e não proteger do sol).

Cortinas Tradicionais

cortina para a sala 04

 

São os modelos mais conhecidos, que ficam presos em varões e que combina com praticamente todos os estilos decorativos, já que possuem uma grande variedade de modelos e tecidos.

Além dos varões, também é possível encontrar cortinas tradicionais que correm sobre trilhos e até modelos com acessórios como pingentes e braçadeiras.

Cortina Brise

É um modelo diferenciado e que é fixado diretamente nas folhas de vidro de uma porta, fazendo com que a cortina se abra junto com o vidro.

Tecidos para a cortina para a sala

cortina para a sala 06

Além do modelo de cortina, também é muito importante que você pense no melhor tecido para o seu ambiente, já que eles estão diretamente ligados ao objetivo da instalação da sua cortina, como dar mais privacidade, diminuir a ação do sol ou melhorar a temperatura ambiente, por exemplo.

Os tecidos sintéticos (como por exemplo o voal) são mais indicados para quem precisa de uma cortina prática e resistente, já que esses modelos podem ser lavados em casa. Já os tecidos naturais (como a seda) necessitam passar por um processo de pré-encolhimento, ou podem encolher durante a lavagem. Por isso, o ideal é sempre levar a sua cortina natural a uma lavanderia especializada.

Se o seu ambiente possui uma decoração mais clássica, você pode apostar em tecidos mais finos, como a seda, o voal e até mesmo o veludo. Já as salas mais modernas e despojadas ficam ótimas com tecidos naturais, como o algodão, o linho e o bambu.

Caso a sua sala de estar seja toda neutra, você poderá apostar em modelos de cortinas com tons mais fortes e vibrantes, ou até mesmo estampadas, que ajudam a trazer mais vivacidade. Contudo, tome cuidado na hora de harmonizar, ou você poderá acabar enjoando da estampa (e deixar a sua sala sobrecarregada).

Mas, se a sua intenção é ter uma decoração mais sofisticada e neutra na sua sala de estar, então aposte nas cortinas de cores mais claras, que ajudam a filtrar a luz, e ainda protegem os móveis do ambiente.

Cortina para a sala: usar ou não o forro?

cortina para a sala 09

Essa é uma dúvida muito comum da maioria das pessoas e a resposta sobre a necessidade ou não do forro irá depender muito das condições da sua sala de estar.

Se o seu ambiente recebe luz solar intensa e por períodos prolongados (ou seja, muitas horas do dia), então o forro é bastante recomendado, já que irá ajudar a proteger o mobiliário do ambiente e até mesmo os tecidos sensíveis – garantindo uma durabilidade maior da cortina.

Na hora de escolher o forro, você irá notar que existe uma variedade enorme de tecidos, porém os mais indicados são o tergal, o brim e o gabardine. Em casos específicos que necessitem de um ambiente com pouca iluminação natural (como as salas de TV) vale a pena apostar nas cortinas blecaute, que conseguem inibir quase 100% da luminosidade, já que possuem um revestimento especial e destinado especificamente para essa função.

Agora se o seu problema é conseguir ter mais privacidade no ambiente, então a cortina mais indicada é a tela solar – um modelo que permite que você enxergue a parte exterior do cômodo, mas lhe garante uma total privacidade interna, permitindo a entrada de luz solar.

Qual o tamanho adequado para a cortina da sala?

cortina para a sala 01

Os modelos de cortinas curtas são usadas quando você possui algum móvel localizado diretamente embaixo da janela, como um sofá ou outro item. Assim, você evita de ficar com a cortina “presa” atrás do móvel, dando um aspecto deselegante ao ambiente.

Nas demais situações, o ideal é sempre usar as cortinas mais longas, que deixam a sua sala de estar mais elegante e ainda ajudam a alongar o pé direito.

Existem modelos de cortinas longas que chegam a arrastar pelo chão e outras que terminam junto a sua parede ou janela – a decisão de qual modelo é ideal é você quem faz, de acordo com a sua preferência decorativa. Mas, o indicado é que as cortinas não devem ultrapassar mais do que 5 cm.

Os modelos mais longos são bastante usados em espaços com uma decoração clássica e que também sejam mais amplos – dando a sala de estar um tom um pouco mais sofisticado.

Cortina para a sala com trilho ou varão?

cortina para a sala 10

A escolha irá depender do estilo decorativo do seu ambiente e de outros elementos como o espaço disponível para a cortina, a presença de teto rebaixado e outros. Algumas diferenças são:

  • Varão: dão as cortinas um ar mais moderno e arrojado, tornando mais fácil colocar e retirar as cortinas. As costuras podem ser em ilhoses, argolas ou com alças do próprio tecido. Há uma grande versatilidade de modelos de varões, como madeira, metal, com acabamento cromado ou metálico, modelos únicos, duplos ou triplos. Eles são mais indicados para cortinas que não começam no teto e devem ser posicionados cerca de 20 cm acima das janelas.
  • Trilho suíco: é usado em substituição ao antigo trilho de alumínio. São mais modernos e deslizam com mais facilidade, possuindo ganchos de fixação que podem ser colocados no teto ou na parede. Eles também podem ser únicos, duplos ou triplo e permitem uma quantidade maior de pregas nos tecidos, aumentando o volume da cortina. Esse modelo exige o uso de um cortineiro.

Veja mais algumas inspirações:

cortina para a sala 05 cortina para a sala 08 cortina para a sala 07

E, então, ficou mais fácil de escolher a cortina para a sala com as nossas dicas? Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, deixe-nos um comentário!

 

5/5 - (1 vote)

você pode gostar

11 Comments

Mariza Aparecida Silvestre e silva 24 de março de 2018 at 18:43

Janela de madeira permite colocar persianas?

Reply
Andre Mengatto 26 de março de 2018 at 13:11

Permite sim, já usei na minha própria casa. Embora acho que uma cortina normal fique melhor que a persiana.

Reply
Gleice 3 de abril de 2018 at 00:20

Posso usar cortinas em janelas e porta de madeiras e qual seria a mais adequada?

Reply
Andre Mengatto 3 de abril de 2018 at 12:03

Deve usar cortina com janelas de madeira. Cortinas normais de cores claras e se quiser mais um blackout. A cor tem que combinar com o ambiente.

Reply
Adriele 23 de julho de 2018 at 18:55

Boa tarde, queria usar cortina longa, só que atrás do sofá, há algum problema?

Reply
Andre Mengatto 27 de agosto de 2018 at 12:35

pode usar a cortina longa sem problemas, uso na minha casa também atrás de um sofa.

Reply
jose Elias da silva 13 de agosto de 2018 at 22:03

janela de vidro pode usar uma cortina para a parede inteira,pois a janela é grande e a parede dela tbm é qual o tipo ficaria melhor?

Reply
Andre Mengatto 27 de agosto de 2018 at 12:35

Pode usar uma cortina de varão para parede inteira sem problemas.

Reply
Valkiria porto 6 de setembro de 2018 at 03:00

Eu posso colocar a cortina o mesmo tom do sofa?

Reply
Andre Mengatto 10 de setembro de 2018 at 01:24

pode sim, mais as vezes da para usar a mesma cor um pouco mais escura ou clara, para dar um contraste

Reply
Cortinas 20 de novembro de 2018 at 16:00

Justo o que preciso, obrigada!!

Reply

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.