Decoração da CasaDicas de DecoraçãoMóveis para sua Casa

Como usar móveis de design moderno?

posted by Adriele Amaral 2 Comments
móveisdedesignmoderno

Decorações com móveis de design moderno: veja fotos inspiradoras e dicas incríveis para usar essa tendência na sua casa!

Assim como na moda, as tendências no design de interiores vão e vem, porém, algumas peças se destacam, sendo consideradas ‘clássicas’. Em geral, são móveis com conceitos modernos, desenhados entre 1920 e 1970.

Porém, nem sempre ter uma casa cheia de móveis de design moderno é a solução para uma boa decoração. Recorrendo a essa “técnica”, pode-se correr o risco de ficar com uma casa que mais parece um showroom de empresa de móveis.

Na decoração é importante saber balancear os móveis, as cores e os objetos, para criar um ambiente aconchegante e capaz de transmitir a sua personalidade.

Por isso, hoje, vamos lhe dar algumas dicas de como usar móveis de design moderno na sua casa e transformar a sua decoração.

Mas, o que são móveis de design moderno?

móveis de design moderno 5

Antes de começarmos com as dicas, porém, é preciso compreender o que são os móveis de design moderno.

Embora o conceito de “design moderno” possa ser um pouco diferente para cada pessoa, a maioria das feiras famosas de decoração têm apresentado móveis de design modernos como peças inovadoras, que abusam de cores mais fortes e formas arrojadas.

Além disso, os móveis de design moderno costumam mesclar linhas contemporâneas com detalhes pouco convencionais e apresentam geometrias diferenciadas e irreverência.

Mas, nem sempre, móveis de design moderno são pouco convencionais. Existem modelos inspirados em referências do passado – usando novas tecnologias e materiais-, uso de materiais sustentáveis junto de peças de design inovador e mistura pouco convencionais de cores e materiais.

É importante compreender que os móveis de design moderno não são, necessariamente, futurísticos ou com designs extravagantes. O principal foco dessas peças é a mistura, a inovação e o apelo por ambientes clean e organizados. Existem móveis de design moderno que contam com cores mais sólidas e linhas retas, já outros que partem para o oposto com cores fortes e movimento. O importante, na hora de compor a sua decoração, é encontrar o equilíbrio que transmita a sua personalidade aos ambientes.

Onde usar móveis de design moderno na minha casa?

móveis de design moderno 10

Os móveis de design moderno podem ser usados para compor a decoração de qualquer ambiente da sua casa, desde que tenha estilo para isso.

O importante na hora de escolher seus móveis de design moderno é levar em consideração a forma como o ambiente é decorado, para que a peça não destoe do restante dos objetos.

Pensando nisso, você poderá escolher sofás com linhas retas para salas de estar com cores mais vibrantes na parede, ou vice versa, mesas de jantar feitas com materiais inusitados ou quartos com móveis planejados de forma despojada, com linhas retas ou curvas.

Combinações com móveis modernos:

– Móveis modernos e antigos na mesma decoração

móveis de design moderno 8

Uma tendência muito em voga na decoração atualmente é unir móveis de design moderno com móveis retro ou vintage em um mesmo ambiente. Essa união de modernidade com o passado gera decorações únicas e cheias de personalidade.

As regras aqui são muito elásticas e é possível fazer combinações diversificadas. O único detalhe, para não errar, é evitar misturar muitos móveis de design moderno no mesmo cômodo, pois isso poderá dar um efeito cansativo a sua decoração, tornando o espaço pouco atrativo.

Muitos móveis de design moderno são inspirados em estilos de décadas passadas, como o famoso pé palito, que voltou super forte na decoração atual. Para compor o seu ambiente com esses móveis, escolha peças estilo retro, boho chic ou hippie.

Para evitar que as peças pareçam ter sido ‘jogadas’ de forma aleatória, busque fazer um balanço entre elas. Por exemplo, se você escolheu um móvel de destaque estilo retrô – que é mais colorido ou tem estampas mais chamativas-, componha o ambiente com outros móveis de design moderno que tenham cores neutras e linhas mais retas. Isso ajuda a contrabalancear a palheta de cores e tornar o ambiente mais agradável.

O contrário também é válido. Se você planejou todo o seu ambiente com móveis de design moderno e obteve um local super neutro, claro e minimalista, use alguns objetos de decoração retro, com cores mais fortes, para trazer vida a sua decoração.

– Móveis de design moderno e o estilo rústico

móveis de design moderno 3

Como dissemos, nem sempre os móveis de design moderno terão uma aparência futurística ou excêntrica. Na maior parte das vezes, a modernidade fica por conta da mistura dos materiais. Por isso, podemos encontrar móveis de design moderno que tenham uma pegada mais rústica ou que conversem com essa tendência.

Dessa forma, você poderá se inspirar nesse estilo na hora de compor a decoração do seu ambiente. Porém, para que essa mistura dê certo é preciso ter um pouco de cautela, pois, em alguns casos, o ambiente poderá ficar sobrecarregado.

É possível evitar essa situação usando móveis rústicos e móveis de design moderno com formatos quadrados e que sigam a tendência mais clean.

As linhas retas e as cores mais neutras costumam combinar muito bem com os materiais mais pesados dos móveis rústicos. Além disso, você poderá escolher por móveis de design moderno que contenham alguma ligação com os móveis rústicos que você quer usar, como madeiras semelhantes ou outros materiais que conversem entre si.

– Móveis de design moderno pretos

móveis de design moderno 11

Os móveis preto são super modernos e estão em alta na decoração. Apesar disso, muita gente tem receio de usá-los, pois acreditam que eles trazem mais “sobrecarga” ao ambiente. Para evitar essa sensação é bom ficar atento a algumas regrinhas antes de usá-los na sua decoração.

A principal regra é prestar atenção às demais cores que irão compor o espaço e saber combiná-las entre si, de modo a trazer modernidade e frescor ao ambiente.

Como o preto é uma cor neutra é difícil ele não combinar com alguma outra cor, porém existem tonalidades que são mais destacadas quando unidas ao preto, como o branco, o amarelo, o vermelho e os tons de marrom e cinza.

Nas paredes, você poderá usar tanto tons mais claros e suaves, como cinza, marrom e branco ou tornar o espaço super descontraído e despojado usando amarelo, verde água, laranja e outros tons mais fortes. O importante, contudo, é sempre buscar o equilíbrio.

Para que a decoração com móveis de design moderno pretos dê certo é preciso ficar atento a iluminação, já que essas peças tendem a “sugar” a luz. Por isso, evite ter muitos móveis pretos em um mesmo ambiente e sempre contrabalanceie com cadeiras claras, tapetes neutros, etc.

– Móveis de design moderno: concreto e cimento

móveis de design moderno 12

Você já deve ter notado que os móveis de design moderno prezam por materiais diferentes e até um pouco excêntricos. Por isso, os móveis em concreto e cimento são considerados ultra modernos e estão em alta na decoração.

Porém, esse tipo de móvel não é indicado para qualquer espaço. O ideal é usá-lo em ambientes maiores e amplos e que tenham decoração despojada. A beleza do móvel de concreto está nas suas proporções claras, nas estruturas firmes e no acabamento de qualidade.

O material pode ser usado para qualquer tipo de móvel, como camas, mesas, sofás e aparadores e o ideal é misturá-lo a outros tipos de materiais. Um exemplo é ter uma bela mesa de concreto com cadeiras de madeira ou coloridas.

A desvantagem é que as peças de concreto não podem ser movidas, por isso, não são indicadas para aquelas pessoas que gostam de modificar todos os itens da sua decoração com frequência. Apesar disso, os móveis em concreto e cimento são bem mais baratos do que os feitos de outros materiais e têm vida longa.

– Móveis de design moderno e a mistura de vários materiais

O mais legal de decorar um ambiente é poder brincar com vários materiais diferentes. E é justamente essa mistura e sobreposição que torna os espaços modernos e diferenciados.

Você poderá misturar seus móveis de design moderno com vários materiais e ter um ambiente único, por exemplo com:

– madeira: use-a no chão, aplicada em pisos, nos revestimentos de paredes e em outros ângulos da casa. Ela também pode compor os seus móveis de design moderno.

– tijolos: o tijolinho à vista voltou a ser uma tendência forte na decoração e pode deixar qualquer ambiente mais aconchegante. Para isso, use-os em paredes de destaque dos cômodos. Você poderá deixá-los na cor natural ou pintá-los. Eles combinam muito bem com móveis de design moderno de linhas retas e com madeiras.

– bambu: para quem busca exibir um conceito de decoração mais sustentável, esse é o material ideal, pois traz elegância e naturalidade a qualquer ambiente. Ele é um material muito versátil e pode ser usado para substituir paredes, aplicado nos pisos ou estar presentes nos utensílios domésticos. O bambu casa muito bem com móveis de design moderno de cores mais neutras e com a pegada clean ou minimalista, dando ao ambiente um toque de sofisticação.

Veja algumas imagens para se inspirar:

móveis de design moderno 4 móveis de design moderno 9 móveis de design moderno 7 móveis de design moderno 6

Como você pode notar, os móveis de design moderno são muito versáteis e conversam com várias tendências diferentes, podendo ser usados em múltiplos ambientes. E você, o que acha dos móveis com design moderno?

você pode gostar

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.