Decoração da CasaMóveis para sua Casa

Mesas de jantar modernas: você sabe como usar?

posted by Adriele Amaral 0 comments
mesasdejantarmodernas

Mesas de jantar modernas estão entre os itens de decoração mais desejados. Aprenda como usá-las e tornar o seu ambiente único.

Decorar a sala de jantar é uma atividade super prazerosa e, assim como os demais cômodos da casa, também pode seguir tendências e até mesmo contar com um pouco de ousadia.

A mesa de jantar, certamente, é o móvel principal do cômodo e ela é a responsável por ditar a base de toda a decoração que será usada no ambiente.

Atualmente, está muito em voga o uso de mesas de jantar modernas. Mas, apesar disso, as opções são inúmeras, já que dentro do estilo moderno existem vários móveis diferentes feitos com materiais distintos e designs diversificados.

Como escolher mesas de jantar modernas?

mesas de jantar modernas 3

Já que as mesas de jantar modernas se configuram como a base da nossa decoração, o ideal, antes de pensar nos outros itens da sala de jantar, é escolher a mesa certa para o seu ambiente.

Antes de decidir pelo modelo é fundamental que você considere o tamanho da sua sala de jantar e, principalmente, o fluxo de pessoas que costumam usar o móvel. Se você vive em apenas três pessoas na casa, por exemplo, mas tem o hábito de receber visitas é bom incluí-las nessa conta. Assim, você garante que terá uma mesa de jantar moderna e funcional, capaz de comportar todos seus visitantes sem problemas.

Como dissemos, o conceito de ‘modernidade’ na decoração é muito amplo e você poderá ver mesas de jantar modernas feitas em madeira maciça, com materiais frios como vidro e metal, com pedras e até mesmo em concreto. O ideal é escolher qual dessas opções tem mais ligação com a sua personalidade e também com o estilo de decoração predominante em sua casa.

Nada impede que você varie os estilos de cômodo para cômodo, mas é extremamente importante que você mantenha alguma ligação entre eles. Uma dica bacana é o uso da madeira, que pode estar presente nos móveis da sala e é muito explorada nas mesas de jantar modernas. Mesmo que na sala, por exemplo, você use móveis retro, a madeira fará a ligação entre o antigo e o contemporâneo, deixando a decoração da sua casa uniforme.

Além do estilo, leve em consideração outros itens na hora de escolher o material das mesas de jantar modernas, como:

– limpeza e manutenção: mesas de vidro e de pedras como granito ou mármore podem exigir cuidados especiais na hora de limpeza, além de ser necessário ficar atento com a manutenção e com os cuidados na hora de colocar panelas e outros itens quentes sobre o tampo.

  • Praticidade na hora de modificar a decoração: se você gosta de mudar os móveis de lugar e a decoração de tempos em tempos, não considere as mesas em concreto como opções, pois elas não podem ser alteradas de local.

  • cadeiras: será que o modelo de mesa que você escolheu fica bacana com todos os tipos de cadeiras ou você precisará de cadeiras específicas para a mesa? Quem gosta de modificar a decoração com frequência pode querer alterar ou reformar as cadeiras e é importante saber se qualquer modelo pode ficar interessante com a mesa escolhida.

Muitas pessoas acreditam que apenas salas de jantar muito grandes podem receber mesas de jantar modernas, mas isso não é verdade. Existem modelos modernos e menores que cabem perfeitamente em salas pequenas, sem perder o charme e a elegância do design moderno.

Mesas de jantar modernas: retangulares, quadradas ou redondas?

mesas de jantar modernas 5

Outra dúvida muito comum na hora de escolher por mesas de jantar moderna é em relação ao formato. Na verdade, não existe nenhuma regra definida para isso, tudo irá depender do formato da sua sala de jantar, do espaço disponível, dos móveis que você já possui e da circulação no ambiente.

Se a sua sala de jantar é pequena, você poderá optar, por exemplo, por uma mesa encostada na parede, numa bancada, numa estante ou até mesmo em um buffet. Isso ajuda a dar mais espaço de circulação e pode ser feita com mesas quadradas ou retangulares.

Agora se o seu ambiente é mais estreito, as mesas retangulares podem ser ótimas opções, podendo acomodar um número maior de pessoas. As mesas quadradas e redondas, entretanto, acomodam no máximo 8 pessoas e podem ser usadas em casas que não recebem um fluxo grande de visitas ou em famílias menores.

Para quem tem uma família pequena, mas quer fugir um pouco do tradicional, uma boa ideia é a mesa oval, que acomoda de maneira mais confortável, mas foge das opções rotineiras.

Independente do formato escolhido, lembre-se que o design deverá ser moderno. Por isso, preste atenção em todos os detalhes. Os pés das mesas de jantar modernas, em geral, são uma atração à parte, porque são bem trabalhados e podem ser fabricados com acabamentos diferentes, como madeira folhada ou maciça, vidro incolor ou colorido, laca brilhante, entre outros. Lembre-se que no conceito de design moderno a mistura de materiais é muito interessante e bem-vinda, por isso, não tenha medo na hora de ousar.

Mesas de jantar modernas: medidas ideais

mesas de jantar modernas 9

Um item muito importante que você deve considerar na hora que estiver escolhendo por mesas de jantar modernas é em relação às medidas – tanto da mesa, quanto dos demais móveis-.

É importante que o espaço definido para a mesa de jantar tenha, no mínimo, 0,90 centímetros para permitir a circulação. O ideal, no entanto, é que essa medida seja de 1,20m.

De posse dessa medida, você poderá definir melhor o formato da mesa e para quantas pessoas ela será. Uma dica na hora de saber quantas pessoas cabem na mesa é lembrar que cada pessoa deverá ter um espaço livre de, no mínimo, 60 centímetros. Para as mesas retangulares, o ideal é que a largura mínima seja de 85 centímetros e a máxima não ultrapasse 1,20m.

Não se esqueça de avaliar também o tamanho das cadeiras, pois é preciso que elas estejam em acordo com o tamanho da sua mesa e também permitam a circulação. Não adianta escolher por cadeiras enormes que não podem ser afastadas da mesa, por exemplo. Lembre-se que os modelos com braços ocupam mais espaço. Se você não abre mão desse estilo, coloque-as apenas na cabeceira para economizar espaço.

Outros móveis também podem estar presentes na sua sala de jantar, dependendo do espaço disponível. Uma ideia bacana é usar um aparador ou um bufê, que ajuda na hora de receber visitas e evita o acúmulo de panelas e outras louças sobre a mesa. Além disso, quando o cômodo não está sendo usado, esses móveis servem como complemento à decoração.

Mesas de jantar modernas: como definir os estilos das cadeiras?

mesas de jantar modernas 4

Além das mesas de jantar modernas, para deixar seu ambiente mais contemporâneo é fundamental escolher cadeiras adequadas. As cores neutras, como o preto e o branco, estão sempre em alta porque combinam perfeitamente com qualquer estilo e cor de mesas de jantar modernas. Porém, outra tendência atual, é usar cadeiras coloridas e de estilos diferentes. Nesse caso, o ideal é contar com uma mesa mais neutra.

Os revestimentos e estofados das cadeiras também podem variar. É possível encontrar peças em couro branco – que dão um ar de requinte e sofisticação ao ambiente- e também em tecido, com estampas mais chamativas ou neutras.

Outra ideia bacana é usar as cadeiras para mesclar estilos de decoração. Como a sua mesa de jantar é moderna, você poderá optar por cadeiras em estilo clássico, com pernas em cabriolet, ou mais rústicas, por exemplo, que deixam o ambiente ainda mais contemporâneo e inovador. Para não errar, tente deixar as cadeiras e a mesa na mesma tonalidade, ou use o mesmo tipo de material nos pés das mesas e nas cadeiras.

Se você quiser brincar, poderá colocar cadeiras de estilos e cores diferentes em uma mesma mesa. Para isso, poderá usar cadeiras mais ‘imponentes’ nas cabeceiras, ou separar cadeiras de estilos mais leves – porém diferentes- de duas em duas, por exemplo. A mesma regra de manter tonalidades ou materiais que conversem entre si, deverá ser usada. Dessa forma, apesar de usar vários estilos, a sua decoração terá uma unidade.

Mesas de jantar modernas e a iluminação

mesas de jantar modernas 7

Um ponto muito importante na hora de decorar a sua sala de jantar é a iluminação. Ela também é a responsável por dar destaque às mesas de jantar modernas, por isso é um item extremamente importante.

Você poderá optar por lustres pendentes de estilo clássico, que trazem mais requinte e aconchego ao ambiente, ou luminárias mais modernas. Lembre-se, porém, de não deixar a luz direta sobre a mesa, pois ela poderá esquentar, além de refletir nos olhos e dar uma sensação de desconforto.

Por isso, o ideal é usar pendentes e luzes difusas. Caso a sua mesa de jantar seja grande, opte por mais de um pendente para garantir a iluminação correta do ambiente.

A altura do pendente também é um ponto importante. Ele deve ficar há mais ou menos 1,50m do piso, deixando, sempre, a cúpula na altura dos olhos.

Veja algumas imagens para se inspirar:

mesas de jantar modenas 10 mesas de jantar modernas 1 mesas de jantar modernas 2 mesas de jantar modernas 6 mesas de jantar modernas 8

Com essas dicas, você poderá começar a decorar a sua sala de jantar agora mesmo. Quais as suas mesas de jantar modernas favoritas? Deixe um comentário pra gente!

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.