Decoração da CasaMóveis para sua Casa

Aprendendo a decorar: como usar móveis estilo retro?

posted by Adriele Amaral 1 Comment
móveis estilo retro

Encontre dicas incríveis de profissionais para decorar usando móveis estilo retro. Veja fotos lindas de decorações com móveis estilo retro.

Definitivamente, o estilo retro conquistou o décor. Já faz alguns anos que essa tem sido uma tendência em decorações de casas e até mesmo de lojas e escritórios. O principal motivo para isso é a tendência de buscar trazer com a decoração aquele aconchego tão familiar da nossa infância. Por isso, resgatar peças antigas é fundamental.

Para conseguir esse ar de ‘antiguinho’ é imprescindível dispor de móveis estilo retro, capazes de resgatar o charme de outras épocas e de, ainda, se mesclarem perfeitamente com itens mais modernos e de outros estilos decorativos.

Embora muitas pessoas sintam receio na hora de decorar com móveis estilo retro, não há motivos para esse medo. Pois, a maioria das peças, conversam muito bem com móveis modernos e contemporâneos. O único problema é exagerar na dose e acabar deixando a sua casa com cara de loja de antiguidades.

Se você também gosta de uma decoração vintage/retro que tal aprender a usar os móveis estilo retro e conseguir um efeito único na sua casa? Veja as dicas super bacanas que separamos!

Mas, o que é o estilo retro?

Primeiro, vamos começar definindo o que é esse estilo que tem conquistado cada vez mais adeptos. O estilo retro é aquele inspirado nas épocas clássicas, que vão desde os anos 20 até os anos 70, além dos móveis clássicos (estilo Luis XV) e provençais.

Porém, diferente da decoração vintage, o estilo retro transforma os móveis antigos dando a eles alguma pegada moderna. Nesse sentido, os móveis estilo retro são aqueles produzidos atualmente, mas inspirados no design dessas épocas, porém com algumas modificações, como uma coloração mais moderna ou até mesmo a mistura de detalhes de várias épocas.

Por isso, os móveis estilo retro não são uma cópia exata e fiel de outros das épocas citadas, mas sim uma nova visão sobre o que já foi usado, sem que, com isso, a peça perca a sua essência.

Nesse sentido, é comum encontrarmos, como exemplos de móveis estilo retro, penteadeiras no estilo clássico, mas com cores mais vibrantes, como o rosa pink, ou ainda cadeiras anos 50 – com os famosos pé palito-, mas com um estofado com uma estampa mais moderna.

Onde posso usar os móveis estilo retro?

Em toda a sua casa, além de escritórios e outros locais que permitam um décor um pouco mais despojado e criativo. A dica, porém, é não ter medo de ousar: você poderá misturar estilos decorativos, como o retro e o moderno, e ainda usar peças de décadas diferentes para criar um ambiente único e que retrate a sua personalidade. Além dos móveis estilo retro, abuse dos itens de decoração – eles são fundamentais na hora de criar aquela atmosfera antiga e cheia de aconchego.

– Móveis estilo retro na sala de estar:

móveis estilo retro 5

A sala de estar é um ambiente com múltiplas possibilidades. Você poderá optar por usar os principais móveis estilo retro, ou apenas ‘pincelar’ esse estilo com móveis como a mesa de centro ou lateral, ou usar uma cadeira ou poltrona retro.

Os móveis estilo retro anos 50 são uma dica super bacana para as sala de estar, principalmente devido à presença do pé palito, que traz mais suavidade ao ambiente e um toque de requinte.

Para não deixar o ambiente pesado, use móveis estilo retro de décadas diferentes e mescle com outros estilos decorativos. A base da sua sala de estar poderá ser moderna, com um sofá com linhas retas e tons neutros, por exemplo, e móveis estilo retro para ajudar a compor o ambiente.

Você poderá usar um rack anos 50, com lindos pé palitos, poltronas futuristas típicas da década 60 e um pufe anos 70, por exemplo. Tudo em perfeita harmonia.

Para que os seus móveis estilo retro não fiquem ‘perdidos’ no ambiente, busque dar uma unidade a sua decoração. Caso as suas escolhas para os móveis sejam de cores, texturas e materiais diferentes, use os itens decorativos para trazer unidade, como tapetes, almofadas, cortinas e quadros, por exemplo. Para salas com poltronas e sofás bem coloridos, uma dica é quebrar esse choque de cores usando tapete, cortina e almofadas neutras.

Já o contrário também pode ser feito. Se a sua sala é toda neutra, use um ponto contrastante como uma poltrona mais colorida ou um rack com laca colorida. Depois é só ‘unir’ esses elementos, com tons semelhantes nas almofadas. Para trazer ainda mais essa sensação de retro, use pôsteres de artistas da época ou espelhos com molduras clássicas, por exemplo.

Como você pode notar não existem regras definidas na hora de usar os móveis estilo retro na sua sala. É possível fazer muitas combinações diferentes, com móveis modernos e antigos no mesmo espaço, sem, com isso, perder a unidade decorativa do ambiente.

Às vezes é possível conseguir esse ar mais ‘antiguinho’, apenas usando pequenos móveis estilo retro, como um puff da década 50 ou 70, ou uma mesa lateral anos 20. Já para quem gosta de ousar, fica super bacana apostar nos principais móveis com estilo retro, como o sofá, o rack e as poltronas.

– Móveis estilo retro no quarto:

móveis estilo retro 3

O quarto é outro ambiente que poderá ser quase totalmente decorado com móveis estilo retro ou fazendo-se um contraste de épocas e tendências.

O mais usual, atualmente, é ter uma base moderna, com cama e guarda roupa em tons neutros e linhas retas, e dispor de alguns móveis estilo retro, como uma penteadeira clássica com pernas em cabriolet em uma cor mais chamativa, ou uma cômoda em laca colorida no estilo anos 50, ou ainda uma cadeira Panton bem colorida, por exemplo.

Porém, nada impede que você use a base do seu quarto com móveis estilo retro. Nesse caso, o estilo provençal pode ser muito bem aproveitado, já que se utiliza das linhas curvas dos móveis clássicos, mas com cores e tons pasteis e brancos, que trazem suavidade ao ambiente.

Esse estilo, inclusive, tem sido muito usado em quartinhos de bebê, justamente por essa sensação de tranquilidade que proporciona. Porém, como os móveis provençais podem lembrar um pouco o estilo de vida no campo, é bacana mesclá-lo com, ao menos, alguns itens de design moderno.

A dica para não errar é sempre ter parcimônia e não exagerar no uso de móveis estilo retro. Você também deve ficar atento para que dois móveis de muito destaque no estilo retro não fiquem próximos, pois isso poderá deixar o ambiente pesado.

– Móveis estilo retro na sala de jantar e na cozinha:

móveis estilo retro 12

Esses ambientes ficam ótimos com móveis estilo retro e são super bacanas na hora de misturar o moderno dos aparelhos eletrodomésticos com o charme de móveis antigos.

Na sala de jantar é possível usar vários móveis estilo retro juntos como um belo aparador clássico – com as famosas pernas em cabriolet- e cadeiras anos 50 – com os adorados pés palito-, por exemplo. Para não pesar, use uma mesa moderna e neutra.

Se você ainda tem receio na hora de usar móveis estilo retro, vá modificando a sua decoração aos poucos. Aproveite o ambiente da sala de jantar para fazer essa transição. Você poderá usar um aparador estilo retro, ou as cadeiras da cabeceira em estilo clássico, por exemplo, e deixar o restante dos seus móveis no estilo mais contemporâneo.

Na cozinha também é possível brincar com os móveis estilo retro, inclusive modificando a função original dos mesmos. É possível usar, por exemplo, uma cômoda antiga como bancada ou até mesmo uma cristaleira para guardar os potinhos de açúcar, castanhas e outros itens bacanas.

Para completar a decoração retro neste ambiente use aparelhos retros, que são feitos com o design inspirados em outras épocas, mas que funcionam de maneira super moderna. Existem vários itens assim como batedeiras, termômetros, cronômetros, relógios e muito mais. Não se preocupe se esses itens não forem da mesma década dos móveis estilo retro que está usando, essa mistura de décadas também é super válida e ajuda a deixar o ambiente mais despojado.

– Móveis estilo retro no home office:

móveis estilo retro 13

Quem disse que não dá para usar os móveis estilo retro no ambiente de trabalho da sua casa? Você poderá fazer várias combinações de estilos, mesclando os aparelhos da vida moderna com a beleza e o requinte de décadas passadas.

As cadeiras retro ficam muito bacanas nesse ambiente, trazendo mais charme e conforto. Além delas, você poderá usar uma escrivaninha antiga ou uma bela mesa provençal, por exemplo. Que tal ainda modificar a função original da cristaleira e usá-la como um armário para expor e organizar os livros?

Veja mais algumas ideias e inspirações de lindas decorações com móveis estilo retro:

móveis estilo retro 4 móveis estilo retro 6 móveis estilo retro 7 móveis estilo retro 8 móveis estilo retro 9 móveis estilo retro 10 móveis estilo retro 11 móveis estilo retro2 móveis estilo retro 1

Como você pode notar é muito fácil usar os móveis estilo retro na sua casa e é possível mesclá-los com itens modernos ou usar móveis de décadas diferentes em um mesmo ambiente.

A dica, contudo, é sempre buscar trazer alguma unidade à decoração, para que não pareça que seus móveis estilo retro foram apenas colocados no ambiente. Use itens de decoração como almofadas, roupa de cama, cortinas, tapetes e outros acessórios para fazer essa unificação.

E você o que acha de usar móveis estilo retro na sua casa? Conte pra gente!

você pode gostar

1 Comment

Rosa antonia dutra 21 de julho de 2018 at 19:15

Amei tudo

Reply

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.