Decoração da CasaMóveis para sua Casa

Dicas de decoração: como usar poltronas decorativas?

posted by Adriele Amaral 0 comments
poltronas decorativas

Veja dicas incríveis para usar poltronas decorativas. Muitas fotos para você se inspirar de décor com poltronas decorativas.

As poltronas decorativas estão com tudo no décor, ajudando a incrementar e destacar a decoração das salas de estar, dos quartos e do home office.

Além de promoverem maior conforto, as poltronas decorativas ainda ajudam a deixar o ambiente mais sociável, aumentar a disposição dos lugares para as visitas e destacar o estilo decorativo do espaço.

Por isso, na hora de escolher a melhor poltrona decorativa para o seu cômodo é preciso prestar atenção a alguns detalhes, como considerar o espaço disponível, os móveis já usados no ambiente e também o conforto.

Se você está em busca de uma poltrona ideal para a sua sala, quarto, home office ou outro ambiente, veja as dicas super bacanas que separamos.

Poltronas decorativas: itens a considerar na hora da escolha

Práticas, funcionais e coloridas, as poltronas decorativas são consideradas, atualmente, elementos fundamentais na hora de compor o décor, principalmente, da sala de estar. Porém, nem sempre é fácil encontrar o modelo ideal para o nosso ambiente. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser importantes na hora de começar a buscar pelas suas poltronas decorativas.

Tamanho:

poltronas decorativas 2

Antes de optar por esse ou aquele modelo, é muito importante que você saiba o espaço disponível para as poltronas decorativas. Se você já possui a sua sala de estar montada, com outros móveis como sofá, rack, mesa de centro e etc, não se esqueça de medir o espaço onde ficará a poltrona antes de compra-la. Inclua nessa medida pelo menos 70 centímetro de circulação.

Além disso, as poltronas decorativas devem ser proporcionais aos demais móveis do ambiente, para que a decoração não fique estranha. De nada adianta dispor de um sofá muito pequeno e poltronas enormes que não combinam com o espaço da sala, por exemplo.

Se a sua sala de estar é pequena, não se preocupe, também é possível contar com poltronas decorativas. Nesse caso, opte por modelos menores e mais ‘enxutos’. As versões giratórias são ideais, pois são versáteis e ocupam menos espaço.

Para salas grandes ou pequenas, a dica de buscar manter espaço suficiente para a circulação é sempre válida. Se você adora poltronas decorativas, mas a sua sala é pequena, tente escolher por um sofá um pouco menor e por modelos de poltronas igualmente menores, capazes de favorecer a circulação. Evite ‘poluir’ a sua sala, com muitos móveis, como conjuntos de poltronas (as vezes é possível optar por apenas uma), sofás muito grandes, mesas de centro, mesas laterais e assim por diante.

Conforto:

poltronas decorativas 7

Se, assim como a maioria das casas brasileiras, a sua sala de estar também é sala de TV, é importante que os estofados sejam confortáveis e favoreçam passar algumas horas sentado neles.

Por isso, da mesma forma que o sofá, é importante que as suas poltronas decorativas também sejam confortáveis. A densidade indicada, neste caso, varia de 23 a 28 g/cm³.

Mas, além disso, é importante que você considere o formato da poltrona, o tamanho do encosto, a localização dos braços, entre outros.

Estilo:

poltronas decorativas

Existem poltronas decorativas de todos os estilos: vintage, retro, moderno, clássico, anos 50, entre outros. É importante que você saiba escolher qual o melhor estilo decorativo para o seu ambiente.

Lembre-se que, como sempre falamos aqui, não é preciso que todos os móveis do ambiente sigam o mesmo estilo. A decoração moderna permite que façamos combinações e contrastes com estilos e épocas completamente diferentes.

Porém, é sempre necessário buscar dar alguma unidade à sua decoração. Para isso, vale a pena investir em objetos capazes de fazer essa junção, como tapetes, cortinas e almofadas, que, dependendo da cor e do estilo, podem ser fundamentais na hora do ‘arremate’.

Além disso, buscar pequenos ‘paralelos’ entre os móveis de estilos diferente também ajuda a dar essa sensação de unidade. Você pode usar poltronas decorativas com pé palito que sejam da mesma tonalidade da madeira usada em um detalhe do rack, ou ainda uma poltrona decorativa clássica que tenha relação com a moldura dos quadros de determinada parede e assim por diante.

Cores e estampas:

poltronas decorativas 1

Assim como os estilos, brincar com as cores, estampas e texturas das suas poltronas decorativas é essencial para deixar a sua decoração mais charmosa e atrativa.

Você não precisa dispor de poltronas decorativas na mesma cor (ou tonalidade) do seu sofá, nem da mesma textura. O legal é usar as poltronas decorativas como ponto de contraste do ambiente.

Dessa forma, se a maior parte da sua decoração é neutra (em tons claros ou escuros), você poderá contar com poltronas decorativas coloridas que irão se destacar no ambiente. Para fazer a ‘junção’ do décor, use algumas almofadas com tons semelhantes às das poltronas, por exemplo. O contrário também é válido, caso a sua decoração seja muito colorida, use poltronas em tons neutros.

Você também poderá brincar com estampas e texturas. Nada impede que o seu sofá seja de tecido e as suas poltronas decorativas de couro, por exemplo.

Também é possível contar com um sofá colorido e poltronas decorativas igualmente coloridas. Esse tipo de decoração é chamada de ‘color block’ e está muito em alta. Só tome cuidado para escolher cores que sejam complementares e para fazer a mesma ideia de ‘junção’ de que tanto falamos aqui.

Poltronas decorativas: tipos, modelos e ideias

Como dissemos, existem inúmeras opções de modelos e tipos de poltronas decorativas que podem ser mais ou menos indicadas para o seu espaço. Separamos algumas sugestões que podem lhe ajudar a se inspirar na hora de modificar o décor da sua casa.

Poltronas gêmeas:

poltronas decorativas 10

Duas poltronas decorativas do mesmo estilo e cor são bastante comuns na maioria das decorações. Elas ficam muito bem em salas quadradas, já que ajudam a ‘fechar’ o quadrado imaginário do ambiente e também em salas integradas, sendo ótimas para dividir o espaço da sala de estar e de jantar.

Além disso, as poltronas decorativas gêmeas também podem servir para substituírem um sofá. Se o seu espaço é pequeno, ao invés de usar um sofá de dois lugares – que poderá ocupar mais espaço-, você poderá usar as poltronas gêmeas no lugar. Os modelos giratórios são igualmente confortáveis, oferecem local para sentar-se e ainda são mais leves, deixando o ambiente com uma sensação maior de amplitude.

Poltronas monocromáticas:

poltronas decorativas 14

Aqui a ideia é buscar pelo contraste de tons. Se a sua sala de estar é toda neutra, com paredes brancas e tons claros, uma ideia muito bacana é apostar em duas poltronas decorativas de tons escuro, como por exemplo as poltronas pretas.

Esse contraste entre claro e escuro ajuda a quebrar a monotonia do ambiente. Além disso, o clássico preto e branco está muito em voga e ajuda a deixar qualquer ambiente moderno e requintado.

Claro que esse contraste pode ser feito com qualquer tonalidade de parede e móveis x poltronas decorativas. Somente busque usar cores complementares e que possuam alguma relação entre si, como tons quentes e frios.

Poltronas rústicas:

poltronas decorativas 15

Se a sua decoração é mais campestre, você também poderá contar com belas poltronas decorativas. Existem muitos modelos de poltronas rústicas que são super modernas e confortáveis.

Você poderá optar em ter todo o ambiente com uma pegada de fazenda, como sofás e poltronas rústicos, parede com tijolinho aparente e móveis de madeira, ou apenas fazer um contraponto de estilos.

Neste caso, a base da sua decoração poderá ser neutra, com estofados de linhas retas e você poderá usar alguns itens mais rústicos, como as poltronas decorativas e algum outro elemento, seja a parede ou mesmo um móvel como o rack.

Outra ideia para ambientes campestres como as fazendas é misturar o estilo provençal com o rústico, já que ambos costumam combinar perfeitamente e trazem um pouco mais de romantismo ao estilo rústico tradicional.

Poltronas que lembram cadeiras:

poltronas decorativas 5

Uma ideia muito bacana – e bastante em voga- é o uso de poltronas decorativas que se assemelham à cadeiras. Um dos exemplos mais usados é o estilo clássico, com as poltronas decorativas com pernas em cabriolet.

Embora os pés e o espaldar lembrem uma cadeira, essas poltronas possuem o assento em estofado e são bastante confortáveis. Elas ficam ótima combinadas com móveis mais modernos e podem ser usadas para compor a sala de estar ou para preencher um espaço vazio, como um canto mais afastado da sala, o final de um corredor, o hall de entrada, entre outros pontos.

Poltronas decorativas: além da sala de estar

Como dissemos, as poltronas decorativas podem ser usadas em vários cômodos.

Nos quartos, elas ajudam a trazer mais conforto e podem ser combinadas com abajures e até mesmo pufes para os pés. No quartinho de bebê elas são super indicadas e devem ser de modelos confortáveis e estofadas.

No home office, as poltronas decorativas podem aparecer compondo a mesa de trabalho ou como um espaço para leitura, reuniões e até descanso entre um trabalho e outro.

Veja mais algumas ideias de uso das poltronas decorativas:

poltronas decorativas 4 poltronas decorativas 6 poltronas decorativas 8 poltronas decorativas 9 poltronas decorativas 11 poltronas decorativas 12 poltronas decorativas 13

E você, o que achou das nossas dicas? Já sabe quais poltronas decorativas combinam mais com o seu ambiente?

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.