Decoração da CasaMóveis para sua Casa

Mesa lateral: como usar?

posted by Adriele Amaral 0 comments
mesa lateral

Veja dicas na hora de escolher a melhor mesa lateral para a sua sala. Muitas fotos e inspirações de decoração com mesa lateral.

A mesa lateral já foi um móvel muito buscado e procurado em outras décadas. Com a necessidade de ‘economizar’ espaço, devido ao surgimento de casas e apartamentos cada vez menores, a mesinha lateral acabou se tornando um acessório e aos poucos foi sendo dispensada.

Porém, com a retomada da decoração retro e vintage, vemos novamente o surgimento e a procura das pessoas pela mesa lateral – um item capaz de trazer charme e elegância a sua sala, além de ser muito útil e prática, já que pode servir como apoio para telefone, recados, abajures, luminárias e outros itens decorativos, mas funcionais.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a mesa lateral é um móvel super prático e com diversas funções, que nem sempre precisa ficar restrito à sala de estar. Você poderá usá-la no quarto – fazendo as vezes do criado mudo-, no home office, em um corredor, no hall de entrada e onde mais a sua imaginação permitir.

Existem muitos modelos de mesinhas laterais, feitos em madeira, aço, ferro, com uma pegada mais ‘rústica’, estilo vintage, provençal, anos 50 e por aí vai. Por isso, algumas dicas podem lhe ajudar na hora de definir qual a mesa lateral ideal para o seu caso.

Como escolher a mesa lateral?

mesa lateral 8

Se você não possui nenhuma mesa lateral e está pensando em comprar esse móvel, a primeira dica é pensar na utilidade que ele terá. No geral, a mesa lateral é usada na sala de estar, localizada próxima ao sofá para acomodar pequenos itens decorativos.

Por isso, antes de decidir o tamanho e a forma da sua mesa lateral, meça o espaço disponível para ter certeza de que tipo de peça está buscando.

A forma da sua mesa lateral irá depender muito do local escolhido e do tamanho do mesmo. Além disso, você pode considerar fazer um contraste entre os móveis existentes. Por exemplo, se você possui uma mesa de centro quadrada, você poderá optar por uma mesa lateral em forma de gota ou redonda. Mas, se o seu espaço não permite mesas de formatos diferentes, então busque fazer um contraste de materiais. Dessa forma, se a sua mesa de centro é em vidro, você poderá optar por uma mesa lateral em madeira maciça.

Misturar os estilos também pode ser bacana. Lembre-se que a mesa lateral é apenas um acessório na sua sala de estar – e não a base da sua decoração-, por isso, pode aparecer em um estilo completamente diferente do que já foi usado. Se você possui móveis modernos e uma mesa de centro bem moderna, que tal fazer um contraponto com uma mesa lateral anos 50, com belos pés palito? Na hora de mesclar os estilos, só busque alguma característica que dê unidade a sua decoração, por exemplo, móveis modernos com pés de madeira e a mesa lateral em pé palito.

Embora não existam regras na hora de escolher a sua mesa lateral, é bacana que você busque uma peça que tenha altura e profundidade próximas dessas medidas do braço do seu sofá. Já se a sua ideia é usar a mesa lateral como criado mudo, também é importante que ela fique na mesma altura do colchão da cama. Se isso não for possível, opte por uma peça que fique um pouco mais baixa do que o colchão. Já a profundidade, no caso dos quartos, não deve ultrapassar 60 centímetros, para não dificultar na hora de entrar e sair da cama.

mesa lateral 11

Como você pode notar, na hora de escolher a sua mesa lateral não existem muitas regras do que é certo ou errado. O importante é você considerar o espaço que tem disponível e buscar o melhor móvel para aquele tamanho e também estilo.

A única coisa que você deve evitar é fazer ‘combinações’ entre a mesa lateral e a mesa de centro. Nada de usar móveis da mesma cor e modelos, fazendo ‘conjuntos’. Agora, se você já tem mesas laterais iguais, pode pensar em usar uma ao lado do seu sofá e outra como criado mudo, lá no quarto, bem distante da sala, para que ambas não fiquem todas iguais no mesmo ambiente.

A mesa dica vale para as cores. Evite combinar a mesa lateral com a cor do sofá, da cortina ou do tapete. Se a sua sala de estar é toda neutra, use a mesa lateral para trazer vida ao ambiente, com um móvel super colorido, por exemplo. Já se as suas cortinas, tapete e almofadas são mega estampados, use uma mesa lateral de madeira, na cor natural.

Como decorar a mesa lateral?

mesa lateral 4

Agora que você já se decidiu pela melhor mesa lateral, falta pensar em alguns itens decorativos, não é mesmo?

Caso a sua mesa lateral tenha uma função especifica – como receber o telefone-, nada impede que você use outros detalhes para decorá-la.

São muitos os itens que você pode usar na sua mesa lateral, como vaso com flores, abajures e luminárias, caixinhas, livros, porta-retratos. Na maioria das revistas de decoração vemos, sempre, pelo menos 3 desses itens combinados. Mas, é claro, que isso não é uma regra de ouro e vai depender muito do seu espaço e do tamanho da sua mesa lateral.

Para romper a linearidade e conseguir movimento busque unir objetos de alturas diferentes como um abajur com livros e um vasinho menor, ou uma luminária, porta retratos e um porta recados.

mesa lateral 10

Arranjos de flores ficam ótimos nas mesas laterais e ainda ajudam a dar mais vitalidade ao ambiente. Se você também gostar de flores naturais, uma dica é buscar por arranjos mais altos que preenchem bem o ambiente e podem ser combinados com peças menores.

Uma dica bacana para mesas laterais que ficam próximas à parede é incluí-la na decoração. Por exemplo, misturando estilos: você pode usar um pôster retro, uma mesinha mais moderna e um aparelho de telefone de outras décadas.

Se você busca uma mesa lateral que tenha função no dia a dia da casa, evite colocar muitos objetos sobre ela, pois ficará difícil depois apoiar, por exemplo, um copo de água ou anotar um recado, caso não haja espaço suficiente para isso.

Caso a sua sala seja pequena, uma dica para dar sensação de amplitude é usar a mesa lateral como extensão do sofá. Nesse caso, você deverá buscar um modelo que seja da mesma cor do estofado do sofá e de um material que tenha ligação com o móvel. Assim, ao olhar para o ambiente, você pensará que a mesa lateral é parte integrante do sofá. Além disso, neste tipo de composição, os objetos decorativos ganham ainda mais destaque.

mesa lateral 6

Apesar de muitas pessoas terem receio, a mesa lateral também pode aparecer em tons mais escuros – mesmo em salas pequenas. Para isso, busque apenas harmonizar os tons escuros e claros. Se o seu ambiente é pequeno, use tons claros nas paredes e nos moveis principais – como o sofá- e faça um contraponto com tons escuros na mesa lateral, na mesa de centro e nas almofadas, por exemplo. A sua decoração ficará sóbria e requintada.

Outra ideia que tem sido muito usadas é a mesa lateral em acrílico. Com um ar mais moderno e despojado, ela pode ser usada em praticamente todos os estilos decorativos e serve muito bem para fazer um contraponto de estilos. Além disso, a mesa lateral de acrílico é um móvel neutro e leve e que ajuda a destacar os itens decorativos.

Se a sua intenção é dispor de um móvel para guardar pequenos itens, os modelos de mesa lateral com gaveta podem ser indicados, já que eles servem para ajudar a trazer mais personalidade a decoração e ainda são aliados na hora de manter a ‘baguncinha’ em ordem e fora das vistas.

Caso a sua mesa lateral seja redonda, uma ideia bem bacana é usar uma bandeja bem bonita para colocar os itens de decoração. O design da bandeja pode ser escolhido de acordo com o efeito que se quer explorar e as características dos outros móveis da sala. Lembre-se, porém, que esse tipo de mesa lateral pede por decorações menos volumosas, ok?

Como improvisar uma mesa lateral?

mesa lateral 3

Apesar de existirem vários e lindos modelo de mesa lateral, nem sempre você precisará de um móvel específico para essa função. Na verdade, decorações modernas têm apelado cada vez mais para a criatividade e o uso de peças fora da sua função inicial.

Se você gosta de ter peças inusitadas na sua decoração, uma dica muito bacana é usar outros itens como mesa lateral. As opções também são inúmeras como banquetas, baús, malas antigas, troncos de árvore tratados, caixotes de feira, revistas antigas empilhadas e muitas outras ideias.

O importante é não ter medo de ousar e experimentar a ideia no seu espaço para ver se ele não ficará muito deslocado do restante da decoração.

Veja algumas ideias de decorações e o uso da mesa lateral:

mesa lateral 1 mesa lateral 2 mesa lateral 5 mesa lateral 7 mesa lateral 9 mesa lateral 12 mesa lateral 13

E você, o que acha do uso da mesa lateral? Conte pra gente!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.