}); Estilo Provençal em Detalhes para Incorporar na Decoração –
Decoração da Casa

Estilo Provençal em Detalhes para Incorporar na Decoração

posted by Vanessa Carvalho 0 comments
Móveis Estilo Provençal

Como não assimilar o romantismo ao Estilo Provençal. Uma decoração delicada que apesar de rústica tem muito encanto e sofisticação. Este estilo faz referência à campestre e charmosa Provença, região do sudeste da França conhecida por seus vastos e perfumados campos de lavanda. A decoração carrega consigo todo o romantismo e a simplicidade da vida no campo no local. 

Gosta do móveis em Estilo Provençal e quer conhecer mais detalhes desse assunto, como:

  • Curiosidade Sobre a Origem do Estilo Provençal
  • Como são os Móveis  Provençais?
  • Atributos Indispensáveis no Estilo Provençal
  • Criando uma Decoração Provençal
  • Como incorporar o Estilo Provençal na Decoração

Curiosidade Sobre a Origem Do Estilo Provençal

Por volta do século XVI, na França, os camponeses desejavam uma decoração mais nobre e luxuosa como as dos nobres. Os artesões de Provença começaram a criar móveis inspirados neste estilo de decoração. Porém, a madeira usada era de baixa qualidade e suas peças tiveram muitas imperfeições. E, para encobrir os defeitos na madeira, os artesões inventaram uma técnica de revestimento conhecida como gesso cré. O problema é que este revestimento não era muito resistente e se desgastava com o tempo, ao invés da peça se assemelhar com estilo dos móveis da realeza, acabou aparentando um móvel rústico e envelhecido.

O projeto “frustrado”, na época, resultou na criação da pátina – técnica que se tornou mundialmente conhecida e, é uma das principais referências ao Estilo Provençal. 

Atualmente, o Estilo Provençal é único e muito valorizado na decoração por todas as classes sociais!

Como são os Móveis Provençais?

Os móveis provençais são uma mistura de texturas e cores harmonizadas criam um ambiente suave, delicado e quase sempre muito romântico. Os móveis, geralmente são de madeira ornamentada e recebem uma pátina com cores neutras ou pastéis, as paredes e estampas dos estofados são florais e outros elementos que nos remetem agora para um estilo mais encantador e sofisticado.

As principais características do Estilo Provençal são:

  • Madeira rústica;
  • Aspecto envelhecido;
  • Detalhes ornamentados;
  • Acabamento delicado;
  • Cores neutras ou pastéis;
  • Estampas florais.

Atributos Indispensáveis no Estilo Provençal

Não podemos deixar de lado a principal característica que deu a origem ao Provençal – o aspecto envelhecido. Móveis antigos fazem a diferença se repaginados com o acabamento provençal.

Você pode ter algum móvel antigo de família ou encontrar peças valiosas em brechó. Uma boa opção para ter um móvel novo, mas com acabamento provençal, é encontrar em um Site de Loja Online peças de design antigo, estilo vintage, e escolher a pintura ideal.

O aspecto rústico do móvel também é um atributo marcante do Estilo Provençal, já que os camponeses não possuíam recursos suficientes para confeccionar móveis equivalente aos da realeza.

O design marcante digno de realeza inspira uma decoração romântica e original!

Criando uma Decoração Provençal

Decoração romântica e delicada, muitas vezes confundida como uma decoração mais feminina. Estampas florais e móveis de madeiras ornamentadas com pinturas em tons pastéis, deixam a decoração muito envolvente e harmoniosa. Mas, não quer dizer que seja exatamente uma decoração feminina.

Não esqueça que os móveis provençais são mais rústicos e podem receber uma pintura mais neutra que pode decorar espaços masculinos, como escritório. Para um ambiente familiar tem várias maneiras de adaptar os móveis provençais para proporcionar harmonia e sofisticação na decoração.

Você pode criar uma decoração moderna de cores fortes e dar um toque provençal mais neutro para destacar a peça através da elegância do seu design diferenciado. Quer dar um toque na decoração com móveis Estilo Provençal entre diferentes estilos, aposte em peças estratégicas que tenha harmonia com restante da decoração.

Se você quer apenas dar um toque provençal na decoração escolha uma peça ou outra.

Os móveis provençais são um pouco exorbitantes, se você pretende ter a casa toda decorada neste estilo é preciso ter cuidado com os exageros. Os móveis devem conversar entre si, combinando toda a decoração a fim de que o ambiente integre com a mesma proposta.

Móveis Provençais são repletos de detalhes (Poltrona Bella)

Como Incorporar o Estilo Provençal na Decoração

Os móveis antigos neste estilo de decoração são perfeitos para todos os ambientes da casa. Veja algumas dicas:

  • Para os quartos, uma boa opção é usar uma cabeceira com aspecto envelhecido, uma cômoda ou criado-mudo antigo. Qualquer item que escolher para destacar no quarto deixará o ambiente mais aconchegante e com um ar de romantismo.
  • Armários e balcões antigos na cozinha é uma opção mais aconchegante. Coloque alguns detalhes com estampas floridas vai combinar perfeitamente com a decoração provençal.
  • O espaço gourmet pode ganhar um acabamento provençal nas mesas bistrô e nas banquetas rústicas.
  • Na sala de estar, use poltronas com design ornamentado em pintura provençal com estampas florais. As listras também são presentes na decoração provençal, reforçam o ar romântico e podem ser incorporadas à decoração com papel de parede ou nas estampas. Mesas de centro ou de canto vintage também destacam bem neste tipo de decoração na sala de estar. 
  • Prefira uma mesa rústica e inacabada com bancos e cadeiras no mesmo estilo para compor com elegância a sua sala de jantar. Coloque pequenos vasos de flores, elas também ajudam a compor o Estilo Provençal, principalmente as alfazemas que são flores típicas da região.
Cabeceira de Cama Provençal
Cômoda Gaveteiro Dallas Azul Provençal
Cadeira Encanthus
Cadeira Inglesa com Braços
Cadeira Provençal com Braços

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.