}); O Sucesso da Decoração Retrô –
Decoração da CasaDecoração de Sala de EstarDicas de Decoração

O Sucesso da Decoração Retrô

posted by Vanessa Carvalho 0 comments

Retrô é o estilo adotado em interiores com uma atmosfera nostálgica. Sempre em alta entre tendências, esse estilo confere um caráter único e ao mesmo tempo permite um toque elegante e aconchegante, seja tanto para um item de destaque como para uma decoração completa do ambiente.

Imagine em sua sala de estar, uma escrivaninha de design vintage, ela pode ser a princípio uma peça introduzida em um ambiente totalmente Retrô ou simplesmente ser um destaque singular no meio de uma decoração moderna. Você pode ter um item ou outro Retrô pelos cantos da casa como peças de design assinado, sem que a sua decoração seja do Estilo Retrô.

Deseja ter sucesso na decoração Retrô? Então comece seu projeto da melhor maneira. Aqui você vai conhecer algumas coisas a serem consideradas antes de começar a uma Sala de Estar Retrô.

O que Define a Decoração Retrô?

A decoração Retrô teve origem nos gloriosos anos trinta. Período este, em que o mundo passava por uma grande revolução. Por melhores condições de vida e com grande poder de aquisitivo, as pessoas investiram em muitas coisas, inclusive na decoração de interiores de suas casas. 

Em pouco tempo, o estilo Retrô se tornou uma tendência que permanece em alta. Memórias do passado, a busca para reproduzir ou recordar a atmosfera daqueles anos dourados. O Retrô é uma definição do estilo emblemático dos anos 30 aos 90, embelezado por peças ou reproduções que eram o retrato daquela época.

Os Tons do Retrô

Os tons pastéis predominam quando trazemos uma decoração do passado. As cores atenuantes em amarelo, verde, azul, rosa e lilás suavizam a decoração. Para criar um esquema de cores autêntico e harmonioso para uma sala Retrô, você pode contrastar um cor suave clássica com um toque mais escuro da modernidade.
Outros tons, como lavanda, branco, amarelo topázio ou bege também são possíveis de criar um aspecto nostálgico. Por serem cores bem suaves, as pessoas associam o tom pastel ao quarto de bebê, mas na verdade, remetem um clima leve e aconchegante para todos os cômodos da casa!

Esses tons pastel podem ser combinados entre si ou com cores escura como o grafite. O importante é criar um espaço elegante onde as cores sejam contrastadas com harmonia.

Cores Vivas da Decoração

Cores intensas também podem ser vistas nos mobiliários Retrô. Para quem quer um toque chique e muita vivacidade na decoração, é possível aderir a cores vivas.  Por exemplo, uma poltrona revestida com tecido nobre e aveludado na cor vermelha, azul petróleo ou roxa tornam a peça muito elegante. Quer aquecer ainda mais a decoração, opte por um tecido amarelo mostarda e laranja. 

Para conseguir uma decoração Retrô é preciso ousar e usar associações inusitadas, mas sempre pensando na harmonia. No entanto, cores vivas e quentes são invasivas demais e devem ser usadas com cautela. O segredo é combinar até três cores diferentes. Para uma boa prática, prefira acabamentos brilhantes.

Como Mobiliar uma Sala de Estar Retrô

Uma boa opção é mobiliar a sala de estar com peças antigas – aquelas herdadas de familiares que são legítimas peças daquela época. A compra de móveis caros de colecionador, não é tão aconselhável quanto apostar na reforma de um móvel antigo.

Se for preciso comprar móveis para criar uma decoração Retrô, escolha peças em brechó de móveis ou em páginas de vendas na internet que estão cheios de móveis vintage para adotar sem hesitação. 

Contudo, se você não conseguir encontrar alguma peça essencial, existem lojas especializadas em fabricar móveis inspirados no design vintage e reproduções de peças assinadas por designers do século XX. Procure por esses sites, encontre o móvel que precisa, e o melhor, é que você ainda poderá customizar a peça, escolha a pintura e o tecido ideal para combinar com toda a sua decoração Retrô!

Quais Acessórios usar na Decoração Retrô

Assim como as pinturas ou papéis de parede são obrigatórios para o estilo Retrô, os acessórios vintage também são parte integrante da decoração da sala de estar!

Dê um toque original, ouse decorar com uma peça ou outra da época, como rádio antigo, toca-discos de vinil, telefone de disco ou televisão quadrada. Os espelhos redondos e grandes ou modelos em rattan, também devem ser abraçados na sala Retrô. 

A iluminação desempenha um papel importante para o layout da decoração Retrô. A escolha depende da natureza desejada. Na sala de estar mais elegante, os lustres são muito bem recomendados especialmente associado a sofás ou poltronas de veludo. 

As lâmpadas penduradas, luminárias de chão ou até mesmo castiçais de metal transformam o clima nostálgico da sala de estar de forma surpreendente!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.