Decoração da CasaDecoração de Area ExternaDicas de Decoração

Horta Vertical: Paletes, PVC, PET e Como Fazer?

posted by Michele Azevedo 0 comments

Quer saber como preparar a sua horta vertical? Esta é uma tendência que não pode ficar fora do seu ambiente decorativo. Confira as opções e dicas!

A Horta Vertical é uma opção para aqueles que amam a natureza. Ter uma horta ou jardim em casa é uma excelente ideia decorativa. Pela dificuldade em manter plantações em casa, surgiram as hortas, em questão, que se destacam pela beleza e praticidade. Para aqueles que vivem em flats ou apartamentos, o interessante é que se tenha uma parede onde o sol bate pelo menos 3h ao dia.

horta vertical

As hortas verticais vieram para tornar a casa um ambiente mais livre e próximo da natureza. Principalmente, para aqueles que moram em apartamentos ou lugares que não permitem quintais e jardins, usufruem desta possibilidade. Isto porque ela é capaz de tornar o ambiente muito mais interessante e descontraído. Isto porque a horta, em questão, auxilia também na decoração dos cômodos pretendidos.

Como fazer a Horta Vertical?

É possível que você já tenha, em sua casa, uma pequena horta. Se estiver tentando criar a horta vertical, a dica é o “transplante” da muda para os vasinhos. Eles podem ficar dispostos em uma série de possibilidades. São elas:

  • vasos – em sua diversidade de opções;
  • garrafas;
  • copos;
  • demais itens criativos que compactuem com a decoração de sua casa.

horta vertical

As hortas verticais feitas em madeiras e trilhos de ferro ou aço para o calçamento do equilíbrio da plantação é uma opção. É possível também conectar vasos nas paredes, de maneira vertical, para manter a decoração, em questão.

A criatividade, aqui, conta muito, e portanto, requer atenção para o momento de fixação das possibilidades na parede. Certifique-se de que estão bem pregadas.

Horta Vertical em PVC

Ao pensar em sustentabilidade, é possível que venha a nossa mente aqueles materiais que não utilizamos mais. Eles podem servir efetivamente para a elaboração da horta. O PVC é uma alternativa que se destaca, nesta situação. Além de ser uma opção sustentável, o PVC é excelente para a alocação da terra e plantio. É simples, econômico e, quando vem limpo ou pintado, agrega muita beleza para a decoração da casa.

horta vertical

Abaixo, outra ideia genial para uso do PVC pintado, que agregou muito para a área, em questão. Os canos puderam formar uma espécie de encanamento em horta, nas posições verticais e inclinadas, como se fossem ramos de plantas.

horta vertical

Boa ideia, não?

Horta Vertical em Madeira

Madeira é um material que consegue dar um tom muito sofisticado à residência. Seja onde estiver, é capaz de resgatar o rústico e elaborar uma decoração lindíssima. Veja os modelos interessantes que podem te inspirar:

horta vertical

Neste caso, utilizou-se vasinhos e arames para segurá-los num palete. Esta madeira foi efetiva no processo de verticalizar a horta. A ideia trouxe uma diversidade de plantinhas para serem utilizadas no consumo de casa ou simplesmente decorar o ambiente.

horta vertical

Esta versão da horta vertical trouxe peças de pisos de madeira. Também, muito bonita e criativa. Esta horta trouxe também a colocação de vasinhos mais sofisticados, em cerâmica, que mesclaram entre o bege e o marrom escuro para tornar o ambiente mais elegante. Perceba também que a cor da parede onde foi colocada a horta agregou muito para esta decoração.

Horta Vertical em Paletes

Os paletes são peças únicas, que auxiliam na sustentabilidade do planeta e cooperam para inúmeras decorações da casa. É uma tendência que não sai da moda decorativa. Ela pode oferecer possibilidades diversas para a montagem da horta vertical. Basta que você preste atenção ao redor do local pretendido para perceber o que pode ou não harmonizar o ambiente com as plantas.

horta vertical

Salsinhas, cebolinhas, cheiro verde, são opções para você deixar bem perto da sua cozinha. E os paletes favorecem estas alternativas. Que tal conferir as plantas que mais se destacam no ambiente que você quer decorar?

Não dá para deixar de mencionar, aqui, que os paletes são conhecidos por comporem uma série de possibilidades em móveis. Você já deve ter visto por aí os sofás e demais artes que podem ser feitas a partir dos paletes. São opções que esbanjam criatividade e sofisticação.

horta vertical

Vasinhos de barro também são opções. Mas atente-se ao cuidado que eles requerem. É importantíssimo que você tenha tempo para fazer a troca ou a regagem diária. Na horta vertical, estes vasinhos ganham muita elegância e sofisticação para a decoração.

horta vertical

Estes vasinhos, no palete, são mais elaborados, pensados exatamente para este público que deseja uma decoração da horta vertical.

Passo a Passo da Horta Vertical

Que tal você mesmo criar a sua horta vertical? É uma opção mais econômica, mas que dá muito certo. Ela compactua para que o ambiente tenha a decoração necessária e ainda é sustentável. Veja como:

horta vertical

O uso de garrafas PET, bem como as decorações das hortas verticais em PVC, fazem deste elemento uma atitude benéfica para o planeta. Isto porque as garrafas devem passar por um processo de limpeza, sem rótulos e com a abertura para o crescimento das plantas. A partir disso, é muito fácil terminar o processo de elaboração da horta.

É o mesmo procedimento de plantação convencional, porém, num garrafa.

horta vertical

Esta horta, em questão, utilizou ainda alguns arames para que ficassem suspensas as garrafas. Essa ideia é, portanto, muito prática e embeleza a varanda, se for o caso. Mas, não é apenas neste lugar que ela ganha beleza. Você pode, também, montar essa estrutura numa cozinha, numa área de lazer, sem problemas.

horta vertical

Que tal estes vasinhos rústicos e belíssimos para fazer a sua horta vertical ainda mais elegante? Estes vasinhos podem ficar numa parede como um muro da casa. Além disso, a grande atrás deles consegue agregar ainda mais elegância para aquele muro que está esquecido e “feio” na parte interna da casa. A opção é redecorá-lo com a sua horta. Você consegue ganhar a sofisticação com muito pouco.

Se a sua intenção é criar uma horta, em questão, econômica, utilize o PET, o PVC. Mas se você quer gastar um pouco mais com a elaboração deste plantio, não deixe de conferir as possibilidades de vasinhos e vidros específicos. Isto porque, eles podem vir em formato de copo, exaltando ainda mais a beleza do ambiente!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.