Móveis para sua Casa

Móveis feitos de paletes: aprenda a fazer e a decorar a casa com eles!

posted by Adriele Amaral 0 comments

Os móveis feitos de paletes são a sensação da decoração upcycling e ajudam a deixar os ambientes mais rústicos e descolados. Aprenda tudo sobre eles!

A cada ano novas tendências surgem na decoração, algumas permanecem por mais tempo, outras são bastante efêmeras.

Há algum tempo, o upcycling (reutilizar peças antigas dando novos usos a elas) tem se firmado dentro da decoração, ajudando o meio ambiente e ainda criando espaços totalmente únicos.

Dentro dessa tendência, os móveis feitos de paletes possuem um espaço cativo, compondo ambientes super modernos e descolados e sendo opções bem bacanas para quem gosta de “colocar a mão na massa” e criar seu próprio mobiliário.

Quer saber mais sobre assunto e aprender a usar e a fazer os móveis de paletes? Continue a leitura!

Móveis feitos com paletes: como fazer?

Se você adora essa tendência e fica imaginando possibilidades de criar seus próprios móveis, saiba que, geralmente, a montagem desses itens é bem simples.

Para fazer o seu próprio mobiliário é mais legal que você utilize paletes reciclados, aproveitando as sobras das empresas de logísticas. Você poderá pedir para os donos de supermercados, lojas de roupa, frutarias, etc. e comprá-los por um preço mais bacana – contribuindo também para o meio ambiente.

Móveis feitos com paletes: como fazer?

Em alguns desses locais, pode até ser que você encontre os paletes para doações, já que eles não terão mais utilidade para as empresas e seriam descartados na natureza.

Embora os paletes sejam madeira de qualidade inferior, eles são bastante resistentes e por isso podem ser empregados na produção de móveis sem problemas.

Antes de começar qualquer passo-a-passo é fundamental que você lixe bem as peças de paletes para eliminar as lascas e farpas e ainda dar uma aparência mais bonita a sua matéria-prima.

Aproveite e aplique um verniz (que pode ser tanto transparente, como de imbuia, dando um aspecto envelhecido muito bacana) ou ainda é possível pintar os paletes com tinta colorida.

Sofá de palete

Os sofás de paletes são hoje os móveis mais buscados e podem deixar a sua sala de estar bem charmosa, criativa e com uma pegada mais rústica.

Para fazer o sofá de palete, você precisará de uma madeira um pouco mais grossa, capaz de sustentar todo o peso que será colocado sobre ela, então busque por peças que estejam em bom estado.

A base e as costas do sofá deverão ser feitas com paletes inteiros e os mesmos poderão ser presos com pregos.

Sofá de palete

Existem muitos modelos de sofá de paletes e vamos lhe ensinar a fazer um mais simples. Você vai precisar de:

  • 6 paletes
  • Lixa grossa
  • Parafusos e pregos
  • Martelo e furadeira
  • Verniz
  • Almofadas para o assento

Comece lixando os paletes e deixando os cantos mais arredondados, evitando acidentes e tornando o seu sofá ainda mais bonito.

Depois, retire 2 ou 3 placas da parte do meio do palete que servirá como a base e guarde para ser usada posteriormente.

Coloque o segundo palete e parafuse unindo um ao outro pelas extremidades.

Então, pegue as partes que você separou no início e coloque em torno do palete da parte de cima – ele funcionará de modo a segurar as almofadas. Se você preferir, poderá lixar, dando o acabamento que você mais gostar. Para fixá-lo use parafusos, porcas ou “Ls” de metal.

Agora, desmonte uma parte do palete para fazer o encosto do sofá e encaixe-o entre as ripas, em um ângulo que fique confortável usar o móvel. Caso sinta a necessidade, use mais ripas para dar o suporte necessário ao encosto.

Sofá de palete

Em seguida, finalize colocando as almofadas e os futtons, deixando-o bem confortável.

Também é possível fazer apenas um suporte na parte de baixo para as almofadas do acento (inclusive adicionando rodízios) e apoiar as almofadas do encosto na parede.

Veja mais ideias de sofás de paletes:

móveis de palete: Sofá de palete móveis de palete: Sofá de palete móveis de palete: Sofá de palete móveis de palete: Sofá de palete móveis de palete: Sofá de palete móveis de palete: Sofá de palete móveis de palete: Sofá de palete

Cama de paletes

Não é apenas na sala de estar que os móveis feitos com paletes ganham espaço, no quarto as camas de paletes são opções ecofriendly bem confortáveis e bonitas.

Assim como os sofás, existem vários modelos de camas de paletes que podem ser feitos de maneiras variadas.

Para fazer uma cama de casal mais simples e sem cabeceira você precisará de:

  • 4 paletes resistentes e de mesmo tamanho
  • Tinta da cor que você mais gostar
  • Pregos e martelo

Cama de paletes

Comece lixando toda a extensão dos paletes, garantindo a retirada de todas as farpas e irregularidades da madeira, evitando acidentes e que o tecido do colchão e dos itens de cama acabem desfiando com o uso.

Em seguida, aplique um produto anticupim (que pode ser comprado em lojas de materiais de construção) e pinte todos os paletes da sua cor preferida, sempre cobrindo bem a madeira. Podem ser necessárias 2 ou 3 demãos de tinta.

Coloque os paletes um ao lado do outro formando uma espécie de “T” com dois paletes na base e dois paletes na outra ponta. Pregue todos de forma bem firme, caso seja necessário use pedaços de madeira na diagonal para garantir uma boa fixação.

Depois, é só colocar o colchão por cima. Os paletes da parte de cima formam uma espécie de criado-mudo e é possível revestir essas partes com tecido ou papel de parede estampado, deixando o ambiente ainda mais personalizado.

Se você achar que a cama ficou muito baixa é só aumentar a altura usando mais 4 paletes empilhados.

Veja mais inspirações:

Cama de paletes Cama de paletes Cama de paletes móveis de palete: Cama de paletes móveis de palete: Cama de paletes móveis de palete: Cama de paletes móveis de palete: Cama de paletes móveis de palete: Cama de paletes móveis de palete móveis de palete Móveis feitos de paletes

Estante e rack de paletes

Os paletes também são ótimos para você criar estantes e prateleiras, ajudando a deixar a casa organizada e super dentro dessa tendência decorativa.

Outra ideia é usar os caixotes de feira que podem ser apenas parafusados um sobre o outro ajudando a montar uma estante bem rápida e simples.

Você poderá ainda usar os caixotes como nichos, pregando-os na parede e usando-os para arrumar os livros, CD’s e outros itens.

Estante e rack de paletes

Para fazer um rack de paletes, você precisará de:

  • 2 a 4 paletes
  • Lixa de madeira fina número 220
  • Lixa de madeira grossa número 80
  • Serra ou serrote
  • Pincel e verniz

Comece definindo o tamanho que o seu rack de palete terá. Um rack com 2 paletes terá um tamanho médio, com 2 andares. Já um rack maior usará 4 paletes.

Serre os paletes e coloque um em cima do outro, empilhando-os. Faça esse processo em todos os paletes e depois passe a lixa grossa e finalize com a lixa fina.

Passe o verniz em toda a madeira para selá-la e pronto.

Outra ideia é usar o palete para fazer prateleiras que podem ser fixadas na parede diretamente ou ainda usadas cordas e outros materiais para ajudar a trazer mais charme.

Veja quantas ideias bacanas:

Móveis feitos de paletes Estante e rack de paletes Estante e rack de paletes Estante e rack de paletes Estante e rack de paletes Móveis feitos de paletes Estante e rack de paletes

Como usar móveis feitos de paletes?

Já deu para notar que existem opções de móveis feitos de paletes para qualquer ambiente de casa, não é mesmo?

Para usar esses itens não há muito segredo, sendo sempre importante buscar um equilíbrio.

Os móveis com paletes combinam muito bem com uma decoração mais moderna e despojada, ficando ótimos com outros itens mais rústicos ou coloridos.

Se a sua ideia é usar o móvel com palete como destaque do ambiente, opte por outros móveis em tonalidades mais neutras ou que não ajudem a pesar a sua decoração.

Como usar móveis feitos de paletes?

Os móveis de paletes podem ser adaptados a qualquer ambiente. Por exemplo, se a sua sala é pequena, você poderá usá-los em tons mais neutros. As estantes de paletes brancas, por exemplo, ficam ótimas em paredes da mesma tonalidade, ajudando a ampliar o espaço, “enganando” o olhar.

Se a sua intenção é usar o palete mais rústico (apenas com verniz) garanta que o restante da sua decoração traga um pouco mais de aconchego, usando tons mais claros, pele, almofadas e algumas cores mais quentes.

Já se a ideia é usar móveis com paletes coloridos, cuidado para que o excesso de cor não fique exagerado.

Veja mais ideias incríveis:

Como usar móveis feitos de paletes? Como usar móveis feitos de paletes? Como usar móveis feitos de paletes? Como usar móveis feitos de paletes? Como usar móveis feitos de paletes? Como usar móveis feitos de paletes? Como usar móveis feitos de paletes? Como usar móveis feitos de paletes? Como usar móveis feitos de paletes?

E, então, gostou das nossas ideias de móveis feitos com paletes? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.