Móveis para sua Casa

Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa!

posted by Adriele Amaral 0 comments

Quer aprender a escolher os móveis para cozinha? Então veja essas dicas importantes que separamos e fotos inspiradoras de cozinhas pequenas e americanas!

A cozinha é um dos espaços mais requisitados da casa, afinal é onde preparamos nossas refeições e até recebemos amigos.

Hoje em dia, as cozinhas americanas têm sido as mais usadas nos projetos, trazendo essa pegada mais livre dos ambientes integrados.

Mas, isso não significa que não existam pessoas que prefiram as cozinhas tradicionais e até maiores.

Seja qual for o tipo de cozinha da sua casa é muito importante definir os móveis certos, que estejam de acordo com o tamanho e o espaço do ambiente, além da proposta decorativo da sua residência.

Quer saber mais sobre como escolher os móveis para cozinha e transformar esse espaço da sua casa? Continue a leitura!

Móveis para cozinha pequena

As cozinhas pequenas são as que mais geram dúvidas nas pessoas na hora de definir os móveis, afinal não existe muito espaço sobrando, o que dificulta para definir as opções mais adequadas.

A principal dica, contudo, é sempre medir todo o espaço, garantindo que os móveis escolhidos consigam caber exatamente no ponto dedicado a ele.

Muitas vezes, os móveis planejados são os mais indicados nessa situação, porque conseguem aproveitar melhor o espaço do ambiente, otimizando as opções.

Encontre a cor certa

Moveis para cozinha pequena encontre a cor certa

Além disso, outra dica importante é dar preferência aos móveis de cores claras.

Isso não significa que a sua cozinha precisa ser totalmente branca e sem graça, mas que a maior parte dos móveis deve ter um tom mais neutro.

Para quebrar a monotonia, invista em alguns detalhes de tons mais fortes, como prateleiras, itens de decoração ou até uma ou outra porta de um armário, por exemplo.

Cuidado com o exagero

Moveis para cozinha pequena Cuidado com o exagero

Hoje existem inúmeros objetos decorativos para a cozinha, e até utensílios domésticos super modernos e criativos.

Mas, tome cuidado para não exagerar. Lembre-se que a sua cozinha é pequena e você poderá não ter espaço suficiente para todos esses itens.

Uma cozinha desorganizada ou com muitos objetos espalhados pode acabar passando a sensação de ser ainda menor, o que certamente você não deseja, não é mesmo?

Moveis para cozinha pequena Cuidado com o exagero

Caso você tenha muitos itens dos quais não consegue se desapegar, tente investir em algumas prateleiras extras – que ajudam a abrir espaço para guardar esses objetos e ainda dão a sensação de que o espaço é mais amplo, por não serem fechadas com portas, como os armários.

 Móveis com vidro

Moveis para cozinha pequena Moveis com vidro

Uma dica super legal para as cozinhas pequenas é dar preferência a alguns móveis para cozinha com vidro, como mesas com tampo nesse material ou até armários com portas em vidro.

A ideia é que, por ser translúcido, esses móveis não “pesam” tanto no ambiente, permitindo que ao entrar na sua cozinha você tenha uma sensação de amplitude maior.

Se você tem uma cozinha americana pequena, pode ser uma boa ideia investir em um balcão com tampo de vidro, por exemplo, dando bastante leveza a esse espaço.

Entenda o formato da sua cozinha

Outro ponto que influencia bastante na escolha dos móveis para a cozinha é o formato do espaço.

Moveis para cozinha pequena Entenda o formato da sua cozinha

As cozinhas em forma de “U”, por exemplo, são as mais vantajosas para quem adora cozinhar, porque permitem  fácil acesso a todos os lados do ambiente, sendo que, em alguns casos, é possível até ter uma ilha na cozinha.

Porém, é preciso atenção a alguns pontos, como o tamanho da cozinha (a ilha só é recomendada para cozinhas com mais de 9m² de área) e a distância entre a pia e a bancada, para cozinhas americanas (que deve ser de cerca de 1,20m).

O formato em “L” tem uma amplitude maior e permite a integração do ambiente aos demais com o uso de uma bancada estreita. Caso tenha espaço disponível, é possível incluir uma mesa pequena para refeições rápidas encostada na parede.

Moveis para cozinha pequena Entenda o formato da sua cozinha

Outro tipo é a cozinha linear que deixa uma parede totalmente livre e na outra reúne a pia e todos os demais eletrodomésticos.

Moveis para cozinha pequena Entenda o formato da sua cozinha

A cozinha em formato paralelo é aquela na qual armários e geladeira ficam de um lado e pia e fogão de outro. Neste caso, a principal vantagem é a praticidade.

Cuidados com o armário

Os armários é o ponto que merece atenção na hora da escolha dos móveis para cozinha pequenas.

É essencial que você invista em um armário com proporções reduzidas e que tenha poucas unidades na sua decoração.

Moveis para cozinha pequena Cuidados com o armario

Mas, atenção, porque cozinhas com o pé direito alto podem receber armários até em cima – onde podem ser colocados aqueles itens sem muita utilidade no dia a dia.

Moveis para cozinha pequena Cuidados com o armario

Uma maneira bem legal de otimizar o seu projeto é usando nichos e também criar uma torre com fornos elétricos e micro-ondas, aumentando a sensação de amplitude e a organização.

Móveis para cozinha americana

Como dissemos, a cozinha americana tem sido uma das mais usadas atualmente, porque permite integrar os ambientes e otimizar o espaço em construções pequenas.

Apesar de, geralmente, serem menores do que as cozinhas tradicionais, as cozinhas americanas possuem uma vantagem bem interessante: elas podem ser decoradas de forma mais originais, lançando mão de prateleiras, azulejos coloridos e outros pontos de destaque.

Crie um ponto de destaque

Falando em ponto de destaque, essa é a nossa primeira dica para decorar uma cozinha americana: crie um ponto de destaque.

Moveis para cozinha americana Crie um ponto de destaque

A ideia é criar um ponto que chame a atenção do olhar pelo espaço da bancada, tornando esse espaço mais interessante.

Você pode usar azulejos coloridos, uma parede com um estilo decorativo diferente, prateleiras com objetos diferentes ou até um armário com cores distintas dos demais.

Escolha a bancada correta

Um dos itens mais diferentes da cozinha americana – e capaz de dar personalidade a ela, é a bancada, por isso sua escolha deve ser cuidadosa.

Moveis para cozinha americana Escolha a bancada correta

Existem muitos materiais que podem ser usados nesse espaço, mas os mais recomendados são o nanoglass, o silestone e o aço inox, que são mais impermeáveis e têm menores chances de manchar.

O mármore, por exemplo, é um material que deve ser evitado porque são porosos e podem estragar facilmente.

Se a sua ideia, contudo, é gastar pouco na hora de escolher a bancada, opte pelo granito preto ou o verde Ubatuba.

Atenção à iluminação

A iluminação é um ponto fundamental em qualquer ambiente, mas na cozinha americana ela deve ser pensada com mais atenção.

Moveis para cozinha americana Atenção à iluminação

Um recurso bastante utilizado é o uso dos pendentes sobre a bancada, deixando o espaço mais charmoso e sofisticado.

Contudo, fique atento para que a altura esteja adequada (quando alguém for usar a bancada, o pendente não pode atrapalhar a visão) e também o tamanho escolhido não seja exagerado e desproporcional a sua bancada.

Normalmente, dois ou três pendentes são essenciais para bancadas pequenas ou médias – desde que os modelos sejam pequenos e delicados.

Invista em banquetas

A bancada, além de dividir o espaço da cozinha, ainda pode servir como um espaço para um lanche rápido, um café ou até um bate papo. Justamente por isso, as banquetas são tão usadas.

Para escolher os modelos certos, considere a altura da sua bancada e o quanto ela será usada.

Moveis para cozinha americana Invista em banquetas

Se você possui uma mesa de jantar, e as banquetas servirão apenas para refeições rápidas, elas podem ser mais simples e até sem encosto.

Moveis para cozinha americana Invista em banquetas

Agora, para aquelas cozinhas menores em que a bancada faz as vezes da mesa de jantar é preciso investir em modelos mais confortáveis, com encosto e assento almofadado.

Moveis para cozinha americana Invista em banquetas

Também considere o estilo decorativo da sua cozinha. Se você faz mais o estilo moderno e os seus móveis têm alguns detalhes coloridos, opte por banquetas mais descoladas que podem ser neutras ou mais coloridas, dependendo do balanço de cor do ambiente.

É importante que as banquetas consigam conversar bem tanto com a decoração da sua cozinha, como do ambiente em que elas estão inseridas (como a sala de jantar ou de estar).

Veja mais algumas inspirações de móveis para cozinha:

Moveis para cozinha americana Invista em banquetas Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa Móveis para cozinha: dicas e ideias incríveis para esse espaço da casa

Gostou das nossas dicas para escolher os móveis para cozinha? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário pra gente!

 

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.