Móveis para sua Casa

Móveis para sala de estar: tudo o que você queria saber!

posted by Adriele Amaral 3 Comments

Definir os móveis para sala de estar é essencial porque eles podem garantir conforto, funcionalidade e muito charme a sua decoração.

A sala de estar é o ambiente mais sociável da casa, já que é onde recebemos as visitas e passamos um tempo com a família.

Toda essa integração faz com que os cuidados decorativos tenham de ser maior no ambiente.

Apesar disso, nem sempre é fácil escolher os móveis que serão usados, o tamanho de cada um deles e nem os estilos decorativos, não é mesmo?

Se você está montando a sua casa ou reformando esse cômodo, já deve ter notado que existem inúmeras opções de mobiliários para a sala de estar.

Por isso, hoje, nós vamos lhe ajudar a encontrar os melhores para a sua casa e tirar as suas dúvidas em relação à vários itens. Confira!

Como escolher os móveis para sala de estar?

Antes mesmo de visitar alguma loja de móveis, você deve definir o que espera desse ambiente, o estilo decorativo que mais lhe agrada e também ter noção do espaço disponível.

Defina suas preferências e necessidades

Como escolher os móveis para sala de estar

A nossa primeira dica é que você se acalme e pense no que deseja transmitir com a decoração desse espaço e também quais são os pontos mais importantes para você e os usos que a sala terá.

Se a sua sala de estar é apenas para receber convidados e você não passa muito tempo nela (mas sim em uma sala de TV, por exemplo), não há necessidade de que todos os móveis sejam super confortáveis e você poderá optar por uma ou outra peça mais moderna ou com um design diferenciado.

Como escolher os móveis para sala de estar

Agora, se a sua família usa a sala de estar como ponto de encontro e vocês adoram passar horas assistindo filmes, por exemplo, o conforto é fundamental e é preciso pensar em um mobiliário que ofereça aconchego a todos os membros da família.

Não se esqueça de pensar no estilo decorativo do ambiente. Em geral, não é necessário que todos os cômodos tenham o mesmo estilo, mas eles precisam estar em harmonia.

Uma sala de estar que se liga com a sala de jantar e a cozinha americana, por exemplo, precisa ter bem definido todos os espaços e uma ligação entre esses áreas, tornando sua decoração mais fluida.

Meça a sua sala de estar

Além de definir o que você espera e o que você precisa com a sala de estar é importante saber qual o espaço disponível.

Para evitar contratempos, comprando móveis que não cabem na sua sala de estar ou que não ficarão agradáveis, é muito importante medir toda a sua sala.

Meça a sua sala de estar

Tire e anote as dimensões de todos os cantos da sua sala. Só assim você perceberá qual o tamanho do sofá poderá dispor e se terá como ter outros móveis, como mesas de centro ou de apoio, por exemplo.

Aproveite e analise o formato da sua sala e onde estão localizadas as janelas e tomadas – informações essenciais para pensar na distribuição adequada dos móveis.

Isso impede, por exemplo, que a sua TV fique localizada em um ponto que recebe muita iluminação natural e que reflete na tela, tornando impossível assistir seus programas favoritos.

Definindo os móveis para a sala de estar

De posse dessas informações, ficará mais fácil pensar em modelos e tamanhos para os móveis para a sala de estar.

Uma sala pequena, por exemplo, pode dispensar o uso de alguns itens como o rack ou estante, que podem ser substituídos por um painel, por exemplo.

Veja alguns dos móveis mais usados nas salas de estar e como escolhê-los:

Sofá

O sofá é, com certeza, o móvel mais importante da sala e o de maior destaque, por isso sua escolha deve ser cuidadosa.

Opte por um sofá de boa qualidade e que garanta uma alta durabilidade, pois é um dos móveis que mais serão usados no dia a dia.

O tamanho do sofá dependerá muito do tamanho da sua sala, do formato da mesma e também do número de pessoas da sua casa.

Definindo os móveis para a sala de estar Sofá

Se você gosta de assistir TV na sala de estar, por exemplo, os modelos retráteis podem ser as melhores escolhas, porque oferecem conforto e aconchego.

Também é possível usar um jogo de sofás com dois e três lugares, desde que haja espaço suficiente na sua sala para isso.

Para as salas com cantos, ou em casos de famílias muito grandes, os sofás em L são as melhores escolhas, porque otimizam o espaço.

Definindo os móveis para a sala de estar Sofá

Não se esqueça de conferir o conforto do sofá escolhido. Mesmo naquelas salas usadas apenas para receber as visitas é importante oferecer um item confortável para que elas consigam passar algumas horas ali.

Também lembre-se de que o sofá deverá conversar com o restante da sua decoração.

Não adianta a sua sala ser toda clean e moderna e você escolher por um sofá super luxuoso e com um tecido pesado que não conversa com nenhum outros móveis, pois você dará a impressão de que ele foi “jogado” no ambiente.

Definindo os móveis para a sala de estar Sofá

Uma dica interessante pode ser tentar fazer contrastes. Se as paredes e o restante dos móveis da sua sala são mais neutros e com linhas retas, use o sofá para chamar atenção, optando por modelos mais coloridos, por exemplo.

O contrário também vale. E não se esqueça de que, mesmo em sofás neutros, é possível trazer vida a sua decoração usando mantas, almofadas coloridas e outros itens.

Rack, estante ou painel de TV

Outro item essencial em uma sala de estar é o local para colocar a TV, ou para incrementar a decoração.

Se a sua sala de estar não possui uma TV, você pode usar uma estante para colocar os livros e discos, por exemplo, ou um rack/ aparador para dispor alguns objetos decorativos.

Definindo os móveis para a sala de estar Rack, estante ou Painel

Agora, se você usa a sala de estar como de TV é importante pensar em um móvel que seja capaz de abrigar todos os itens multimídia que você dispõe, como o televisor, o DVD, os aparelhos de vídeo game, o home theater e assim por diante.

Claro que esse móvel também deve seguir as medidas e o estilo decorativo da sua sala de estar.

Definindo os móveis para a sala de estar Rack, estante ou Painel

As salas pequenas ficam melhores com racks ou painéis, já as maiores podem comportar sem problema uma estante bem luxuosa.

Definindo os móveis para a sala de estar Rack, estante ou Painel

Embora os painéis de TV sejam, na maioria, feitos em madeira, você também poderá ousar com outros materiais, até mesmo o mármore – desde que esteja em sintonia com o restante da sua decoração.

Poltronas

As poltronas não são móveis obrigatórios, mas ajudam a otimizar o espaço das salas pequenas.

Se a sua família é grande ou se você recebe muitos visitantes e tem uma sala pequena, por exemplo, vale a pena investir em um sofá menor e compor o restante do ambiente com uma ou duas poltronas.

Definindo os móveis para a sala de estar Poltronas

Elas também servem para “quebrar” a monotonia das salas muito neutras, adicionando um pouco de cor com tecidos mais chamativos ou estampados.

Além das poltronas, você também pode usar alguns modelos de cadeiras mais elegantes, como as Luís XV, com os pés em cabriolet que são supercharmosas e casam muito bem com as decorações modernas e clean.

Móveis de apoio

Se a sua sala ainda tiver espaço, você pode finalizar o ambiente com os móveis de apoio.

As mesinhas de centro precisam estar em sintonia com a altura do sofá, para deixar o ambiente elegante e evitar acidentes.

Definindo os móveis para a sala de estar Moveis de Apoio

Além disso, sempre meça o espaço entre os móveis que deve ser de, no mínimo, 70 centímetros para não prejudicar a circulação.

As mesas laterais também são boas opções para disporem o telefone, bloquinhos de anotação ou outros itens decorativos – como um abajur.

Definindo os móveis para a sala de estar Moveis de Apoio

Além das mesinhas, você também pode usar um ou mais pufes, que podem ficar “escondidos” atrás dos móveis quando você não recebe visita, por exemplo, ou incorporados a sua decoração.

Definindo os móveis para a sala de estar Moveis de Apoio

Você também pode colocar alguns quadros, pôsteres, nichos ou prateleiras nas paredes, dando ainda mais estilo a sua decoração.

Veja mais inspirações de móveis para a sala de estar:

Definindo os móveis para a sala de estar Moveis de Apoio Definindo os móveis para a sala de estar Moveis de Apoio Definindo os móveis para a sala de estar Moveis de Apoio Definindo os móveis para a sala de estar Moveis de Apoio  Definindo os móveis para a sala de estar Moveis de Apoio Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber  Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber Moveis para sala de estar tudo o que voce queria saber

Gostou das nossas dicas para escolher os móveis para a sala de estar? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário pra gente!

você pode gostar

3 Comments

Como fazer cores com bisnaga xadrez? Descubra aqui! - 17 de janeiro de 2019 at 08:52

[…] Dessa forma, haverá a medida para se referir num ato de aplicação seguinte, nas paredes da sua sala de estar, quarto, cozinha, ou outro […]

Reply
Arranjos de Flores Artificiais: Quarto, Parede, Casamento 23 de abril de 2019 at 09:40

[…] arranjos de flores artificiais que se localizam no chão da sala podem estar disponíveis em uma diversidade de tamanhos. Portanto, caso a sala seja grande, escolha […]

Reply
Balcão de Cozinha Americana: Simples, Madeira, MDF 28 de abril de 2019 at 10:40

[…] sala de estar; […]

Reply

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.