}); O Bom Gosto do Estilo Luís XV –
Decoração da CasaMóveis para sua Casa

O Bom Gosto do Estilo Luís XV

posted by Vanessa Carvalho 0 comments
Estilo Luís XV

Quer uma decoração de bom gosto e um ar supremo? Ainda, combinar utilidade e requinte? Então, você está prestes a transformar a decoração da sua casa com a exuberância do estilo Luís XV! É fato, que um estilo como esse, com mobiliários que ultrapassam as barreiras dos séculos, continua sendo o queridinho de diversas classes sociais. Sua imponência, suas formas envolventes e as suas principais características sempre foram preservadas, mesmo atravessando um longo período.

Um mobiliário de tradição que manteve um reinado respeitável e ainda influencia muitos designs de interiores. Contudo, essas peças da nobreza tiveram que se adaptar a atualidade, principalmente, com o uso de outros materiais. Atualmente, os móveis Luís XV estão mais leves e se acomodam perfeitamente uma decoração contemporânea. Na verdade, a originalidade dessas peças transforma uma simples sala em um espaço elegante e aconchegante.

Estilo Luís XV: Sofá Entalhado

O Estilo Rococó de Luís XV

O estilo de Luís XV surgiu em seu reinado, no período de 1730 a 1760, como uma força renovada no design dos móveis franceses. O design do mobiliário Luís XV possui uma delicadeza feminina, com curvas envolventes e ornamentos decorativos, denominado Rococó. Sendo assim, o mobiliário Luís XV é reconhecido por essas decorações de inspiração barroca, assim como pelas atraentes curvas e contracurvas que parecem se movimentar. Embora, o estilo Luís XV tenha como padrão a assimetria na sua forma decorativa. Por efeito, é um estilo que se favorece da modelagem dos desenhos e de suas curvas graciosas. 

Realmente, os móveis elaborados em estilo rococó possuem formas elegantes e causa um efeito cativante no ambiente. Seus elementos decorativos como a concha, folha de acanto, folhagem entrelaçada, pássaros, buquês, frutas, animais, paisagens exóticas e atributos românicos eram esculpidas tanto em peças de mobiliários quanto na decoração para encantar o recinto. Do mesmo modo os metais como o ouro e o cobre que eram usados ​​em detalhes da decoração e nas pontas de pés, ângulos e topos dos móveis. Também, a pintura dourada ou lacada nas madeiras nobres como o mogno e a cerejeira, era usada para dar um toque exuberante na modelagem rococó.

 

Estilo Luís XV: Recamier

Como são os Mobiliários Luís XV?

O design dos móveis Luís XV proporciona detalhes ricos para a decoração de interiores. Isso é atribuído ao rococó, pois é ele quem dá a personalidade ao mobiliário do estilo Luís XV. Contudo, linhas bem curvadas e sinuosas, em padrão assimétrico, também são referências do estilo rococó de Luís XV. Assim, cada peça recebe ornamentos assimétricos que por sua vez dão formas a cadeiras, poltronas, mesas etc. sempre com muita pompa. Além do estilo rococó esculpidos nas peças, outras características envolvem a peça como:

  • pés curvilíneos;
  • assento largo estofado;
  • encosto arqueado estofado;
  • apoios de braços voltados para trás;
  • estofados revestidos com tecidos nobres. 
Estilo Luís XV: Poltrona

Mobiliário Marcante

O estilo Luís XV constituiu um longo período de fabricação de móveis franceses. Materiais variados e técnicas marcantes como o rococó eram apresentadas em peças imponentes. Por exemplo, mobiliários como o consoles, mesas, cômodas, buffets, armários e assentos como as cadeiras, poltronas, pufes, sofás e recamier, eram confeccionados artesanalmente em madeiras nobres. Todos esses móveis eram feitos com modelos distintos para satisfazer os gostos do usuário. Porém, para o uso cotidiano precisavam que suas formas fossem adaptadas sendo versáteis e práticas. Assim, também surgiram mobiliários feitos especialmente para uso específico como as mesas de trabalho, mesa de café, penteadeiras e criados-mudos. 

A maioria das grandes mobílias exibia um excelente acabamento com apliques de cobre esculpidos nas peças. As madeiras mais utilizadas na época eram a castanheiras, carvalho, nogueira, cerejeira e faia com acabamentos polido, natural, lacado ou pintado em cores suaves. Assim como, a madeira de amaranto, madeira violeta. Outras madeiras de espécie rara eram importadas como tulipas, limoeiros que eram usadas para efeitos suntuosos, bem como os mármores coloridos e ricamente esculpidos.

Estilo Luís XV: Criado Mudo Bombê

Imagens Pinterest e Atelier Clássico

Rate this post

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.