Decoração da CasaDicas de DecoraçãoMóveis para sua Casa

O poder das cadeiras antigas na decoração

posted by Adriele Amaral 0 comments
cadeiras antigas

As cadeiras antigas são móveis muito versáteis e que podem trazer vida a qualquer ambiente. Veja imagens e se inspire.

As cadeiras antigas podem ser usadas para compor, praticamente, qualquer ambiente, desde salas de estar, de jantar, home offices, quartos e outros locais que a sua criatividade permitir.

Com estilos diversificados e design de épocas marcantes, as cadeiras antigas têm caído no gosto de amantes da decoração, principalmente pela sua beleza e inúmeras possibilidades de uso.

Além disso, as cadeiras antigas são baratas, pois podem ser reaproveitadas, e capazes de modificar a nossa decoração rapidamente, sem a necessidade de altos investimentos.

Já está convencido do poder desses móveis na sua decoração? Então, que tal aprender a usá-las? Veja algumas dicas que separamos:

– Cadeiras antigas na decoração da sala de jantar

cadeiras antigas 4

Se você está cansado de olhar sempre para a sua sala de jantar igualzinha, mas não está a fim de investir em grandes mudanças, uma dica super bacana é modificar as cadeiras do ambiente. Você poderá investir em cadeiras antigas de épocas variadas e dispor ao redor da mesa.

O único cuidado ao mesclar estilos diferentes –e épocas distintas- é fazer com que a sua decoração tenha uma unidade. Por isso, opte por móveis com madeiramento na mesma tonalidade, por exemplo, ou faça com que as cadeiras ou a mesa estejam em sintonia com o piso ou as paredes. Isso evita dar um ar de que as cadeiras foram simplesmente ‘jogadas’.

Outra mistura bacana para a sala de jantar é unir cadeiras antigas e contemporâneas no mesmo ambiente. Você poderá, inclusive, brincar com as cores e os materiais, usando móveis mais coloridos, de madeira e até de acrílico. Caso as cadeiras escolhidas sejam bem chamativas, lembre-se de deixar a mesa mais neutra.

Você também poderá restaurar as suas cadeiras antigas da mesa de jantar, deixando-as cada uma com uma cor, por exemplo. Nesse caso, vale até mesmo modificar a mesa de jantar, deixando-a toda branca. Se você não está seguro em arriscar-se tanto, poderá modificar apenas o assento da sua cadeira antiga, usando tecidos mais chamativos ou estampas coloridas.

Uma dica, importante, na hora de reaproveitar cadeiras antigas na sua sala de jantar é se atentar para o tamanho das mesmas. Existem muitas opções de outras décadas que dispõem de braços, o que pode tornar o local menos espaçoso. Então, na hora de usar cadeiras antigas na sua sala de jantar, veja se as mesmas se encaixam debaixo da mesa e se não atrapalham a circulação. Caso elas sejam muito grandes, você poderá optar por usá-las apenas na cabeceira da mesa, por exemplo.

Se você é apaixonado pelas cadeiras clássicas, com pernas em cabriolet, saiba que também é possível usá-las na sala de jantar. Como elas são peças mais suntuosas e que costumam chamar muita atenção, a dica é usar com uma mesa neutra e de linhas contemporâneas, que ajuda a quebrar a sensação de estarmos entrando em um palácio. Porém, se a sua mesa também é inspirada na art noveau, você poderá quebrar esse aspecto de ‘realeza’ usando uma cor mais clara para a mesa e tons escuros ou modernos nas cadeiras. Brincar com a estampa do estofado também vale, que tal uma estampa de oncinha ou listras?

– Cadeiras antigas na decoração da sala de estar

cadeiras antigas 5

Quem disse que as cadeiras antigas devem ficar restritas a sala de jantar? Como dissemos, esse é um móvel muito versátil e capaz de se integrar perfeitamente em qualquer ambiente.

Na sala de estar, é possível usar cadeiras antigas no lugar das poltronas. Para isso, escolha as opções mais confortáveis e estofadas, que garantem classe e tranquilidade na hora de serem usadas.

As combinações são inúmeras e tudo irá depender do estilo que escolher para a sua sala. É possível até mesmo usar uma antiga cadeira de balanço para trazer inovação e conforto ao ambiente. Caso a sua cadeira não seja estofada, você poderá usar almofadas para melhorar o encosto. Se a sua cadeira for amadeirada, que tal dispor de almofadas coloridas ou com estampas diferentes?

Para as salas quadradas, você poderá usar um conjunto de cadeiras para fechar o quadrado imaginário do ambiente. Já em salas muito coloridas, você poderá usar cadeiras em tons neutros ou brancas. Se a sua sala for muito pequena, uma opção é usar uma ou duas cadeiras ao lado do sofá.

As cadeiras antigas ainda podem funcionar para criar um ambiente ‘a parte’ na sala de estar, dando mais intimidade e espaço para os convidados em uma recepção, por exemplo.

Se você possui ambientes integrados, as cadeiras na bancada da cozinha americana podem ser multi uso e servir tanto para a cozinha, quanto para a sala de estar. Basta virá-las para o lado específico.

Também é possível criar um espaço de leitura dentro da sua sala de estar usando uma só cadeira antiga. Nesse caso, traga um pouco mais de modernidade com um abajur de design contemporâneo, por exemplo.

– Cadeiras antigas na decoração dos quartos

cadeiras antigas 7

As cadeiras antigas também ficam ótimas em vários tipos de quarto e trazem conforto e elegância ao ambiente. No quartinho do bebê, por exemplo, que tal dispor de uma bela cadeira de balanço ou uma cadeira com braços para ajudar na hora de amamentar? Para aumentar o conforto, você pode usar almofadas e pufes.

Outra ideia é usar uma bela cadeira clássica, com pernas em cabriolet, para destacar o home office. Elas combinam com mesas antigas ou bancadas modernas, em tons neutros. O destaque pode ser na cor da cadeira clássica ou no assento com estampas mais contrastantes.

As cadeiras com pés palitos também são ótimas opções para o quarto. Em geral, elas podem vir com estofamento fixo ou móvel e ficam ótimas para criar um espaço de leitura. Para trazer mais conforto é possível aliar um descanso de pé no mesmo estilo.

Para quem gosta de ousadia e de dar novos usos aos móveis, as cadeiras antigas podem figurar de formas diferentes nos quartos, como substituindo os criados mudos, servindo para pendurar roupas ou sapatos e até mesmo decorando as paredes e substituindo os cabideiros. Lembre-se que não há nada mais moderno do que encontrar novos usos para móveis antigos, além de deixar a sua decoração muito mais descolada, ousada e única.

– Cadeiras antigas na decoração de banheiros

cadeiras antigas 9

Pois é, até nos banheiros as cadeiras antigas podem ser usadas com criatividade, trazendo um charme a mais ao ambiente. Se você possui um banheiro amplo, com banheira, que tal usar uma cadeira clássica para ajudar a organizar os itens?

Além do banheiro social, você poderá dispor de cadeiras antigas no banheiro da área de lazer ou da piscina e no banheiro de hóspedes. Elas são opções super interessantes e diferentes para ajudar a organizar toalhas e outros itens, além de proporcionar mais conforto e elegância às decorações.

No lavabo, as cadeiras antigas também podem ser usadas, porém em modelos menores. Já se você dispõe de um banheiro social que não é usado, que tal colocar um jogo de cadeiras antigas na área do box? Para isso, retire os vidros ou cortinas e coloque uma mesa pequena, além de alguns vasos de plantas, que ajudam a trazer um requinte extra ao ambiente. Certamente, suas visitas ficarão encantadas com esse mimo.

– Cadeiras antigas no hall de entrada, corredores e varandas

cadeiras antigas 10

Muitas casas dispõem de um hall de entrada que nem sempre é bem explorado. Você pode montar um pequeno espaço de espera ou de intimidade para quando receber visitas, por exemplo, com cadeiras antigas e uma mesinha.

Além disso, as cadeiras antigas também podem ser usadas em corredores, para dar mais requinte ao espaço e nas varandas. Em espaços gourmet é possível usar cadeiras mais rústicas com o madeiramento a mostra.

Já se você dispõe de uma varanda que alia diversão e conforto, cadeiras no estilo namoradeiras ou até mesmo em ferro são ótimas opções. Só lembre-se que, em alguns casos, as cadeiras ficarão expostas ao tempo, com a ação do sol e das chuvas, por isso é importante que as mesmas sejam envernizadas ou feitas em materiais resistentes – capazes de aguentar as intempéries e manterem-se lindas por muitos anos.

Como você pode notar, as cadeiras antigas são peças extremamente versáteis e capazes de combinar com qualquer tipo de decoração. Se você possui algumas cadeiras que já não usa mais, que tal fazer algumas reformas simples e dar novos usos a elas? Você poderá modificar a cor das cadeiras, fazer estofados em fuxico ou apenas mudar as estampas.

Além disso, não tenha medo de brincar com as cadeiras da sua casa, usando as da sala de estar nos quartos, na varanda ou em outros cômodos que você gostar. O importante, apenas, é ficar atento a unidade e não deixar que as cadeiras antigas pareçam ter ‘caído de paraquedas’ na sua decoração. Para isso, sempre considere os demais itens do ambiente, as cores e materiais.

Veja outras ideias:

cadeiras antigas 1 cadeiras antigas 2 cadeiras antigas 3 cadeiras antigas 6 cadeiras antigas 8

E você, tem o hábito de usar cadeiras antigas na sua decoração? Conte pra gente!

 

 

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.