Decoração da CasaDecoração de QuartoMóveis para sua Casa

Penteadeiras antigas: como usá-las?

posted by Adriele Amaral 0 comments
penteadeirasantigas

Penteadeiras antigas: veja um guia completo para aprender a usá-las e transformar a decoração do seu quarto.

Sucesso em décadas passadas, as penteadeiras foram objetos de desejo de muitas meninas e mulheres. Depois de um tempo esquecidas, elas retornam para ganhar novamente o status de ‘queridinha’ do público feminino, trazendo de volta todo o glamour do estilo clássico de decoração.

As penteadeiras antigas podem ser usadas em vários tipos de quartos – claro, desde que haja espaço para isso- e aparecem com releituras modernas em bases já consagradas, como o estilo clássico Luís XV, o estilo provençal e muitos outros.

Se você é vaidosa, adora se maquiar e deixar todos os seus itens organizados, que tal dispor de uma bela penteadeira e deixar a decoração do seu quarto ainda mais personalizada e surpreendente?

Penteadeiras antigas: quais as suas origens?

Antes de começarmos a dar dicas práticas para lhe ajudar a escolher entre os vários modelos de penteadeiras antigas, que tal conhecer um pouquinho da origem desse móvel tão glamoroso?

Foi com o renascimento, por volta do século XV, que a penteadeira começou a figurar nos quartos. Nessa época, houve um aumento no consumo de itens de beleza que precisavam de um lugar específico para serem guardados. Dessa forma, começaram a surgir os primeiros móveis com gavetas e espelhos que eram usados por homens e mulheres da aristocracia.

Somente a partir do século XVIII é que o móvel ganhou nome, sendo chamado de “toilette” ou “mesa de toilett”, pois muitas mulheres começaram a usá-lo nos banheiros. Essa também foi a época da popularização da penteadeira.

Embora os modelos vitorianos sejam os mais conhecidos (e usados hoje), as penteadeiras também fora amplamente utilizadas na década de 80, porém com um estilo mais minimalista e com linhas mais retas.

Nos anos 2000, as penteadeiras passaram por um período de decadência, entrando em desuso e indo parar em lojas de móveis usados e antiquários. Mas, a decoração – assim como a moda- é cíclica e, novamente, as penteadeiras estão em alta, trazendo mais charme e graciosidade às decorações atuais.

Penteadeiras antigas ou retros?

penteadeiras antigas 2

Hoje a decoração está muito mais democrática e você poderá optar pelo estilo de penteadeira que mais lhe agrada. É possível comprar e reformar penteadeiras antigas, deixando-as prontas para serem usadas, trazendo ao seu quarto um estilo mais vintage.

Para isso, porém, você deverá ter algumas noções básicas para lixar a madeira, fazer pequenos consertos e também pintar a sua penteadeira de maneira adequada.

Outra opção é comprar por uma penteadeira retro. Ou seja, apesar de o móvel ter um design inspirado em décadas passadas, ele é um móvel novo, feito por fábricas especializadas. Nessa configuração, é possível encontrar penteadeiras com mistura de estilos e também com cores mais vibrantes.

Seja qual for o tipo de penteadeira que você escolher, o importante é que ela esteja ligada ao seu estilo e transmita a sua personalidade, além de, claro, conversar com o restante da decoração do seu cômodo.

Como renovar penteadeiras antigas?

penteadeiras antigas 9

Se você herdou uma penteadeira antiga ou encontrou uma bem legal em uma loja de móveis usados, é bem provável que precise fazer alguns ajustes para deixa-la mais de acordo com a decoração atual.

Em geral, os cuidados irão depender do estado da sua penteadeira. Poderá ser preciso trocar o espelho e, por vezes, arrumar os pés e gavetas, que com o tempo podem apresentar problemas.

Na decoração atual, as penteadeiras antigas estão sendo usadas com cores mais fortes e também com outros ‘mimos’ que podem ser modificados, como é o caso dos pegadores das gavetas.

Antes de começar a modificar a cor da sua penteadeira antiga, você precisará lixar todo o móvel, até retirar o verniz original. Lembre-se que quanto mais você lixar, mais fácil será da tinta aderir e sua pintura durar mais tempo.

Depois de lixado, limpe o móvel e espere que ele seque. Então, aplique o primer que irá deixar a sua pintura mais uniforme e fará com que ela dure por mais tempo. Não se esqueça de proteger os espelhos para que eles não sofram com manchas de respingo de tinta.

Deixe o primer secar totalmente e então lixe mais uma vez, mas, dessa vez, de forma leve e suave, apenas para retiras as marcas do pincel.

Finalmente é hora de aplicar a tinta. Você poderá escolher por tons mais fortes, como o vermelho, o amarelo e até mesmo o roxo, ou tons pasteis e bebê, que combinam bem com espaços mais delicados.

A tinta ideal é esmalte sintético que pode ser fosco ou com brilho, dependendo do seu gosto pessoal. Para pintar a penteadeira, use rolo e pincel e dilua o esmalte sintético na água. Em geral, são necessárias duas demãos.

Outra ideia bacana e muito prática é adicionar um tampão de vidro a sua penteadeira, além de trazer um pouco de contemporaneidade ao seu móvel, ainda irá proteger a madeira do contato com produtos de beleza e maquiagem, que poderão manchar sua penteadeira. Nas gavetas, para deixar o móvel mais moderno, você poderá modificar os pegadores.

Penteadeiras antigas: onde e como usar?

penteadeiras antigas 5

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as penteadeiras antigas são muito versáteis e podem ser usadas em vários cômodos, não apenas no quarto.

Claro que o mais comum é vê-las nos quartos de dormir, sejam eles de casal ou de solteira, sempre ligadas à feminilidade. Nos quartos, elas podem aparecer próximas da cama, juntos a janela ou ainda nos closets, transformando o ambiente em um local de cuidados.

Aliás, ao contrário do que se acredita, as penteadeiras não requerem muito espaço e podem fazer parte da decoração de quartos pequenos. Para aqueles que contam com móveis planejados, uma dica é pedir para a loja deixar um espaço para a inclusão da penteadeira. Existem vários modelos mais estreitos que ocupam um espaço menor que de uma bancada, por exemplo.

Outras ideias para quartos pequenos são: colocar a penteadeira ao lado da cama, deixar a penteadeira em tons neutros ou seguindo a mesma cor da cama, usar espelhos altos nas penteadeiras para ampliar a sensação de espaço, retirar os pés da penteadeira e deixa-la suspensa, usá-la para separar o espaço entre a cama e o restante do cômodo e, claro, optar por móveis menores que caibam no espaço que você tem disponível.

Em quartos de casal, a penteadeira também pode estar presente. Para não deixar o ambiente muito feminino, a dica é deixar a decoração de todo o quarto mais neutra, inclusive com uma pegada mais rústica – que pode aparecer no tecido das almofadas ou no tapete-. Outra ideia é usar de cores mais sóbrias em todo o quarto e destacar apenas a penteadeira.

Agora se o seu quarto é maior, você poderá ousar, com modelos que dispõem de mais gavetas e espelhos, ou ainda colocar a sua penteadeira no closet – o que traz mais intimidade.

Mas não é apenas no quarto que você poderá dispor de penteadeiras antigas. Elas podem ser usadas no hall de entrada, no lugar dos aparadores nas salas de jantar, como mini bares, nos quartos de hóspedes e até mesmo no home office.

Penteadeiras antigas: como montar a sua?

penteadeiras antigas 4

Se você está procurando por penteadeiras antigas já deve ter notado que elas não são tão fáceis de serem encontradas e, muitas vezes, possuem um valor bem alto. Porém, com alguns truques, é possível montar uma penteadeira antiga que também trará charme a qualquer ambiente.

Para começar a montar sua penteadeira, encontre uma bancada ou escrivaninha que tenha um estilo vintage ou retro. O mais usado é das décadas de 50 e também no estilo clássico.

Como toda boa penteadeira, você irá precisar de espelhos. Use modelos que tenham uma pegada antiga ou mande em algum vidraceiro para que ele faça a instalação de forma adequada. Você poderá usar um espelho oval no centro, com um espelho menor de cada lado ou apenas um espelho grande. As molduras completam o charme e dão o ar retro ao móvel, por isso aposte em molduras com uma pegada mais antiga e não tenha medo de mesclá-las.

Independente da penteadeira, uma boa cadeira ou pufe são fundamentais. Para dar um aspecto mais requintado, escolha por opções antigas, com encostos coloridos e diferentes ou que tenham alguma ligação com o restante da sua decoração.

Veja algumas imagens de penteadeiras antigas que separamos para você se inspirar e começar a usá-las hoje mesmo!

penteadeiras antigas 1 penteadeiras antigas 3 penteadeiras antigas 6 penteadeiras antigas 7 penteadeiras antigas 10

Você viu como as penteadeiras antigas são super versáteis e podem trazer uma pegada vintage/retro para qualquer ambiente? Além disso, elas são muito úteis no dia a dia, já que mantém todos os itens de maquiagem e outros cuidados organizados e nos ajuda na hora de criar um make bacana.

Uma dica muito importante para que a sua penteadeira faça sucesso em qualquer cômodo é mantê-la sempre arrumada e organizada. Evite deixar os itens jogados sobre ela, pois isso dá uma impressão de descuido e ajuda a poluir o ambiente – principalmente em espaços pequenos.

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.