}); Modernismo: a evolução do design –
Decoração da Casa

Modernismo: a evolução do design

posted by Vanessa Carvalho 0 comments

Motivado por designers revolucionários, o movimento artístico “modernismo” começou na Europa no início do século XX. Uma oposição aos mobiliários aparatosos e aos estilos luxuosos anteriores. A visão dos designers da época era que os mobiliários deveriam ser tão acessíveis quanto funcionais e sobretudo realçar a simplicidade de formas e materiais.

Os avanços tecnológicos e a industrialização ofereceram novas possibilidades, principalmente no que se refere a materiais e técnicas de fabricação. Dessa maneira, o design moderno proporciona mais comodidade com uma estética inovadora feita para agradar a futura geração de consumidores.

 

Os designers do movimento modernista

A máquina é parte do modernismo. Naturalmente, as máquinas foram responsáveis pela evolução do processo de criação dos artistas do ramo mobiliário. Sendo assim, essa nova tecnologia proporcionou a oportunidade para a produção em massa que é frequente até os dias de hoje. 

Designers renomados da época como Eero Saarinen, Charles Eames e sua esposa Ray adotaram as técnicas industriais e a produção em massa para criar, além de móveis, edifícios minimalistas que ainda representam o modo como vivemos atualmente.

Modernismo é indiscutivelmente o movimento mais influente do século XX. Os importantes designers deste movimento vão de Walter Gropius, fundador da Bauhaus, ao consagrado arquiteto moderno Le Corbusier. Certamente, a paixão pelo design refletia com muita personalidade em todas as criações.

 

Mteriais Modernos

A inovação despertou aos designers modernistas a experimentarem novos materiais em suas criações. Os móveis não eram mais fabricados exclusivamente em madeira. Aço, compensado moldado, plástico e outros materiais foram introduzidos na produção dos móveis de estilo moderno. Além disso, o acabamento das peças era feito com pinturas de cores neutras incluindo metais cromados. Por outro lado, a madeira conservava seu tom natural. O revestimento de assentos como sofá, poltrona e cadeira eram de preferência em couro preto e branco.

 

Visual Amplo e Moderno

O interior moderno é suave e minimalista na decoração. Tecidos lisos ou com estampas neutras e linhas retas em vez de relevos. Apenas o mobiliário mais necessário, decoração simples e pensada com precisão. Portanto, nada de sobrecarregar a decoração com muitos móveis e cores escuras. Pois, um ambiente arejado, bem iluminado e com boa circulação entre móveis é o que tornará qualquer espaço visualmente maior.

O modernismo tem como objetivo um interior focado em espaços amplos com muita luz natural. Contudo, o design de linhas simples define perfeitamente a energia do estilo moderno.

Características de um interior moderno:

  1. Conceito modernista: comodidade e praticidade;
  2. Mobiliário simples: design funcional – menos volumoso e linhas retas;
  3. Cores limitadas: branco, cinza, bege, preto – em design monocromático ou contrastante;
  4. Materiais sofisticados: gesso, papel de parede, ladrilhos de cerâmica, laminados, tapetes lisos;
  5. Projeto ideal: espaço aberto, cômodos integrados – com o mínimo possível de paredes.

O visual atraente e moderno fez dos móveis estilo moderno a melhor opção para a decoração de casas, escritórios e comércios. Certamente você já deve ter visto essas peças de design em muitos filmes, novelas os seriados de tv! 

 

Renomados Designers Modernistas

Mobiliário especial representado pela visão artística e funcional dos seus criadores. O modernismo está presente em importantes museus com algumas peças reconhecidas mundialmente e consideradas ícones do design industrial. Diversos designers modernistas tiveram reconhecimento internacional por suas obras famosas, alguns deles como: Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier, Eero Saarinen, Florence Knoll, Eileen Gray, Marcel Breuer, Hans Wegner, Arne Jacobsen, Charles e Ray Eames… sem dúvida, esses e muitos outros designers modernistas foram e ainda continuam sendo grandes influenciadores do design de móveis, principalmente, para a nova geração de designers.

 

Estilo de Vida Modernista

Enfim, o estilo moderno de design de interiores abraça a ideia de comodidade e praticidade. Longe das ideias do conforto clássico, mas bem próximo das formas claras, linhas retas e um mínimo de aparatos que dominam o estilo. Dessa maneira, o modernismo vai ao encontro das tendências modernas adaptando-se ao novo ritmo de vida.

Poltrona Lounge Chair – design by Charles e Ray Eames
Rate this post

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.