Decoração da CasaDecoração de QuartoDecoração de Sala de EstarDecoração de Sala de Jantar

Cores Neutras: Sala, Quarto, Casa, Paredes

posted by Michele Azevedo 0 comments

Descubra quais as principais cores neutras que se destacam nos cômodos de sua casa. Confira as opções disponíveis para aperfeiçoar as paredes de sua casa!

As cores neutras compactuam para a formação básica das cores em branco, preto e cinza. Ainda, há a possibilidade de diversos tons como os claros e escuros, bem como intensidade forte e fraca. Elas compõem cores comuns como o marrom e o bege.

Principais cores neutras

cores neutras

É importante lembrar que as tonalidades em questão correspondem a percepção visual. Isto porque é uma impressão de faixa luminosa com captação a partir do nosso olhar. A cor branca é a representação da luminosidade que agrega todas as colorações espectrais. A cor preta, por conseguinte, é a falta desta luminosidade.

Dessa forma, se houver a mistura do branco com a cor preta, o tom que surge é o cinza. Trata-se de uma coloração neutra que apresenta pouquíssimo reflexo.

Conforme a temperatura das colorações, elas têm classificação em frias, quentes e, também, neutras. A coloração quente é aquele que apresenta tons vibrantes, que trazem alegrias e fazem a transmissão da sensação do calor.

Em relação a cor fria, podemos dizer que é uma tonalidade triste e sóbria, que pode representar a transmissão da impressão do frio. Cores denominadas neutras, fazem a reunião de colorações que não podem transmitir nenhum tipo de sensação mencionada.

Cores neutras e suas características

Dentre as características primordiais das cores neutras, podemos citar as seguintes:

  • elas são capazes de complementar outras tonalidades;
  • apresentam energia baixa;
  • apresentam reflexo baixo e uma intensidade baixa;

As cores, por conseguinte, são caracterizadas como:

  • colorações análogas;
  • colorações complementares.

Cores neutras para salas

Cores neutras apresentam elegância. Elas se caracterizam por não exigirem a atenção para elas mesmas. Contudo, promovem o realce gracioso do visual do ambiente. É uma moldura natural para embelezar os cômodos. A cor neutra é um clássico que nunca sai de moda. É um artigo sofisticado para as paredes de quaisquer ambientes.

cores neutras

A cor neutra não parece ter uma coloração, porém ainda que não possuam tons azuis, vermelhos ou amarelos em evidências, essas colorações se destacam, por diversas vezes, como subtons. Trata-se de uma situação daquelas neutras claras como pérola, bege, marfim e creme. Há diferenciação das colorações, não pelo nível da intensidade, porém pelo subtom.

cores neutrasA cor neutra, por isso, pode ser apresentada de forma quente ou fria, de acordo com os subtons. Determinadas colorações alcançam a proximidade de se caracterizarem neutras, relacionadas a tal categoria, porém, em grande parte dos casos, os subtons pendem para o quente ou para o frio.

O que acaba determinando se uma coloração é neutra ou não é o ambiente relacionado ao calor – com o amarelo – ou o frio – com o azul. Porém, o que se quer mencionar aqui é se a coloração pode ter a consideração ou não da característica discreta.

A coloração neutra faz o acompanhamento perfeito de colorações vibrantes, de modo a reforçar o destaque das exigências. Em relação ao ambiente selecionado, a cor neutra pode apresentar elegância. Isto porque a decoração não se torna um cansaço para a vista. Estas cores estão, de forma frequente, atuantes na natureza. Confira um cômodo repleto de cores neutras que pode inspirar a sua elaboração residencial.cores neutras

Cores neutras para quartos

Se a intenção é tornar o quarto ainda mais sofisticado, a cor neutra nas paredes pode demonstrar que o ambiente em questão é totalmente elegante. As cores mais tranquilas são capazes de fazer deste ambiente um local único.

As colorações neutras são essenciais para os ambientes de descanso como os quartos. Isto porque a suavidade de sua tonalidade é capaz de fazer deste cômodo um local ainda mais agradável e relaxante para o fim do dia-a-dia.

Cores neutras para casa

Este tipo de coloração combina com qualquer ambiente, basta que a disposição dos móveis também compactue para que o cômodo seja leve e simples.

cores neutras

Os sofás precisam apresentar uma tonalidade mais clara, caso as paredes prezem pela tonalidade mais fria. O cinza, cor neutra lindíssima para a decoração, é capaz de construir um efeito sofisticado e muito bonito para a sala de estar.

cores neutras

Combinar o sofá com a tonalidade das paredes também pode ser um boa ideia, desde que os outros elementos da sala não tornem o espaço muito monocrômico. O branco com o bege é perfeito para o cômodo de TV.

cores neutras

Cores neutras para paredes

Branco

Uma cor neutra mais simples e extremamente comum. Ela pode tornar o seu ambiente um espaço de muita elegância ou simplesmente um local minimalista. Dependendo da tonalidade do branco, o cômodo pode brilhar bastante e refletir a luz na casa toda.

Ao passo que você consegue pintar um cômodo inteiro com a coloração, tudo aquilo que for posto no espaço gerará um contraste muito destacável.

Ambos os móveis e itens da decoração ganham um destaque em relação ao fundo de cor clara. O fundo é excelente para quem quer utilizar alguma cor intensa em dosagens pequenas. O branco de tonalidade gelo, por exemplo, apresenta um subtom em cinza que faz a suavização dos contrastes.

Bege

Essa cor é um tipo de neutro que já se destacou na popularidade decorativa, mas deu lugar ao cinza, que atualmente é um destaque único. Em épocas passadas, o bege que apresentada subtom amarelado, como a tonalidade palha, por exemplo, era a mais utilizada em residências do Brasil.

O tom fendi, por exemplo, ainda é utilizado nas decorações por seu caráter atemporal e muito sofisticado. Trata-se de um tom em verde com o bege.

Cinza

De mesmo modo que o bege, a coloração em cinza também apresenta subtom que pode se caracterizar quente, tendendo ao vermelho, ou ainda o frio, tendendo ao azul. Isto porque um tom que se caracteriza azulado é capaz de tornar o cômodo um espaço frio.

Quer saber como quebrar esse efeito frio? Utilize madeira e itens que equilibrem a decoração, tornando o espaço um ambiente de acolhida.

cores neutras

Neste caso, a luminária vermelha e o verde da planta sobre a mesa tornaram o espaço muito mais autêntico e descontraída, sem a fixação da cor fria.

cores neutras

A mescla do bege neste quarto tornou o espaço um local cheio de originalidade. O ambiente ficou agradável e receptivo, com um tom moderno e muito sofisticado. Gostou? Não deixe de compartilhar com os amigos e aderir as ideias para a sua residência!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.