Dicas de Decoração

Plantas para varandas de apartamento: dicas importantes!

posted by Adriele Amaral 0 comments
plantas para varandas

Aprenda a escolher as melhores plantas para varandas de apartamento e torne esse ambiente muito mais acolhedor!

As varandas estão com tudo e já aparecem como opção na maioria dos apartamentos – principalmente porque elas trazem mais conforto e são ótimas na hora de melhorar a sociabilização do imóvel.

Se você mora em um apartamento que conta com essa opção, já pensou em deixa-la mais agradável levando um pouquinho da natureza para esse espaço? Seja em mini hortas ou como pequenos jardins, as plantas para varandas de apartamento ajudam a aumentar a vitalidade do ambiente, além de deixa-lo muito mais bonito.

Na verdade, existem muitas espécies (até mesmo frutíferas) que podem ser plantadas em vasos e não necessitam de muito espaço ou cuidados complicados. Se você também quer trazer essa tendência para a sua casa, veja as dicas que separamos!

Conheça bem as condições climáticas da sua varanda

plantas para varandas 02

Antes de sair comprando as suas plantas para varandas de apartamento é muito importante que você saiba exatamente quais são as condições do seu espaço, como incidência de sol e quantidade de sombra, tamanho disponível e a ação dos ventos.

Em andares mais altos, em geral a presença do sol é maior, o que faz com que você possa apostar em espécies diferentes, como as árvores frutíferas (como romã, jabuticaba e pitanga). Já os andares mais baixos podem ter uma incidência solar menor e precisar de mais espécies de sombra e meia sombra – ou seja aquelas que conseguem se desenvolver mesmo com pouco sol.

Outro ponto importante a considerar é o tempo que você possui disponível para cuidar das suas plantas e também a quantidade de trabalho que está disposto a ter.

Isso porque existem espécies que necessitam de mais cuidados para se manterem bonitas e sadias, e outras que são “mais resistentes”.

Tendo isso em mente, veja as ideias que trouxemos para a sua varanda ficar mais “verde” e aconchegante.

Plantas para varandas de andares mais baixos

plantas para varandas 04

Em geral, nesses ambientes existe pouca incidência de sol e menor quantidade de ventos. Por isso as espécies mais indicadas são as de sombra e meia sombra. Algumas espécies indicadas são:

  • Lança-de-são-jorge;
  • Pândano espiral;
  • Pata de elefante;
  • Pau d’água;
  • Asplênio;
  • Palmeira ráfis;
  • Bromélias;
  • Orquídeas;
  • Heras;
  • Samambaias;
  • Brilhantinas;
  • Peperômias;
  • Marantas

Nestes casos, certifique-se de que a espécie escolhida pode se adaptar bem ao seu ambiente e também lembre-se de fazer a rega de acordo com cada espécie.

Plantas para varandas em andares mais altos

plantas para varandas 05

Se a sua varanda for aberta, o ideal é evitar plantas que possuem o caule muito fino – já que a incidência de ventos tende a ser maior, o que poderá quebrar a planta.

Uma boa ideia para esse espaço é a pata de elefante, que é uma planta originalmente de meia sombra (mas que se desenvolve bem em locais mais iluminados) e que possui um tronco mais grosso, com folhas fortes.

Outra espécie bem bacana é a Crotón – conhecida também como louro-variegado e folha-imperial-. Essa espécie possui uma folhagem bastante colorida e resistente. Mas, essa planta gosta de locais bem iluminados, por isso é indicada para varandas que têm bastante incidência solar.

Além dessas ideias, você também poderá plantar algumas outras espécies como:

  • Suculentas;
  • Cactos;
  • Aspargos;
  • Espadas de São Jorge

Plantas para varandas que recebem muito vento

plantas para varandas 10

As varandas que sofrem com alta incidência de vento devem ter um cuidado especial, pois muitas espécies podem não suportar essa condição climática. A dica é sempre buscar por espécies mais rústicas e plantá-las em vasos maiores.

Uma espécie muito indicada é a Pitosporo, que é bem rústica e tem um crescimento lento, se adaptando bem em climas amenos e com boa tolerância ao frio. Além dela, outras opções são:

  • Azaleia;
  • Kaizuka;
  • Podocarpo;
  • Viburno;
  • Lança;
  • Gardênia

Plantas para varanda com maior incidência de sol à tarde

plantas para varandas 08

Se o período em que a sua varanda mais recebe sol é a tarde, as espécies mais indicadas são aquelas de sol pleno, pois esse é o período em que a radiação solar é mais intensa e essas espécies são geralmente mais rústicas.

Uma boa opção é a Strelitzia – conhecida como aves do paraíso- que possui lindas flores coloridas e necessita de muita luz solar para conseguir se desenvolver bem. Outras ideias são:

  • Solano;
  • Bela Emília;
  • Boungainvillea

Plantas para varanda com maior incidência de sol pela manhã

plantas para varandas 06

Até às 10h00, o sol que incide sobre as plantas é mais ameno e por isso uma boa ideia são as plantas que se adaptam à meia sombra, como o Antúrio. Essa espécie é bem fácil de cultivar, necessita de pouco cuidado e é super bonita.

Mas, apesar disso, você precisará ficar atento, pois se houver incidência de sol diretamente na planta, as suas folhas poderão ser queimadas. Além do Antúrio, você também poderá cultivar:

  • Bromélias;
  • Lírio da Paz;
  • Hosta;
  • Begônias;
  • Clívia.

Já para as varandas que recebem sol após às 10h00 (ou durante toda a manhã) o mais indicado é o uso das espécies citadas no tópico anterior.

Plantas para varandas fechadas

plantas para varanda de apartamento 11

Se a sua varanda é toda fechada de vidro, a falta de circulação de ar pode ser um empecilho para o desenvolvimento de algumas espécies. Nesse caso, uma boa opção é o cultivo da primavera, que é muito bonita e resistente, sendo capaz de se adaptar a ambientes todo envidraçados, por exemplo.

O ideal é plantar as mudas de primavera em vasos que tenham de 50 a 70 cm de altura e uma boca grande, assim você garantirá o bom desenvolvimento da raiz e das folhagens, sem necessitar de uma manutenção diária.

Além disso, a primavera necessita de regas diárias. Por isso, se você viaja bastante ou costuma se ausentar por longos dias é preciso contar com alguém para lhe ajudar. Já se o seu problema é a ansiedade, saiba que a primavera se desenvolve bem rápido e em dez meses já é possível ver as primeiras flores.

Árvores frutíferas nas varandas

plantas para varanda de apartamento 12

Essa é uma tendência cada vez mais buscada por quem quer cultiva plantas nas suas varandas, pois além de bonitas, essas espécies ainda podem nos dar frutos maravilhosos – e colhidos diretamente no pé.

Mas, não precisa se assustar, existem algumas espécies que se desenvolvem bem em vasos e espaços menores, como a jabuticabeira e a pitangueira – além de serem opções bem resistentes.

A jabuticabeira, quando plantada em vaso, não necessita de sol direto para se desenvolver, mas é bastante sensível ao frio, por isso as varandas cobertas são mais indicadas para essa espécie. Já a pitangueira é própria para clima quente e úmido e precisa de sol pleno. Outra opção de árvore frutífera são os limoeiros, que também conseguem se desenvolver em vasos, mas é preciso ter uma área com bastante luz e circulação de ar (por isso não é indicado para varandas fechadas com vidros, por exemplo).

A minorromanzeira é mais adequada para ser plantada em vaso do que a sua irmã a romãnzeira. Contudo, ela precisa de sol pleno para conseguir dar frutos.

Plantas para quem não tem muito tempo livre

plantas para varandas 01

Se o seu problema é a falta de tempo para cuidar das plantinhas, existem algumas espécies que são mais indicadas – já que elas necessitam de cuidados menores para se desenvolverem e ficarem vistosas por mais tempo.

Uma ideia muito bacana é cultivar em vasos espécies como a chamaedórea e a palmeira ráfis, além das plantas como pacová e a zamioculca. Elas não exigem muita luz e nem precisam ser regadas diariamente, além de serem muito resistentes.

Já se você quer fazer uma mini horta, o hortelã é a espécie mais indicada, porque precisa de menos sol e dá menos trabalho. Porém, é preciso regá-la, pelo menos, uma vez por semana.

Plantas suspensas: charme ideal para as varandas

plantas para varandas 07

Além de todas essas ideias, você também poderá deixar a sua varanda muito mais charmosa com as plantas suspensas. Para isso, você terá de pendurar os vasos no teto da sua varanda e escolher por espécies que transbordam do recipiente.

Elas ficam lindas e são bastante vistosas tanto para quem está dentro do ambiente, como para quem vê de fora do prédio – garantindo um charme extra a sua varanda.

A samambaia é um clássico quando falamos das plantas suspensas e embora muitas pessoas a relacionem com “a casa da vó”, essa espécie está de volta na moda, garantindo um aspecto mais retro a sua decoração.

Além dela, outras opções são:

  • Brinco de princesa;
  • Flor Batom;
  • Peixinho ou colmeia-peixinho;
  • Dedinho de moça;

Você poderá usar essas plantas em toda a sua varanda ou apenas em uma parede específica, dando um ar diferenciado a sua decoração e depois completando o espaço com móveis mais rústicos, porém aconchegantes.

Veja algumas inspirações:

plantas para varandas 03

plantas para varanda de apartamento 13 plantas para varanda de apartamento 14 plantas para varanda de apartamento 15 plantas para varanda de apartamento 16

E, então, o que você achou das nossas dicas de plantas para varandas de apartamento? Já escolheu quais espécies se adaptam melhor as suas condições? Deixe-nos um comentário!

 

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.