Decoração da CasaDecoração de QuartoMóveis para sua Casa

Cama Montessoriana: Modelos, Colchão e Decoração Infantil!

posted by Michele Azevedo 0 comments

Conheça o estilo Montessori, uma tendência da decoração de quartos infantis. Veja os principais modelos de Cama Montessoriana para estes ambientes!

A Cama Montessoriana é um móvel com adaptação aos ambientes infantis. A partir de características que marcam o tipo do quarto, o estilo Montessori é um destaque por atuar no trabalho da independência e do conhecimento das crianças com artefatos relacionados à ergonomia mobiliária. Confira os principais modelos e demais informações decorativas!

cama montessoriana

A metodologia Montessori é um tipo de formato de criação e educação de crianças que promove o estímulo de diversas capacidades. Com isso, elas são capazes de evoluir e se desenvolverem a partir da autonomia e liberdade. A partir disto apareceu a cama montessoriana, item  que se destacou em diversos ambientes infantis, e principalmente no quarto de bebês.

Estilo Montessori: Cama Montessoriana

Seguindo a lógico do estilo Montessori, as crianças devem ser independentes desde cedo. Portanto, as decorações são baseadas em metodologias que deixam todos os pertences do pequeno ao seu alcance. Isto trabalha, efetivamente a independência do bebê. Não diferente disso, a cama, em questão, precisa ser baixinha, quase no chão. Isto permite que a criança possa se levantar sem auxílio dos pais, no momento em que desejar.

Ainda, o aspecto da cama se aproximar do chão, faz a garantia de um método seguro de dormir. Isto evita que o bebê fique escalando o berço, por exemplo, o que pode gerar acidente.

Ainda que a cama casinha tenha se destacado muito comum, não são todas as camas montessorianas que possuem estes formatos. O que, de fato, é importante nesta cama é fazer a permissão da criança a exploração do próprio cômodo, estimulando a sua curiosidade e autoconhecimento.

As formas diferenciadas como a cama de casinha, tendas e cabanas são lúdicas, interessantes. Estas características são imprescindíveis para a consideração da decoração, em questão.

A seleção de tom suave e simplicidade do minimalismo também é corriqueiro à teoria Montessori, que se traduz pelo ambiente inteiro, e não somente pela cama. Contudo, a utilização de decoração infantil, com desenhos e personagens com animais e afins, são exemplos que não podem faltar.

cama montessoriana

Modelos de Cama Montessoriana

Dentre as inúmeras possibilidades da cama, em questão, o que preocupa a todos os responsáveis das crianças, é a segurança dos pequenos. Por isso, muitos podem questionar a cama em relação a perigos de determinadas formas, porém há meios de fazer uma segurança maior.

Para as crianças menores, a recomendação é fazer a utilização de protetores em volta da cama, porque isto evita que a criança caia ou role para longe dela, ao passo que estejam dormindo. Ainda que a distância em relação ao chão seja mínima, é preciso evitar este tipo de situação.

cama montessoriana

As camas, em questão, valorizam o espaço da criança. Tudo é para a criança, para que ela aprenda e se desenvolva com saúde, conhecendo a si mesma. A partir desta teoria, elas são capazes de desvendar um universo imaginário, um mundo que é só dela e que está ali, pertinho dos seus pés.

cama montessoriana

Colchão para Cama Montessoriana

Os variados tipos de colchão para cama montessoriana podem ter um reforço de segurança com almofadas e demais itens protetores. Ursinhos e almofadas grandes podem ajudar a cercar melhor o colchão que deve ser resistente e confortável.

cama montessoriana

Cama “Casinha”

A cama casinha é uma tendência. Em diversos lugares do mundo tem se optado por esta decoração, em relação a preocupação de muitos familiares com a educação e desenvolvimento dos pequenos. É um artefato belíssimo que aproxima a teoria Montessori da educação.

De fato, os responsáveis por crianças podem se apaixonar por essa decoração. Trata-se de um universo mágico e que dá certo em momento de realizar a decoração do ambiente da criança.

Benefícios da Cama Montessoriana

Dentre as peculiaridades de Montessori, está a seguinte frase:

  • “Ajude-me a fazer por mim mesmo“

Dessa forma, os locais, objetos, móveis e demais itens do quarto devem ter adaptação para a utilização de habilidades da criança para que haja a exploração do mundo de forma liberta a movimentação. Em relação a cama no estilo casa, as crianças desfrutam de uma série de possibilidades e benefícios que auxilia no seu desenvolvimento.

Fomente de independência e autonomia infantil

Este deve ser o principal benefício da escolha de uma cama montessoriana. O acesso e tamanho devem fazer a permissão para que o filho consiga subir e descer da cama, no momento que assim desejar. Desse modo, adquire-se maior autonomia.

cama montessoriana

Quarto Infantil com Cama Montessoriana

O quarto infantil que apresenta a cama, em questão, pode simbolizar muita coisa interessante, principalmente para a criança. Ao passo que esta tenha um ambiente propenso e estimulante a sua imaginação, ela é capaz de se tornar um ser humano criativo, extrovertido, independente.

cama montessoriana

Neste ambiente feminino, o uso de almofadas auxiliou a manter a segurança da pequena e ainda agregou muito à decoração. Isto porque as tonalidades compactuaram umas com as outras. Outro fato interessante é que, até mesmo a tomada de luz está próxima da caminha para que a criança seja capaz também de apagar a luz para dormir. Aconchegante, não?

cama montessoriana

Este quarto, com cortinas e janelas grandes também ilustram um ambiente extremamente confortável para meninas. Tudo o que está ao redor da cama pode ser movimentado e utilizado pela criança. Esta acaba se destacando como um ser independente e autônomo, portanto. Que tal adquirir este móvel para o seu filho?

cama montessoriana

Para os meninos que gostam de animais, por exemplo, esta cama veio para tornar o seu espaço ainda mais interessante. A cama traz um cercadinho, como se estivesse num ambiente campestre. Os adesivos e decoração das paredes também auxiliam a ilustrar o que a imaginação da criança pode expandir.

cama montessoriana

E se o quarto é para um casal de gêmeos ou de irmãos, por exemplo, por que não usufruir desta opção? É uma alternativa interessantíssima que compactua com diversas famílias. Tudo está bem organizado e a decoração consegue agregar muita coisa boa para as crianças.

cama montessoriana

Este é um quartinho mais elaborado que traz, inclusive, espelho e roupinhas ao alcance da criança. Interessantíssimo para que esta menina possa começar a sua independência total.

cama montessoriana

Tapetes também são opções que não podem faltar aqui. O destaque é para aqueles que apresentam um conforto ainda maior para os pequenos. Selecione opções que prezem pela segurança e conforto do seu filho!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.