Decoração da CasaDicas de Decoração

Croquis: Para Que Serve, Modelos e Opções

posted by Michele Azevedo 0 comments

Você sabe o que é croquis? Confira tudo sobre este esboço, e entenda mais sobre ele. Veja também modelos específicos de arquitetura e demais áreas.

Croquis são de origem francesa. Apresentaram-se em começo do séc XIX, e significa “esboçar”. Pode-se fazer a aplicação deste elemento a diversos ramos, desde a arquitetura até ao ramo de moda. O croque significa “bosquejo ou o ato de desenhar de forma rápida. Não há pressupostos de grande precisão ou refinamentos gráficos. Confira mais informações sobre este tipo de arte.

Geralmente, não há a representação de ideias inacabadas ou em conjunto, porém um viver individual, relacionada a descobrir e experimentar, como as artes de pinturas ou esculturas. Existem croquis que têm aproximação de desenhos infantis e expressão unicidade. Os croquis também podem ser compreendidos como a etapa inicial de projetos.

Para que Serve Croquis?

Trata- se do primeiro esboço de quaisquer projetos, sejam arquitetônicos ou modernos. O croqui, palavra que pode ser traduzida como rascunho ou esboço, tem o costume de apresentar características de desenhos arquitetônicos, de moda ou de quaisquer esboços.

Por isso, um croqui não faz a exigência de precisão grande, cuidados em relação a preservação ou refinamentos gráficos. É diferente daquelas desenhos concluídos. É, de modo geral, procedido em pausas de tempo curto, entre 10 a 15min.

O croqui serve para registrar graficamente uma ideia de instantes, por meio de técnicas de desenhos rápidos e sem compromissos. É simplesmente uma forma de não deixar aquela inspiração ir embora.

Significado de Croquis

O vocábulo “croquis” significa esboço. Trata-se dos primeiros traçados, resumos ou desenhos que são realizados numa pintura ou quaisquer outras produções da criatividade dos humanos. Pode também ser realizado pela escrita. Além disso, tem consideração como etapa inicial de uma obra. É o primeiro passo das ideias de autores.

Em relação ao mundo artístico, como já dito, o croqui é fundamental para que os artistas estabeleçam as primeiras ideias em relação a obra pretendida, em desenvolvimento. Tal elemento desencadeou o cenário de, atualmente, em muitos museus em volta do mundo, tivessem a chance de admiração do croqui de grandes artistas, pintores como Picasso e Cézanne.

Ainda, ao se referir ao termo deve haver o desenvolvimento e conclusão de diversas fases de uma obra em sua íntegra. A exemplo disso, sequem algumas requisições e eventos corriqueiros em relação ao croqui:

  • o profissional de arquitetura trouxe o croqui da construção como eu queria;
  • preciso apresentar o trabalho, até porque só há um croqui dos tópicos a terem desenvolvimento;
  • eu quero o croquis do planejamento da tese até o fim da semana.

Em oposição, a ideia de croquis se associa aos esquemas, terminologia latina referente a representações consideradas símbolos ou grafias de elementos intangíveis ou tangíveis. Em áreas mais técnicas, é possível se assemelhar a um tipo de padrão, ao se tratar de um guia para que haja o desenvolvimento de projeto. Nestas situações, é a base que faz a indicação dos passos seguintes.

De mesmo modo, não é possível ignorar o fato de existir uma expressão em relação ao termo quando utilizado como adjetivo. Tal frase é “em linhas gerais”, que de forma muito comum é usada para corresponder a atitude de que algo não teve a conclusão.

Croquis de Moda

O croqui de moda trata-se de um design de manequins, que acabam recebendo ideias que a própria criatividade do desenho é capaz de determinar. Podem se destacar as cores de tecidos, até os seguintes itens:

  • botões;
  • pregas;
  • rendas;
  • bordados;
  • transparências,
  • estampas.

O fundamental é dispor de um lápis com ponta bem dura, preferencialmente da categoria H, para a obtenção de um traço mais leve, simples de apagar e que não faça marcas no papel. Dessa forma, a fase de pintar croquis fica mais simples.

Caso não haja a possibilidade de utilizar o lápis H, utilize o de numeração 2, tentando fazer traços mais leves. Em relação ao papel, deve ser o mais grosso a fim de proporcionar um jeito profissional mais específico ao trabalho. A borracha deve ser de qualidade também, para haver capricho no resultado do desenho.

Utilizar canetas para a criação de croquis de moda nunca é uma boa ideia. Porém, é necessário aquelas canetas coloridas ou tintas para a finalização da produção. É possível que o desenho esteja sentado, caminhando, com inclinação, e diversos outros modos. O imprescindível é que tal postura tenha um destaque em relação a criação. De modo geral, que inicia este processo deve escolher pela postura mais convencional, desfilando numa passarela.

Caprichar na proporção de feição e traçados é essencial para que o croquis apresente-se um design profissional. Caso houver a necessidade, desenhar os croquis devem chegar até o desenho mais adequado. Não há uma quantidade determinada para tal atividade. Diversos ilustradores alcançam a prática de dezenas de esboços para que a capacidade de criação das posturas se aperfeiçoem.

Croquis Urbanos

Ainda que o avanço tecnológico e de dezenas de ferramentas que sejam voltadas para a elaboração do projeto, diversos profissionais de arquitetura e urbanismo ainda priorizam o desenvolvimento dos esboços à mão.

Denominado como croque, o esboço atua para a transmissão de modo rápido e detalhado de ideias futuras de trabalhos específicos. A partir dele, há a possibilidade de gerar “asas” ao que se imagina em qualquer momento e ambiente.

Diversos profissionais escolhem iniciar o projeto fazendo desenhos à mão para que possam fazem a exposição de ideias e criação de modo ágil, prático e livre. Croquis arquitetônicos podem ter traçados abstratos, visto que não há a necessidade de fazer uso de réguas nem um parâmetro específico. Há a necessidade, somente, de apresentar uma noção simples e básica do desenho.

Fazer a utilização dos croquis em relação a arquitetura e urbanismo é imprescindível, de forma principal para que possam entender de modo visual quaisquer ideias que se apresentam em nossa mente.

Croquis Masculinos

A estrutura masculina é simples e pode seguir o seguinte traçado para início de desenho:

Croquis Femininos

Em relação à mulheres, há inúmeras possibilidades de criação, principalmente para os croquis da moda.

Muito se engana aquele que acredita que há a necessidade de ser um ótimo desenhista à mão para que se possa fazer a criação de esboços arquitetônicos belíssimos. Há a necessidade, com certeza, de ter noção básica sobre os traços e ter em mente aquilo que se deseja passar para os papeis. Contudo, é muito mais simples do que aparenta ser, seguir com os primeiros passos para tal atividade artística.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário sobre os croquis e compartilhe com aqueles colegas que sabem desenhar, que não sabem e aqueles que adorariam aprender!

você pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.