Veja dicas e fotos incríveis de como usar o sofá retro na decoração da sua sala. Aprenda a usar o sofá retro como um decorador profissional.
A decoração ‘vintage/retro’ está em alta, invadindo todos os ambientes e trazendo mais personalidade e alegria aos cômodos. Um dos símbolos dessa tendência é o sofá retro que tem dominado as salas de estar grandes e pequenas e até aparecido em outros ambientes, como o home office.
Se você também adora o sofá retro, que tal aprender a usá-los na decoração da sua sala? Confira as dicas super bacanas que separamos e escolha o melhor sofá retro para a sua casa.
Sofá retro, que peça é essa?
Ao contrário da decoração vintage, que se usa de peças antigas reformadas ou em bom estado de conservação, o retro se baseia em design de décadas passadas para criar um móvel novo.
Assim, o sofá retro é um móvel novinho, fabricado por empresas especializadas, mas que possui um design de décadas passadas, podendo ser inspirado pelo estilo clássico, pela art déco dos anos 20, pelos pés palitos dos anos 50, pela mistura de cores dos anos 70 e assim por diante. É possível, até mesmo, encontrar um sofá retro que misture itens de décadas diferentes, como os pés palitos da década de 50 e as estampas psicodélicas dos anos 70.
O importante é que o sofá retro tenha aquela pegada ‘antiguinha’, que faz parte e dá charme a esse tipo de decoração.
Sofá retro: características essenciais
Apesar de os móveis retros terem mais ‘liberdade’, podendo apresentar misturas de estilos e até cores mais modernas e extravagantes do que as usadas na época, é necessário que o sofá apresente algumas características, fundamentais para incluí-las como ‘sofá retro’.
Em geral, esse móvel costuma apresentar uma espécie de ‘moldura de madeira’, principalmente nas pernas, sendo uma característica muito evidente do século XX. O estofamento também pode variar, mas, em geral, essas peças tentam seguir o estilo de décadas passadas, com opções em couro, veludo e lã. A diferença, porém, é que o sofá retro pode apresentar estampas e cores mais modernas em comparação a um sofá vintage, por exemplo.
Como escolher o meu sofá retro?
Na hora de escolher o sofá retro que mais lhe agrada é preciso pensar em como ele ficará posicionado na sua sala. Assim como os sofás modernos, os sofás retros podem se apresentar em várias configurações, por isso, reflita sobre o espaço disponível para o seu móvel.
Se a sua sala é grande, você poderá optar por um sofá retro maior e compor o ambiente com poltronas ou cadeiras no mesmo estilo ou em estilos diferentes. Algumas ideias de combinações são: sofá retro estilo Luis XV + 2 poltronas clássicas ou sofá retro estilo provençal + poltronas anos 50 com pés palito ou ainda um sofá retro anos 70 com estampas fortes e pufes modernos e neutros.
Já se a sua sala não dispõe de muito espaço, você poderá optar por um sofá retro menor e usar apenas uma cadeira ou um pufe para dar mais opção aos convidados. O sofá retro com pé palito também é uma opção muito interessante para ambientes pequenos, porque ajuda a deixar o ambiente mais clean, dando uma sensação de leveza e amplitude. Você pode deixar o ambiente ainda maior apostando em paredes claras e em itens decorativos com estampas geométricas.
Pense também na decoração da sua sala, principalmente se ela for integrada a outros ambientes, para que haja uma sintonia. Uma ideia que fica muito charmosa é usar um sofá retro no estilo chesterfield, com cadeiras clássicas e outros itens de decoração mais moderno. Esse contraste entre clássico e moderno é muito legal e traz mais vitalidade ao ambiente, além de requinte. Por isso é ideal para salas integradas a de jantar e que possuem cozinhas americanas.
Caso você goste de ousar na decoração, seja uma pessoa criativa e autêntica, que tal trazer um pouco de cor a sua decoração, usando o seu sofá retro como ponto de atenção da sala de estar? Para não sobrecarregar, tente usar os outros móveis de forma mais neutra possível, com cores claras e que não chamem tanto a atenção. Depois, aposte em um belo sofá retro colorido e use-o como destaque do ambiente.
Lembre-se que a composição do ambiente é extremamente importante para não parecer que o seu sofá retro foi simplesmente ‘jogado’ no ambiente. Para ter uma decoração diferenciada, opte em itens decorativos, como mantas de cores e estampas diferenciadas, tapetes e cortinas que tenham relação com a palheta de cores do ambiente e até mesmo uma parede mais moderna – como o estilo lousa- que pode criar um contraste muito bem vindo com o seu sofá retro.
Sofá retro e os acabamentos
Cada década possui um acabamento diferenciado e que pode estar presente no modelo escolhido do seu sofá retro. Veja alguns mais comuns:
– Sofá Futon: sua característica fundamental é ser formado por grandes ‘alomofadões’, além de estarem posicionados rentes ao chão, o que dá ao ambiente um clima mais informal e jovem. Em geral, esse estilo de sofá é bastante colorido e pede por ambientes em tons mais neutros, para não sobrecarregar o ambiente.
– Sofá Capitonê: é um estilo que possui acabamentos com botões, como se fosse uma superfície acolchoada, com efeitos de losangos. Lembra a decoração vitoriana e traz requinte e luxo a qualquer ambiente. Pode aparecer em modelos de canto e tradicionais, em cores neutras ou mais fortes. Ficam ótimos quando combinados com móveis modernos e com materiais diferenciados ou móveis clássicos.
– Sofá em madeira: aqui existem vários estilos, desde os clássicos pés palitos dos anos 50 até modelos anos 20, art déco e vitorianos. A dica, para que o seu sofá retro não fique muito descolado do ambiente é tentar fazer com que a madeira evidente ou a estampa conversem com o restante do ambiente, pode ser com um piso em madeira, com algum detalhe de outro móvel ou até mesmo com o tapete.
– Sofá Chesterfield: é um sofá típico do século XIX, com braços tão elevados quanto as costas. Em geral, esse modelo é feito em couro ou veludo, com botões decorativos. Porém, os modelos de sofá retro chesterfield podem apresentar cores mais fortes e estofados em outros materiais. São clássicos e combinam com qualquer ambiente, além de serem muito fáceis de conversarem com o restante da mobília.
– Sofá Chippendale: foi criado por Thomas Chippendale no século XVIII. Sua característica mais marcante é a perna em cabriolet no estilo Queen Anne ou o pé em formato de pata de leão. Por ser um móvel mais clássico, em geral é indicado para salas de estar (e não de TV), pois podem ser pouco confortáveis. Combinam com móveis modernos e clássicos.
– Sofá Federal: sua criação data do final de 1700 e é inspirado na arquitetura grega e romana, por isso possui curvas diferenciadas que lembram as antigas colunas gregas. Os tecidos usados expressam elegância, em geral são em veludo e nas cores roxo escuro, branco marfim, verde esmeralda, azul suave e vinho.
Manta no sofá retro: elegância e pitada de modernidade
Como você pode ter notado, a decoração retro não se baseia apenas em usar móveis com cara de ‘antiguinhos’. Você precisa estar disposto a usar vários objetos de decoração capazes de mesclar estilos, tendências e épocas.
Por isso mesmo, usar mantas diferenciadas no seu sofá retro pode ser uma ideia muito bacana. Hoje, existem vários modelos de mantas com estampas modernas e cores muito extravagantes, que dão uma pitada de contemporaneidade e criatividade ao ambiente.
Antes de mais nada, busque uma cor que se encaixe perfeitamente no seu sofá retro, dando destaque a ele e conversando com os demais elementos decorativos, como almofadas, cortinas e tapetes. Sofás coloridos pedem por mantas neutras, assim como os modelos mais rebuscados. Já os sofás mais neutros podem ser adornados com mantas mais descoladas e estampadas.
O jeito de colocar a manta no seu sofá retro pode ser muito variada. É possível apostar em um visual mais despojado, com a manta apenas colocada sobre o braço do móvel, ou de forma mais arrumada, no encosto ou no assento.
Para usar as mantas no verão, opte por tecidos mais leves que ajudam a aguentar as altas temperaturas do nosso país. Existem muitas opções de tecidos e texturas das mantas. Brinque com a textura do seu sofá e não tenha medo de ousar nas suas criações.
Como você pode notar existem muitas formas de usar um belo sofá retro na sua sala, assim como muitos estilos e inspirações. O importante é sempre buscar por um móvel que retrate a sua personalidade e que se harmonize com todo o ambiente.
Use o seu sofá retro como a base da decoração da sua sala. Lembre-se que, independente do modelo escolhido, ele será sempre o ponto focal de atenção, por isso invista em uma peça bonita e confortável. Veja algumas inspirações:
E você, o que acha de usar um belo sofá retro na sua sala?